Como planejar o primeiro semestre do seu salão de beleza ou barbearia


Ter um bom planejamento é o primeiro passo para que seu negócio tenha sucesso na área da beleza. Cada estratégia sua deve ser calculada para que você não seja pego de surpresa com alguma situação inesperada na hora de executar uma ação. Assim, planejar o primeiro semestre pode ser uma ótima opção para começar.

Pensando na dificuldade que alguns gestores de salões de beleza e barbearias têm para conseguir montar um bom planejamento, vamos dar dicas de como pensar em formas de fazer o seu negócio bombar.

Sabemos que a rotina nos últimos meses do ano é muito corrida. Por isso, os profissionais acabam trabalhando tanto que ficam sem tempo para nada. Mas, e depois que o ano termina e vêm os meses em que o movimento é baixo? O que fazer?

Neste texto, você vai ver como e por que se organizar para planejar o primeiro semestre do ano.

Porque planejar

O mercado da beleza está cada vez mais disputado. O estabelecimento que não conseguir se organizar para manter o alto nível de qualidade, infelizmente vai ter que fechar suas portas. Não existe mais espaço para amadorismo. Aqueles que tratarem o seu negócio da forma mais profissional possível vão sair na frente.

Para ser grande, é preciso pensar e agir como um dos grandes. Mas você já parou para pensar como os estabelecimentos que são referências no mercado conseguiram chegar tão longe? A reposta é simples: planejamento e trabalho duro!

Não existe caminho fácil para o sucesso. Todos os que conseguiram conquistar o tão desejado “lugar ao sol” tiveram que passar pelo mesmo processo de amadurecimento do negócio. E isso, com certeza, que requer muita atenção e dedicação.



Balanço geral

Comece o ano novo fazendo um balanço geral de como foi o ano anterior do seu negócio. Antes de saber aonde quer chegar, primeiro você precisa saber exatamente onde está. Com essa análise, será possível fazer uma projeção para o ano que está começando.

Faça um comparativo com o ano anterior. Veja quais foram as ações que deram certo, os meses que tiveram maior lucro e faça correções em todas as estratégias que deram errado. Essa análise vai fazer com que você tenha um norte e fornecerá uma visão melhor de onde quer chegar.

Trace objetivos e defina metas que vão levar o seu negócio de beleza a um próximo nível.

Veja o que pode ser melhorado

Depois de fazer uma análise e ver se o seu balanço foi positivo ou não, chegou a hora de buscar melhorias para o seu salão de beleza ou barbearia. A maioria dos salões costuma ter um movimento mais fraco nos primeiros meses do ano. Sendo assim, aproveite o tempo para fazer algumas mudanças.

Busque sempre realizar ações com o objetivo de melhorar a satisfação dos seus clientes, como:

  • Cadeiras mais confortáveis para quem está esperando;
  • Uma nova pintura;
  • Fazer uma arrumação diferente dos móveis, etc.

Não é necessário gastar rios de dinheiro para fazer melhorias no seu estabelecimento. Fique dentro do seu orçamento e do planejamento feito anteriormente para não ter dores de cabeça no futuro.

Verifique seus produtos

É muito importante ver como estão os seus produtos dentro do estoque. Para suprir a alta demanda de final de ano, muitos estabelecimentos buscam comprar materiais em maior quantidade. Isso porque eles não querem correr o risco de faltar material com o aumento dos agendamentos online.

Uma boa maneira de começar a planejar o primeiro semestre, é verificar a quantidade e a qualidade dos produtos que ainda têm no seu estoque. Lembre-se de repor se estiver com pouco material e, caso ainda tenha uma boa quantidade, não esqueça de verificar a validade.

Se for possível, busque comprar produtos de qualidade para essa reposição. Caso exista algum material perto do vencimento, você pode criar promoções para salão de beleza e barbearia que utilizem aquele produto para fazer com que saiam antes de vencer.

Como planejar o primeiro semestre: faça várias promoções

Esse é um assunto um pouco sensível, pois muitas pessoas acham que as promoções estão diretamente ligadas a preços baixos. Isso é um tremendo engano. O gestor inteligente enxerga as promoções como algo que vai agregar valor tanto para o negócio, quanto para os clientes.

Lembra que falamos que você poderia fazer promoções para acabar com produtos que estão perto do vencimento? O grande “macete” é sempre oferecer algo a mais, fazendo com que as pessoas vejam vantagem no que está sendo vendido.

Por exemplo: vamos supor que você tem um creme hidratante para as mãos que não tem uma saída boa. Você pode oferecer às pessoas que forem fazer as unhas a possibilidade de ganhar uma hidratação por um pequeno valor a mais.

Com isso, você consegue se livrar do produto e o cliente ganha mais do que era esperado.

Os primeiros meses do ano contam com muitos feriados e datas comemorativas que podem ser exploradas para atrair mais clientes. Preparamos um guia especialmente para você com dicas do que fazer nessas datas que existem entre janeiro e junho. Clique no banner e baixe agora.



Converse com sua equipe de profissionais

Uma boa maneira de saber o que pode ser melhorado é ter uma conversa bem sincera com os profissionais que trabalham com você. Busque informações, sugestões, pergunte a opinião e veja se as metas traçadas estão de acordo com a realidade do seu negócio.

Sua equipe está em contato direto com os clientes. Por isso, não existe ninguém melhor que ela para saber o que pode ser aperfeiçoado.

Também é importante estimular os seus profissionais a estarem
sempre se aprimorando. Afinal, quanto mais capacitadas forem as pessoas que trabalham em seu estabelecimento, maior será o destaque que seu negócio vai ganhar.

Com o planejamento correto, é possível fazer o seu salão ou barbearia lucrar, mesmo em meses que a procura é baixa. Aproveite esses momentos para aprimorar cada vez mais o seu negócio de beleza.

Espero que tenha gostado do artigo. Nossa intenção foi mostrar as melhores maneiras de planejar o primeiro semestre do seu salão ou barbearia. Caso tenha dúvidas ou algo que gostaria de acrescentar, deixa seu comentário abaixo.

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

9 respostas

    1. Olá Selma, como está?

      Para usar o black friday da melhor forma, você precisa consultar as finanças de seu negócio e os produtos em estoque. É interessante criar cupom de desconto e até combo de serviços, é a dica genérica que muitos estabelecimentos de beleza e bem-estar praticam nesta época do ano.

    1. Olá, tudo bem?
      Nós é que agradecemos pelo comentário e ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso blog.
      Fique nos trinks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *