Como métodos de pagamento podem fidelizar clientes em um salão de beleza?

Categorias: Gestão, Financeiro, Planejamento
metodos-de-pagamento-para-atrair-e-fidelizar-clientes

Fidelizar clientes é o sonho de 10 entre 10 donos de salões de beleza. Mas, para torná-lo real, é necessário buscar diferenciais que deem ao consumidor a sensação de que só em seu salão existem todas as vantagens que ele precisa.

Um excelente início são as formas de pagamento que o seu salão de beleza oferece ao cliente.

E, por isso, separamos 7 opções que seu salão pode ter para atrair e fidelizar clientes, além do porquê você deve ter cada um deles em seu negócio de beleza.

01. Dinheiro

Pode parecer estranho, mas muitos brasileiros não possuem conta em banco. Por isso, o dinheiro em espécie ainda é a principal forma de pagamento entre as pessoas na hora de contratar qualquer tipo de serviço.

Uma das principais vantagens é que esse meio de pagamento possui liquidez imediata, ou seja, não é preciso ficar esperando para receber o valor. Outro ponto bastante atrativo é a ausência de taxas: o empreendedor não paga nada para receber de seu cliente, podendo inclusive conceder descontos para incentivar a compra.

02. Cartão de crédito ou débito

Ainda hoje, a forma mais fácil e utilizada por clientes para fazer pagamentos é o cartão de crédito e débito. Principalmente pelo bônus muito atraente: o pagamento parcelado.

Depois do dinheiro, os cartões são a forma de pagamento mais utilizada em nosso país e é por isso que você precisa ter essa opção de pagamento em seu espaço de beleza.

No débito, o valor da cobrança é descontado imediatamente da conta do pagador. Já no crédito, o pagador realiza o pagamento da parcela apenas quando for quitar a fatura do cartão.

03. Transferência bancária (DOC/TED)

Não tão comum após a chegada do Pix, mas ainda necessária, temos a transferência bancária feita por DOC ou TED.

TED significa Transferência Eletrônica Disponível e permite a transferência de recursos entre diferentes bancos sem limite de valor a ser transferido e, quando a operação é realizada até às 17h, o dinheiro é creditado ainda no mesmo dia.

No caso do DOC, que significa Documento de Ordem de Crédito, há um limite de R$ 4.999,99 que pode ser transferido. Acima disso é necessário fazer uma TED. O prazo para transferência de dinheiro é de 1 dia útil.

04. Pix

Falando nele… chegou a vez do queridinho do momento: Pix!

O modelo de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central já é sucesso entre o público e responsável por muitas movimentações bancárias, devido à ausência de taxas e rapidez, já que ele possibilita o envio e recebimento de dinheiro em tempo real, 24h por dia, 7 dias na semana.

Para isso, basta realizar a transferência entre as chaves Pix (CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória) ou gerar um QR code dinâmico ou estático para o cliente.

Sua única desvantagem é ainda não permitir o parcelamento das cobranças, o que está previsto para ser entregue ainda em 2021, através do Pix Garantido.

Fique de olho na evolução dessa forma de pagamento e se atualize logo que possível!

05. Boleto bancário

Método de pagamento para aqueles que também não possuem conta em banco e uma excelente opção de dar acesso a mais clientes em seu salão de beleza.

Com o boleto bancário, você recebe o dinheiro levando em média de 1 a 3 dias úteis para compensação. Não há necessidade de transportar dinheiro e, assim como o cartão de crédito, permite fazer parcelamentos e criar assinaturas por cobranças recorrentes.

Apesar de também ter taxas associadas, o boleto bancário geralmente sai mais barato do que as taxas de maquininha de cartão. Por outro lado, o seu risco de inadimplência é maior.

06. QR Code

O QR Code é mais uma daquelas opções moderninhas essenciais no seu negócio, sabe por quê?

Por meio de um código de barras bidimensional, basta gerar um QR Code de pagamento e o cliente ter um celular em mãos para a mágica acontecer.

A câmera do smartphone deve ser direcionada para ler o código, assim como um leitor de código de barras. O aplicativo identifica o QR Code e faz a cobrança. Pronto! Pagamento feito, você feliz, cliente feliz e ainda com uns pontinhos extras para fidelizá-lo.

07. WhatsApp

Pagamento pelo WhatsApp? Temos!

Esse recente recurso adicionado ao app favorito de todos nós, meros mortais que temos smartphones, já está disponível para seu salão usar e abusar.

Apesar de ser uma novidade muito recente, se ele seguir o fluxo de sucesso do Pix e do próprio aplicativo em si, em breve teremos um campeão de pagamentos.

Percebeu a quantidade de opções que podem ajudar a atrair e fidelizar clientes?

E para continuar te ajudando nessa etapa de estruturar o salão de beleza em que todo cliente deseja, separamos um infográfico de dicas simples para organizar o financeiro do seu negócio de beleza. Temos certeza que ele será bem útil nesse momento!

Por fim, não esqueça que o Trinks tem soluções completas de gestão, marketing, pagamento e muito mais. Além de contarmos com um Programa de Fidelidade que ajuda a fidelizar clientes e alavancar ainda mais seus resultados.

Até a próxima!


sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *