Salão de Beleza: 5 Dicas inteligentes para otimizar suas despesas


Ter um salão de beleza no Brasil hoje em dia é algo que pode ser muito lucrativo, se você souber otimizar as despesas, por que elas sempre vão existir. Existem diversas formas de fazer isso, e hoje o Trinks vai te ajudar nesse quesito!

Primeiramente, é necessário pensar na redução de gastos do seu negócio, sem perder a qualidade do serviço, já que a quantidade de salões e espaços de beleza que temos no nosso país hoje é enorme e crescente, com mais de 600.000 salões em território nacional, de acordo com o Sebrae.

Consequentemente, existe sim uma grande competição e concorrência, e isso demanda dos empreendedores muita atenção na qualidade do seu serviço, na otimização das despesas e cuidado nas finanças. Para que dessa forma, possam aumentar o lucro do estabelecimento, e evitar futuros problemas financeiros.

Antes de ensinarmos como otimizar as despesas do seu salão de beleza, vamos falar sobre a importância de fazer isso.

Aperfeiçoar os custos é algo fundamental em qualquer empreendimento. Todo dinheiro que entra é importante para manter as contas pagas e aumentar a lucratividade do seu salão.

 Porém em muitos negócios acontece o contrário, os sócios acabam gastando mais do que ganham, por uma falta de organização e de controle financeiro. O que prejudica, diretamente, o fluxo de caixa e todo o sistema financeiro do negócio.

Então, se o seu objetivo é aumentar a receita do seu salão de beleza, é necessário otimizar seus gastos e controlar o seu orçamento, tendo em mente quais são as despesas principais e fixas, e tentar sempre melhorar a sua margem de lucro.

Agora, o Trinks vai te ensinar como fazer isso sem perder a qualidade dos seus serviços!

Como otimizar as despesas do seu salão de beleza

1.    Esteja atento aos produtos do seu salão

Small plant near various cosmetics bottles Free Photo

Quer saber como reduzir os custos do seu salão de beleza? Para conseguir isso, é muito importante estar sempre de olho no seu estoque e administrar bem os seus produtos. 

Prestar bastante atenção até mesmo na quantidade que seus funcionários utilizam, por exemplo, para que não haja desperdícios. 

Além do uso em excesso de produto gerar um gasto maior para você, pois terá que fazer uma reposição mais rápido, ele também demanda um consumo maior de água e de energia elétrica, para que sejam retirados.

 É de extrema importância você sempre estar de olho no seu estoque, saber a melhor forma de armazenamento, a validade dos seus produtos, e a quantidade que tem no estoque. 

Também é super necessário controlar o fluxo de reposição, para saber quando solicitar mais material e conseguir preços melhores pedindo com antecedência.

O armazenamento também é um ponto importante, seu estoque deve estar sempre organizado, para que uma desorganização não acabe acarretando uma compra desnecessária de novos produtos, e para isso existem softwares de gestão que possuem controle de estoque, para que você consiga se organizar melhor e não deixe nada passar.

Procure evitar comprar produtos além da demanda do seu salão, para que não fique com nada que não tenha utilidade, já que no caso do gasto do seu salão ser menor que a quantidade de produtos que você comprou, não acabar tendo um desperdício de produto e dinheiro, pois se produto passar da validade você não poderá utilizá-lo.

Saiba mais! 6 dicas para administrar produtos para salão de beleza

2.   Planeje suas ações de marketing

Fazer um planejamento com uma planilha de marketing para o seu estabelecimento é muito importante para que você chame atenção na região em que atua e possa se tornar uma referência no mercado da beleza.

Possuindo um bom marketing, é mais fácil atrair mais clientes e profissionais qualificados que queiram se juntar ao seu time de trabalho.

Esse planejamento não necessita ser enorme, nem muito mirabolante, o mais importante é que ele mostre o caminho que você pretende seguir e o que pretende oferecer aos seus clientes e funcionários.

Uma das maiores certezas que temos com relação a marketing, é que o lugar mais importante para estarmos divulgando o nosso trabalho hoje em dia é na internet. Nós passamos mais de 3 horas e 30 minutos mexendo em aplicativos do telefone por dia. Ou seja, se você quer impactar mais pessoas, o lugar com certeza é no mundo virtual.

Nos dias de hoje não adianta mais só ser bom no seu trabalho, é claro que isso ajuda, mas ter um bom planejamento de marketing para atingir o público certo é com certeza muito eficiente.

Mas não é para simplesmente ser um usuário comum, é necessário utilizar os perfis nas redes sociais como uma verdadeira extensão da sua empresa.

É interessante também que você decida se prefere usar ferramentas soltas, ou um sistema completo e que facilite todo seu funcionamento.

Utilizar um software de gestão otimiza muito seu trabalho nesse quesito, já que a maioria dos programas possui e-mail marketing, que é de muita importância para um contato constante com seus clientes e para mantê-los atualizados sobre as promoções e novos serviços que seu salão de beleza esteja fornecendo. 

3.   Organize a gestão financeira do seu salão de beleza

Close up business woman using calculator and laptop for do math finance on wooden desk in office and business working, tax, accounting, statistics and analytic research concept Premium Photo

Organizar a gestão financeira do seu negócio viabiliza uma administração mais correta dos seus recursos, dessa forma com o seu empreendimento estruturado fica mais fácil ter um crescimento e gera a possibilidade de realizar novos investimentos.

Além do que foi citado acima, ter um controle das suas finanças, auxilia na redução de gastos desnecessários e pode dar um destino melhor ao capital, o que influencia fortemente nos seus resultados financeiros.

Então, proporcionalmente, quanto mais eficiente e atenta for a gestão, melhor será o resultado alcançado para o seu negócio.

Para organizar melhor a vida financeira do seu salão de beleza você pode usar a tecnologia, para que seu trabalho fique menos complicado. Através de um computador ou celular você consegue controlar diversos fatores do seu salão e armazenar informações importantes, criar planilhas e até receber avisos sobre pagamentos.

É necessário fazer planilhas de marketing, de controle de gastos, de controle de estoque, e de fluxo de caixa para que você se mantenha sempre informado sobre tudo o que acontece no seu estabelecimento.

Mas, se for para facilitar o seu trabalho, o mais interessante é optar por um software de gestão realmente. Ele automatiza todos esses processos, registra dados de pagamentos, de clientes e de fornecedores em um só lugar. Através de um sistema, a rotina do salão se torna bem mais eficiente, pois ele diminui o seu trabalho e sua margem de erro, e não deixa que nada passe despercebido.

O software também faz o agendamento online dos clientes, otimiza o seu controle de estoque, manda e-mail com informações para os seus clientes e faz o marketing do seu negócio.

4.   Esteja sempre atento aos investimentos

Ter um controle financeiro do seu estabelecimento e estar atento aos gastos, é o segredo para sempre prosperar no seu negócio. É importante que o dono do negócio faça um reconhecimento de todas as suas despesas, fixas e variáveis. É ideal também traçar metas de lucros, para que você saiba qual é seu objetivo, e qual é a margem de lucro palpável com base nos seus gastos. Você pode fazer isso através de uma planilha de custos, o que facilita muito o seu trabalho.

Para auxiliar nesse controle, é bom ter um registro de todos os custos para facilitar o seu trabalho, caso seja necessário pensar numa estratégia para redução de gastos, ou até mesmo na hora de contratar um funcionário novo, ou se houver a necessidade de demitir algum. É bom saber qual a real necessidade do seu salão de beleza de acordo com suas finanças

Estar sempre atento aos gastos do seu salão de beleza é imprescindível para que ele prospere, é importante sempre ponderar até na hora de comprar móveis ou equipamentos novos e pesquisar muito bem seus preços, fornecedores, prazos de entrega. 

Pois muitas vezes acabamos comprando sem ter uma real necessidade. 

Então esteja sempre atento às suas finanças para não acabar gastando dinheiro à toa e causando um prejuízo maior ao seu negócio futuramente.

5.   Saiba calcular os lucros do seu salão de beleza

Para calcular os lucros do seu estabelecimento é importante que você saiba o valor do faturamento, os seus custos fixos e variáveis e a margem de lucro por serviço, e é essencial que eles sejam bem precisos para que você não cometa erros na hora de fazer esse cálculo.

Saber ao certo todos os lucros e gastos do seu salão é imprescindível até mesmo na hora de pensar em estratégias de redução de gastos, e de projetar o futuro do seu negócio, para dessa forma elevar o seu faturamento.

Ter todas essas informações organizadas de forma correta, também permite saber se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

Sendo assim, é importante que você domine bem o cálculo dos lucros do seu estabelecimento, para poder criar novas estratégias caso seja necessário, pode ser retirando algum serviço que não esteja dando retorno, ou aumentando a quantidade de profissionais que façam um serviço que é muito procurado.

Mas muitas vezes, sabemos também que coletar esses dados e processá-los nem sempre é algo simples, e que demanda tempo e concentração, por isso diversos salões tem buscado softwares de gestão especializados para auxiliar em todo o funcionamento de seus estabelecimentos

 Esperamos que esse artigo ajude vocês à otimizar as despesas do seu negócio, e continuem acompanhando a gente para mais dicas! 

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *