Gestão

Como fazer uma boa gestão de salão de beleza e barbearia


Na área da beleza, todos os setores do estabelecimento precisam estar funcionando perfeitamente. Quando as barbearias ou salões de beleza conseguem fazer essa integração, o resultado é sempre positivo:  o dia a dia fica mais leve, os profissionais mais felizes e os clientes mais satisfeitos.

Esses resultados só são possíveis com uma boa gestão de salão de beleza. Existem algumas tarefas que precisamos prestar atenção e dedicar um pouco mais de tempo para organizar tudo da maneira mais eficiente possível.

Mas você deve estar se perguntando: o que devo fazer para ter bons resultados no meu salão?

Não se preocupe! Nesse post vamos mostrar todos os passos para fazer com que seu estabelecimento se transforme em uma verdadeira máquina de crescimento!

Quer conhecer esse assunto a fundo? Baixe o nosso e-book abaixo e torne-se um expert em gestão.


Primeiros-passos-para-gestão-de-um-salão-de-beleza


O que é gestão de salão de beleza?

Primeiro você precisa entender o que é gestão de salão para que possa executar os próximos passos.

Uma boa gestão é capaz de desenvolver estratégias para promover o salão e atrair mais clientes, manter o estoque sempre cheio, conquistar a confiança dos profissionais parceiros e ter um bom controle financeiro.

O responsável pela gestão do estabelecimento de beleza precisa ter habilidade gerencial e conhecer muito bem como o negócio funciona para deixar tudo em ordem. Só assim conseguirá fazer o salão de beleza ou barbearia crescer.

Primeiros Passos

Parecer ser muita coisa para fazer e você não sabe por onde começar? Muitas pessoas acham que não conseguirão executar as tarefas básicas pelo simples fato de não saberem por onde começar. Tudo fica mais fácil quando se tem um norte para seguir.

Não existe fórmula mágica para se tornar um grande gestor. Essa capacidade organizacional só vem com o tempo e experiência. Não se assuste caso ainda não tenha percebido a importância de alguma das dicas que vamos dar mais a frente.

Busque se aprimorar

Nos dias de hoje os donos de salões de beleza e barbearias, geralmente, são profissionais que tem experiência com alguma das funções disponíveis no salão e decidiram abrir o seu próprio negócio. E não existe problema nenhum nisso! Mas essa pessoa precisa entender que é preciso se aprimorar para que tenha capacidade de fazer uma boa gestão. Trabalhar em um salão é completamente diferente do que gerenciar um!

Então, o primeiro passo é sempre procurar saber mais sobre o mercado. Existem muitos cursos, consultores e sistemas que podem ajudar você a melhorar o modo de funcionamento do seu salão de beleza ou barbearia. 

Qualidade

Uma das principais tarefas que um bom gestor deve se preocupar é com a qualidade do serviço que está sendo prestado dentro do seu estabelecimento. No mundo da beleza existem muitos bons profissionais, então, para se destacar é preciso entregar um serviço acima da média.

Recomendamos começar focando nos serviços que o profissional tem mais habilidade e que mais gosta de fazer. Se a sua especialidade for cortar cabelos, seja o melhor nisso. Se for cabelos loiros, torne-se um expert no assunto! 

Profissionais

Um estabelecimento é tão bom quanto os profissionais que trabalham nele!

Tenha muita atenção ao selecionar os profissionais e parceiros que vão trabalhar em seu salão. Eles serão responsáveis pela fama que seu negócio vai ter. Serviços bem feitos significam clientes satisfeitos.

O gestor precisa confiar nos profissionais e vice-versa para que tudo corra bem, afinal, se trata de uma parceria. É muito importante mantê-los felizes para que possam trabalhar de forma descontraída e alegre. Se possível, invista em aprimoramentos para que possa aumentar mais a sua gama de serviços.

É preciso ser inteligente e manter a cabeça fria. Pois vai ser necessário saber criticar na mesma medida que elogiar, se preciso for. Tenha pulso firme e mostre que sua gestão é boa e justa ao mesmo tempo.

Atendimento

Como a satisfação do cliente tem que vir sempre em primeiro lugar, um bom atendimento faz toda a diferença. Cuide para que toda a experiencia do cliente seja positiva: desde o agendamento até a hora que ele sai do seu estabelecimento.

Verifique como os clientes são tratados pelos seus profissionais. Veja se tem alguma sugestão para fazer, se tiveram alguma dificuldade ou alguma reclamação. Instrua seus profissionais a tratarem as pessoas da maneira mais agradável possível para que não haja insatisfação.

Todo mundo gosta de ser bem tratado em qualquer lugar que vá, não é verdade?

Material

É muito importante se certificar de que nunca falte material para atender os seus clientes. Em uma gestão de qualidade, o controle de estoque é feito de maneira frequente para que, em dias corridos, você e seus profissionais possam trabalhar com mais tranquilidade.

Tenha o controle de todos os matérias e equipamentos necessários para o dia a dia e fique com uma preocupação a menos!

Com a organização certa, você abre a possibilidade de aumentar o seu poder de negociação com os fornecedores. Pois, além de comprar os produtos em larga escala, você ainda vai conseguir provar com números que os produtos estão sendo vendidos ou não. Use isso ao seu favor para conseguir descontos maiores, prazos mais estendidos e diferentes formas de pagamento.

Controle financeiro

Uma das principais tarefas de uma gestão de salão de beleza ou barbearia é o controle financeiro. Muitas vezes o gerente vai ter que se tornar o mago das finanças para poder fazer o estabelecimento ir para frente. Cuidar das contas não é tarefa fácil, por isso, é preciso ter muito cuidado nessa parte, pois qualquer erro pode ser muito prejudicial ao negócio.

O profissional responsável precisa ser organizado e bom com números, pois nesse quesito não pode haver erros. Encontre um método que mais se adeque ao seu negócio e fique atento aos detalhes!

Para evitar dificuldades nessa parte, recomendamos um bom sistema de gestão, como o Trinks.com, que faz tudo por você.

Sistema de gestão

Não esquente a cabeça caso você não tenha afinidade com algumas das dicas que demos anteriormente. Para resolver esse problema e fazer com que a rotina do seu salão de beleza ou barbearia corra bem, procure um bom sistema de gestão para facilitar cada processo.

Encontre um que se adeque ao seu negócio e deixe que ele cuide de todo o resto. Depois de configurado, você vai economizar horas de gestão, acessando relatórios completos e automáticos. Tenha controle financeiro e de estoque, veja os agendamentos diários e a produtividade dos profissionais parceiros e muito mais!

Seguindo essas dicas você será capaz de levar o seu salão de beleza ou barbearia rumo ao sucesso, com muito mais facilidade!

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e baixe o nosso e-book Primeiros passo para gestão de salão de beleza.

Coloque nossas dicas em prática, veja os resultados positivos aparecerem e depois venha aqui nos contar como foi 😉

sobre o autor:

14 comentários

  1. Josiane 9 de outubro de 2018 Responder

    baixei o ebook

    • Mariana do Trinks 10 de outubro de 2018 Responder

      Oi Josiane, como vai?

      Baixou o e-book e o que achou?
      Sua opinião é muito importante para continuarmos escrevendo para você e sinta=se à vontade para dar sugestões sobre novos temas!
      Fique nos Trinks e até a próxima! 😉

  2. Rosangela 10 de outubro de 2018 Responder

    o atendimento é importante!

    • Mariana do Trinks 10 de outubro de 2018 Responder

      Olá Rosangela, tudo bem?

      O atendimento é o grande diferencial de um estabelecimento de beleza, sendo o cartão de visitas do salão de beleza ou barbearia, ele também é o principal motivo para seus clientes retornarem ao seu negócio! 😉

  3. Marilda 16 de outubro de 2018 Responder

    gostei

    • Matheus do Trinks 17 de outubro de 2018 Responder

      Oi Marilda, como vai?
      Muito bom esse artigo, ele está bem completo para que todos aqueles que possuem um estabelecimento alcancem sucesso e prosperidade! 😉

  4. cristina 16 de outubro de 2018 Responder

    muito bom

    • Mariana do Trinks 17 de outubro de 2018 Responder

      Olá Cristina!
      Que bom que gostou, caso queira escolher um assunto em especial, sinta-se à vontade para solicitar um tema!
      Fique nos Trinks e até mais! 😉

  5. Obrigado pelo esforço, mantenha o bom trabalho Grande trabalho, eu vou começar um pequeno trabalho no Blog Engine usando o seu site Espero que você goste de blogar com o popular BlogEngine.net.Thethoughts que você expressa são realmente incríveis. Espero que você acerte mais alguns posts.

    • Thiago Baldino 21 de agosto de 2019 Responder

      Olá, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou do nosso blog, isso se transforma em combustível para produzir cada vez mais.
      Fique nos trinks.

  6. Aldina Manuel 21 de janeiro de 2020 Responder

    Muito bom gostei demais.

    • Elly Ana do Trinks 21 de janeiro de 2020 Responder

      Oi, Aldina, tudo bem?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Fique sempre de olho no Blog do Trinks para acompanhar as novidades.
      Um abraço! 😚

  7. Cristina Da Silva 20 de fevereiro de 2020 Responder

    Olá gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando
    bastante, muito obrigada.

    • Elly Ana do Trinks 20 de fevereiro de 2020 Responder

      Oi, Cristina!
      Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos estão ajudando você.
      Continue acompanhando nosso blog, será sempre bem-vinda. 🧡
      Abraços e fique nos trinks!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *