Contratando profissionais para o seu salão de beleza: 5 regras básicas

Categorias: Beleza, Gestão, Profissionais

Nos dias de hoje o que mais os clientes procuram num salão de beleza, é a expertise dos profissionais que os atenderão. Então, mais importante que ter um espaço elegante e bonito, é contratar profissionais especializados, que vão atrair e fidelizar clientes.

Esse é um dos maiores diferenciais que seu espaço pode ter, um profissional bem qualificado, educado, de boa apresentação e que busque sempre economizar tempo e produtos, para reduzir seus gastos no salão.

Veja mais! Qualidades que todo bom profissional deve ter

Antes de fazer a contratação é necessário avaliar se o profissional domina o serviço que o seu estabelecimento necessita, e para isso, ter bem definido os serviços que você oferecerá no seu salão.

Mas não se preocupe, no artigo de hoje vamos ajudar você com tudo isso! É só continuar lendo, que o Trinks vai te dizer quais são as regras básicas para contratar bons profissionais.

Antes de tudo, você deve definir quais serão os serviços que o seu salão de beleza vai oferecer.

 Como contratar profissionais para salão de beleza?

  •  Cabeleireiro
Serious hairdresser cutting hair with scissors Free Photo

Esse profissional é um dos profissionais mais importantes do seu salão de beleza. Ele é o responsável por grande parte do sucesso que seu estabelecimento vai ter, até porque, é uma das principais funções dentro de um salão.

O cabelereiro precisa estar sempre buscando novas técnicas, e se atualizando com relação ao mercado, porque sempre surgem novas tendências.

É essencial que esse profissional tenha uma boa educação, uma boa apresentação e consciência para que sempre esteja atraindo novos clientes, e fidelizando os antigos. Pois se uma pessoa é bem atendida e gosta do resultado do trabalho do profissional, ela tende a voltar mais vezes no seu salão de beleza.

Não dá para contratar qualquer um, pois é realmente um dos serviços mais buscados em salões, então é necessário que para manter uma boa reputação você tenha bons profissionais desse ramo.

  • Manicure/pedicure:
Manicurist does manicure Premium Photo

Esse é outro dos serviços mais buscados na área da beleza. E a alta rotatividade deste profissional em muitos salões, torna um pouco difícil a seleção de boas manicures e pedicures, que sejam especializados em técnicas específicas, e almejam fazer carreira em um estabelecimento de beleza.

Também precisamos pontuar que existem muitas pessoas atuando neste ramo, mas nem todas se especializaram, então é preciso ter muito cuidado na hora de contratar profissionais sem técnica. 

É importante fazer um período de teste para ver se a pessoa realmente faz um bom trabalho, e caso esse profissional faça procedimentos diferenciados, como por exemplo, unhas de acrigel, fibra de vidro ou porcelana, entender junto com ele como organizar sua agenda, de acordo com sua especialização, unindo qualidade e bom atendimento.

  •  Designer de sobrancelhas
Permanent eyebrow make up. Premium Photo

Um serviço muito procurado hoje em dia nos espaços de beleza são os designers de sobrancelha, já que ter uma sobrancelha falhada, fina ou mal desenhada atrapalha, e muito, a ficar com um visual harmonioso no rosto.

Por esse motivo, as técnicas de design de sobrancelhas estão super em alta: elas ajudam a valorizar o formato do rosto, promovendo o delinear das sobrancelhas, evitando excessos e deixando qualquer pessoa mais bonita.

Sendo assim, seria interessante procurar um bom profissional para atender nesse ramo do seu salão.

Porém, para ter bons resultados é necessário encontrar um profissional que faça um design de qualidade.

Tendo definido quais serão os profissionais que você buscará, vamos às 5 regras básicas para fazer a contratação desses especialistas.

  • Esteticista
Cosmetic treatment Premium Photo

O esteticista é o profissional que realiza procedimentos tanto faciais, quanto corporais e capilares, como limpeza de pele, drenagem linfática, massagem, aplicação de cosméticos. Esse profissional também pode auxiliar vítimas de queimaduras e pacientes que estejam em tratamentos pós cirurgicos. 

Esteticistas também podem trabalhar com médicos, dermatologistas e nutricionistas, fazendo parte de uma equipe multiprofissional. 

Primeiramente é importante saber que para contratar o profissional dessa área é necessário que o mesmo tenha curso técnico ou superior na área. O curso técnico tem duração de 1 a 3 anos, enquanto a graduação dura em torno de 4 anos. 

Vale ressaltar que como não atua somente na área de estética, mas da saúde também, deve ser imprescindível que o esteticista passe confiança aos clientes e que seja bastante cuidadoso, por isso, observe a educação e facilidade de comunicação do candidato. 

Para contratar esse profissional é preciso que seja feito um teste prático, para que assim, você analise os reais conhecimentos dele. Para isso, disponibilize o material e estabeleça um tempo que será feito o procedimento. Além de ver como é feito o serviço, você também conseguirá analisar como é o cuidado que essa pessoa tem com os instrumentos de trabalho.

Não esqueça que a pessoa contratada precisa vestir a camisa da empresa e se encaixar no ambiente de trabalho. Lembre-se que seus profissionais são a cara do seu negócio! 

Você também pode gostar! 4 erros para evitar na recepção da sua clínica de estética

  • Depiladora
Female legs, woman in professional beauty clinic during laser hair removal Premium Photo

Com a preocupação com cuidados de higiene pessoal, o hábito de se depilar passou a fazer parte do ritual de beleza tanto feminino quanto masculino. Com isso, foram surgindo novas técnicas de depilação que vão muito além da cera quente, e, consequentemente, aumentaram as buscas por profissionais capacitados nesse segmento. 

Como falamos, com a procura por serviços cada vez mais especializados, é preciso que você busque profissionais capacitados, profissionais esses que são conhecedores dos tipos de pelos, das técnicas indicadas para a extração, quais os cuidados necessários para manter a higiene no trabalho e, principalmente, se ele sabe os produtos indicados para cada tipo de pele. 

É imprescindível buscar por profissionais que queiram fornecer ao seu cliente uma experiência de bem-estar.

Observe, também, se a pessoa que está em busca da vaga se preocupa em manter o local de trabalho sempre limpo e organizado, sempre atento para que não haja riscos de contaminação para os clientes. 

Analise também se esse profissional cumpre com os horários marcados e tem descrição com os clientes. Lembre-se que esse é um trabalho muito íntimo!

Confira mais: Como atrair clientes para designer de sobrancelhas: 5 dicas exclusivas

  •  Recepcionista
The dark-haired woman works at the reception. Premium Photo

A recepcionista é a pessoa responsável pelo primeiro contato do cliente com o salão de beleza, fisicamente. Ela deve estar sempre bem apresentável e ser muito educada com as pessoas.

Além disso, ela deve ser organizada, pois é quem irá controlar a agenda do seu estabelecimento, e é com ela que serão feitos os pagamentos, então é importante que seja uma pessoa atenta também. 

Hoje em dia existem sistemas que podem receber os agendamentos, calcular pagamentos e comissões, ter contas abertas e fechadas pelos próprios profissionais, sem precisar que a recepcionista tenha esse esforço, muitas vezes sobre humano e passível de erros. 

Isso significa que, se o estabelecimento fizer sua gestão por uma plataforma, a recepcionista perde sua função? Não. 

Ela ganha a chance de ser a hostess do seu estabelecimento, recebendo muito melhor seus clientes e estando atenta ao sucesso dele, observando elogios, comentários, reclamações, situações com profissionais. Esse feeling humano o sistema não substitui e faz toda a diferença para seu negócio de beleza.

Tendo definido quais serão os profissionais que você buscará, vamos às 5 regras básicas para fazer a contratação desses especialistas.

  1.   Saiba onde encontrar os profissionais da beleza

Em primeiro lugar, é necessário saber onde os profissionais estão disponíveis e buscando novas oportunidades. Com a Internet, essa busca se tornou muito mais fácil e prática, por termos mais acessibilidade às pessoas. Além de proporcionar maiores informações sobre o candidato antes mesmo de um primeiro contato.

Essas são algumas formas que você pode usar para pesquisar por profissionais para salão de beleza:

  • Plataformas de vagas de emprego, onde o candidato cadastra seu currículo, e as empresas divulgam as vagas disponíveis podem ser um bom lugar para fazer essa procura.
  • Nas redes sociais existem vários grupos de divulgação de vagas direcionados para a área que você precisa, ou seja, um grupo apenas para pessoas interessadas em vagas para profissionais da beleza.
  • Você também pode pedir indicações de profissionais através  de clientes e funcionários. Geralmente, quando é indicada, essa pessoa tende a ser realmente boa. Afinal, ninguém irá sugerir a contratação de alguém que não confia.
  • Cursos profissionalizantes também são bons lugares para encontrar profissionais de qualidade, e que tenham formas flexíveis de trabalho por estarem começando. Pergunte aos professores do curso qual aluno se destaca e que seria um bom profissional para o seu salão.
  • Você também usar anúncios pagos para anunciar a sua vaga, aproveite essa opção para segmentar bem suas preferências, o que irá direcionar o seu anúncio diretamente para o perfil de profissional que você procura.

2. Saiba identificar o perfil do profissional

 Quando for contratar um novo profissional é importante identificar o perfil dele, tanto profissional quanto comportamental. Para dessa forma, confirmar se ele realmente se encaixa com o seu perfil de trabalhar e com o ambiente no qual ele vai exercer o trabalho.

Por exemplo, se o seu salão for um lugar que atende clientes mais exigentes, você deve procurar profissionais que sejam mais adequados para esse tipo de público.

Dessa forma, você evita diversos tipos de prejuízos, como: alta rotatividade, gastos com treinamento e perda de tempo, selecionando e treinando pessoas que não permanecerão no seu estabelecimento.

Pois, cada vez que você vai fazer uma nova contratação, tem um processo de treinamento envolvido, e se você fizer uma escolha equivocada além de poder perder clientes, por contratar um profissional não qualificado, você também perde tempo e dinheiro, pois terá que procurar novamente, e fazer todo o processo de novo. 

Então, é importante estar atento ao tipo de profissional que você contratará, e prever possíveis problemas posteriormente.

3. Teste as habilidades dos profissionais

Ter um currículo com muitos cursos e especializações é um ótimo sinal, pois demonstra que o funcionário tem interesse em estar sempre se atualizando em novas tendências. Mas é importante saber como esse conhecimento é aplicado na prática, antes de fazer a contratação.  Dessa forma, você pode verificar as competências reais do seu candidato e avaliar a forma como ele trabalha.

Antes de contratar um funcionário para o seu estabelecimento, busque então fazer um teste, peça para que ele execute uma das atividades que ele se diz especialista, e observe a forma que ele trabalha.

Aproveite para perguntar também se esse profissional tem outros conhecimentos que podem ser úteis para o seu salão, pois um bom profissional sempre busca aprender novas coisas.

4. Busque as referências dos profissionais em outro salão de beleza.

Quando receber um currículo com referências, não deixe de entrar em contato com os locais em que esse profissional trabalhou anteriormente.

E utilize também as redes sociais, procure o perfil da pessoa e do contratante anterior no Instagram e no Facebook, e investigue os comentários. Não tem nada melhor do que a opinião de quem já foi atendido por esse profissional para descobrir se ele realmente é uma boa opção de contratação.

Entre também em contato com locais onde esse candidato trabalhou anteriormente, converse com seu antigo empregador e veja se ele realmente é uma boa pessoa para se lidar, e se é um bom profissional.

Também é importante averiguar qual foi o motivo que levou o funcionário a sair do antigo emprego, para entender um pouco mais do comportamento dele como profissional.

5. Valorize outras qualidades além das competências técnicas

Na hora de contratar funcionários para seu salão de beleza, obviamente as competências técnicas são muito importantes. Até porque, você precisa de um profissional que mantenha o padrão de qualidade do seu negócio.

No entanto, é importante que você não se prenda somente a esse tipo de habilidade. Ainda que o candidato tenha um ótimo conhecimento técnico, alguns profissionais podem acabar afastando clientes do seu salão se, além disso, não tiverem outras qualidades importantes.

Você deve avaliar, por exemplo, se ele é pontual, se chegou no horário combinado para a entrevista de emprego, o que é um ótimo indicativo se o candidato é pontual e comprometido. Você deve avaliar também a interação dele com os funcionários do seu salão, caso você já tenha outros, para analisar a forma como ele se comporta com colegas de trabalho.

Analisar também qualidades como: simpatia, ser uma pessoa comunicativa, prestativa e que gosta realmente do que faz, deve ser um fator importante para tomar a sua decisão final.

É importante também perceber se ele se adapta à cultura e valores do seu salão de beleza, que é o jeitinho do seu salão de funcionar, todo lugar tem. Um exemplo: se o seu salão tem um ambiente mais silencioso, recebe clientes mais velhos e tem uma vibe mais tranquila, um profissionais mais vibrante, que fala alto e não é nada discreto com os clientes, pode não ser uma boa ideia para esse lugar e sim para outro.

Outro ponto interessante é ver a capacidade que esse profissional tem de atrair novos clientes para o seu salão. Um profissional talentoso e comunicativo também pode ajudar neste processo, mesmo que isso não seja algo essencial. Mas essa capacidade é um diferencial que deve ser levado em consideração, pois impacta diretamente no custo de captação de novos clientes. Se ele fizer isso muito bem, este custo já estará embutido no salário e comissão deste profissional. Claro que, o profissional que se destaca no aumento de cartela de clientes, está altamente propício a promoções de cargo e a ser um braço direito seu. 

Esperamos que essas regras básicas ajudem na hora de fazer a contratação de um bom profissional para o seu salão de beleza.

Continuem acompanhando mais artigos em nosso Blog e assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *