Controle de estoque: saiba o que é e os seus benefícios


O controle de estoque é um dos pilares para o bom funcionamento do seu negócio, é preciso ter um cuidado mais que especial com a administração dos produtos.

Por isso, perguntas tais como ‘quantos produtos saíram?’, ‘qual produto é preciso ser reposto?’, ‘qual item está sendo mais utilizado pelos profissionais?’ e ‘quais itens estão em excesso?’ são facilmente respondidas quando se tem uma boa administração dos produtos.

Conhecer o estoque do seu negócio é saber, de fato, no que está valendo a pena investir e no que não está.

Bom, agora que você já sabe o que é o controle de estoque, vamos falar um pouco sobre os benefícios dele.

Então, prepare o papel e caneta e vem comigo!

Benefícios do controle de estoque para o seu estabelecimento

O hábito de controlar o estoque é importante para que não haja o desperdício de resíduos e, tão pouco, para que o estabelecimento não tenha produtos estocados, correndo o risco de vencer.

E vai uma frase super importante: conhecer os produtos necessários para a manutenção do seu estabelecimento. Pois é lá que estarão boa parte dos insumos que vão fazer toda a diferença no atendimento dos clientes.

Logo, um estoque funcional resulta em lucro para o seu negócio. Um bom estoque é aquele que o empreendedor sabe exatamente o que vai encontrar e dificilmente é pego de surpresa.

Por isso, antes de começar, é preciso ter em mente que existem três tipos de controle de produtos para salão:

  • Entrada (compra) de produto;
  • Quantidade consumida por produto;
  • Itens com maior saída, seja pela venda ou consumo interno;

Produtos lotados = sinônimo de dinheiro parado

Não ter nada no estoque também não é um bom sinal. É necessário saber a medida exata das mercadorias.

O equilíbrio do controle de estoque é importantíssimo!

Não seria perfeito se você pudesse prever o que seus clientes buscam?

Por meio de uma boa análise do controle de estoque é possível identificar, não apenas os produtos que estão entrando e saindo, mas também o comportamento do seu cliente.

Ou seja, o que eles mais consomem e até mesmo em que época, em quais períodos do ano e os itens que mais saem.

Através dessas informações é possível criar diversas estratégias. Compreender e antecipar as necessidades dos seus consumidores através de indicadores de estoque vai te colocar à frente de qualquer concorrente.

Além disso, sem a gestão de estoque é extremamente difícil você identificar casos pontuais como furtos, podendo até deixar passar despercebido, no meio de tanta mercadoria, algo que antes estava no depósito e agora não está mais.

Com uma organização eficiente é possível rapidamente ter acesso a tudo que você tem e realizar verificações se ainda possui o produto dentro da empresa.

Recursos como este permitem maior tranquilidade e até mesmo traz mais confiança ao clima de trabalho.

Separamos também algumas dicas para controlar o seu estoque. Continue comigo!

 

Dicas de ouro para administrar seu produto

Pense que, com a quantidade correta e a frequência de uso bem administradas, você saberá exatamente quando e como gastar.

Portanto, confira abaixo algumas dicas práticas para você criar metodologias e procedimentos para seu depósito de produtos para salão de beleza.

Lembre-se, também, que essas dicas não são feitas apenas para donos de salão de beleza! Todo segmento de beleza não só pode, como deve utilizar e usufruir das ideias que separamos para vocês!

1-      Estabeleça uma quantidade mínima e máxima de cada produto

Registre tudo!

É extremamente importante nunca deixar seu produto acabar!

Determine uma quantidade mínima e máxima para cada item no seu estoque, assim você conseguirá atender a demanda e calcular o giro de estoque.

Você pode determinar a quantidade com base em vários fatores, como por exemplo, o preço pago aos fornecedores, a velocidade com que são feitas as vendas, o tempo e o prazo da entrega, etc.

Para facilitar, esse controle pode ser feito através de plataformas de gestão de salão de beleza, que te lembrará diariamente sobre quais itens faltam ou que estão em excesso, por exemplo.

2-      Organize seus produtos

Primeiramente, é preciso identificar a quantidade e quais produtos você possui nas suas prateleiras. Crie um sistema com base no tipo ou eficácia do produto e escolha a especificidade que você considera mais valiosa.

Registre todos os itens com alguma descrição para evitar entradas duplicadas e informações incorretas no seu depósito.

Neste ponto, é importante estabelecer um tempo para que seja feito a movimentação das mercadorias, podendo assim, controlar a entrada e saída dos itens e analisar a situação do estoque.

3-      Faça promoções com produtos parados

Agora que você está ciente da quantidade de itens e já os organizou, vai perceber que alguns produtos simplesmente não têm saída.  

Uma cor específica de tinta, um hidratante que não é tão vendido, um serviço de escova que não é tão procurado, etc. Seja o que for, haverá a necessidade de fazer o estoque girar, especialmente quando a data de vencimento se aproxima.

Neste caso, nada melhor do que promoções! As possibilidades são inúmeras, como baixar o preço de um serviço feito com o produto, premiar clientes através do programa de fidelidade, fazer promoções com o serviço ou produto nas redes sociais para viralizar, etc.

Todo mundo ama uma boa promoção e a chance de garantir algo mais barato/gratuito.

4-      Conte com parceiros de confiança

Ter um fornecedor de confiança é um dos principais pontos para ter produtos de ótima qualidade. É preciso confiar em quem está te repassando os itens!

Por isso, para estabelecer um fornecedor, preste atenção a fatores que vão além de um bom preço.

Verifique a credibilidade, flexibilidade e o comprometimento com a entrega. A relação deve ser feita de parceria para que funcione bem, caso contrário, seu estabelecimento de beleza pode estar correndo riscos.

5-      Reduza desperdícios

Por muitas vezes o lucro está indo embora pelo ralo e só percebemos quando já está com o caixa no vermelho.

Após a organização do estoque e a forma de controle dele, é preciso saber que ao cortar custos do seu depósito, você está na verdade, reduzindo custos do salão de beleza.

Então, neste momento, você precisará da ajuda e colaboração da sua equipe de profissionais para que o ajudem na redução de desperdícios.

Incentive seus profissionais e busque com que seus fornecedores sempre tragam novidades e treinamentos sobre produtos que você revende, o que irá resultar não só em engajar a equipe, como vai te ajudar a vender mais.

Prepare sua equipe para saber lidar com o sistema que você criou e nunca esqueça de conferir a saída de cada produto, pois sabe-se que em um salão não haverá apenas um profissional responsável por toda entrada e saída do estoque.

Por fim, esse foi mais um artigo que pode te ajudar e muito!

Por isso, aproveite todas as informações recebidas hoje e não se esqueça de curtir o nosso perfil no Instagram e no Tiktok para não perder nenhuma novidade!

E já sabe que estamos aqui caso você precise, né?

Até a próxima, pessoal!

About The Author

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *