Como fazer meu controle financeiro? Programas X sistema para salão de beleza.

Categorias: Gestão, Despesas, Estoque, Financeiro, Planejamento

A organização e o controle financeiro de um estabelecimento de beleza são alguns dos pontos mais importantes para que o seu negócio esteja sempre prosperando.

Porém nem sempre a ordem das finanças é a prioridade dos empreendedores, é de fato uma atividade muito negligenciada, que só é valorizada quando ocorrem prejuízos.

O que é controle financeiro?

O controle financeiro é o que dá estabilidade ao seu negócio para crescer e gerar receita, e assim, fornece as bases para que seu empreendimento evolua.

Ele consiste em você ter uma organização das suas despesas em um determinado período e utilizar essa organização para fazer as projeções da sua empresa.

É através desse controle financeiro que o gestor saberá onde foram seus gastos e a quantia que foi utilizada, e assim poderá criar uma previsão de despesas, para estar sempre um passo à frente de qualquer tipo de imprevistos e eventualidades – a pandemia que o diga!

Sendo assim, controle financeiro é ter todos esse conhecimento em mãos, para assim fazer planejamentos futuros que envolvam o crescimento do seu negócio.

Mas atenção! Ter controle financeiro requer um conhecimento elevado sobre o negócio, sobre si mesmo e muita atenção por parte dos responsáveis por ele.

Para isso, você pode recorrer aos profissionais da área, que têm todo o conhecimento para lidar com esse tipo de questão.

Contudo, entender sobre esse assunto pode ajudá-lo não só a fazer esse controle sozinho, mas também a supervisionar o trabalho de terceiros, caso seja necessário.

Quais vantagens de ter controle financeiro?

Ter uma gestão financeira é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Ela viabiliza uma administração mais correta dos seus recursos financeiros, o que auxilia no fortalecimento da organização do seu negócio. 

Com o seu empreendimento estruturado fica mais fácil ter um crescimento e gera a possibilidade de realizar novos investimentos.

Ter um controle das suas finanças, quando bem feito, possibilita a redução de gastos desnecessários e pode dar um destino melhor aos recursos, o que influencia fortemente nos seus lucros.

Então, proporcionalmente, quanto mais eficiente e atenta for a gestão, melhor será o resultado alcançado para o seu negócio.

Outro motivo para fazer esse controle, é o atual momento que vivemos hoje, de crise política e econômica. Esse é um aspecto que implica na relevância de ter uma base financeira estruturada e organizada, para que o empreendimento esteja capacitado para enfrentar possíveis dificuldades econômicas, caso seja necessário.

Sendo assim, esse tipo de cuidado pode fazer toda diferença entre o sucesso e, infelizmente, a falência de um salão de beleza.

Mas a Trinks vai te ajudar a descobrir quais são os pontos essenciais para uma gestão eficiente?

Uma boa organização financeira envolve diversos fatores, e nos tópicos abaixo falaremos melhor sobre eles, que são:

Reconhecimento e metas

Primeiramente o gestor irá fazer um reconhecimento de todas as suas despesas, desde as contas de água, luz, gás, até os gastos com funcionários, produtos e equipamentos. 

Feito esse reconhecimento, o ideal é que metas de lucros sejam traçadas, para que o empresário saiba qual é o seu objetivo, e qual é a margem de lucro palpável com base nos seus gastos. Essas metas devem ser estipuladas para curto, médio e longo prazo, e deve ser adaptada aos custos do seu salão de beleza.

Analise o fluxo de caixa

Essa situação é muito comum: muitas vezes pelo excesso de tarefas do dia a dia você não tem tempo de analisar o que entra e sai do seu caixa. 

Em alguma adversidade, se houver alguma despesa indesejada, como a quebra de um equipamento, por exemplo, você pode não ter recursos suficientes para repor o produto. 

Se você se organizar para fazer uma analise diária do seu caixa, não sofrerá desse problema, pois sempre saberá a quantia que você tem.  

Analise bem onde estão os seus principais gastos e suas principais fontes de despesas, projete os seus lucros e seus custos, para estar sempre preparado. Não deixe de ter um fundo de emergência para gastos inesperados.

Planejamento

No planejamento é feito um tipo de previsão do que deve ou pode ser feito para que as metas sejam alcançadas dentro do orçamento previsto. E também, é feita uma estipulação de lucros e prejuízos, além da inclusão da possibilidade de períodos com menor ganhos, por exemplo. A ideia é equilibrar renda e gastos para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazos.

O planejamento é ter lucros administrados com mais  consciência e o empreendedor define previamente em quais necessidades ele será gasto. 

Simultaneamente, é possível começar a criar uma reserva de emergência, para dessa forma conseguir investir em melhorias no seu salão de beleza.

Isso também influência no estresse que você terá com os gastos realizados, pois estando consciente do que você planejou, saberá quanto pode desembolsar. 

Para fazer um bom planejamento o ideal é fazer um diagnóstico da sua situação atual por meio da anotação de todos os seus gastos e rendimentos fixos e extras. 

Isso também pode ser feito com a ajuda de uma planilha ou aplicativo financeiro.

Gestão de estoque para controle financeiro

Também é muito importante falarmos da necessidade de fazer uma gestão do seu estoque, pois isso influencia muito no seu controle financeiro.

O estoque tem uma grande influência no capital de giro do seu negócio. Na área da beleza a maioria das receitas são resultado da prestação de serviços. 

Sendo assim, se você tiver um bom controle de suas entradas e saídas, é possível ter as informações necessárias para um controle eficiente do que foi utilizado, seja para revenda ou para o uso próprio do salão. 

Dessa forma, é possível manter um estoque suficiente, sem grandes sobras ou faltas, o que reflete diretamente nos seus lucros, já que se houver material demais eles podem acabar passando da validade, fazendo assim com que você perca produtos. 

Ou se tiver material em falta, talvez você não consiga negociar bons preços por ter que comprar com uma certa urgência.

Veja também: 7 dicas para reduzir custos em um salão de beleza

Capital de giro

Por último, e não menos importante, vem a necessidade de ter capital de giro. Os custos que você tem no seu estabelecimento

Ter uma reserva financeira é de extrema importância, como foi dito nos tópicos acima. Ela é essencial para que você possa controlar o caixa do seu estabelecimento e honrar com todos os seus compromissos financeiros, mesmo que eventualidades aconteçam. 

Tendo essa reserva guardada, você consegue passar por imprevistos de uma forma mais tranquila, e ainda evita outros gastos, como juros, por exemplo, caso tenha que pegar um empréstimo.

O capital de giro e o fluxo de caixa são duas coisas muito próximas, porém são distintas.

 O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio, já o capital de giro consiste em todos os recursos financeiros que o estabelecimento tem para arcar com seus gastos operacionais e manter seu negócio funcionando.

Tendo aprendido tudo isso, também podemos te dar dicas de como fazer uma gestão financeira livre de erros, utilizando um sistema online de gestão.

Muitos salões, barbearias, clínicas de estética, estúdios especializados, se viram como podem com as famosas planilhas. 

Existem diversos formatos de planilhas de custos que ajudam os gestores a ter uma melhor organização, dentre elas: 

  • Apuração de resultados;
  • Cálculo de inadimplência;
  • Cálculo de capital de giro;
  • Cálculo do preço de venda comércio;
  • Cálculo do preço de vendas serviços;
  • Contas a pagar; 
  • Controle de estoque;

Lembrando que aqui no Trinks nós disponibilizamos a planilha de fluxo de caixa que será ideal para organizar seu negócio

planilha de fluxo de caixa trinks

Porém, vamos combinar que não é prático manter e administrar diversas planilhas, que implicam em uma restrição de acesso e análises, já que é você quem precisa criá-las a partir dos dados ali calculados

Inclusive, temos um modelo bem legal para negócios de beleza, que é um paliativo de tudo isso que precisa ser visto e acompanhado. 

Ter um sistema de controle no seu estabelecimento é ter a certeza que sua vida vai ser 100% mais fácil.

Falamos um pouco mais em planilhas para salão de beleza: melhores modelos e como usar

Controle financeiro na prática: Uso um programa ou um sistema para salão de beleza?

O uso de um sistema que pode auxiliar a gestão geral e financeira do seu empreendimento vai simplificar o controle de entrada e saída do seu caixa, as suas movimentações financeiras, vendas realizadas, seu estoque e seus relatórios de lucros e prejuízos.

Tendo esse controle você não perderá mais prazos de pagamento aos seus fornecedores e profissionais, terá um controle maior das suas vendas, saberá com mais precisão a quantidade de dinheiro que entra e sai do caixa, e terá um registro das movimentações financeiras que são feitas diariamente no seu salão.

Além de tudo, um sistema pode controlar o seu estoque, e tendo relatórios completos sobre os níveis de cada mercadoria é possível evitar desperdícios e realizar novos pedidos aos fornecedores a qualquer momento.

Ao saber a quantidade exata de materiais que devem ser compradas, você estabelece um melhor prazo de entrega e um melhor custo caso possa negociar.

Em resumo, as principais vantagens de ter um sistema de controle financeiro são:

Gestão das suas vendas e comissões

Com o controle de vendas do seu estabelecimento, você facilita o gerenciamento de vendas dos produtos, e dos serviços do seu salão. 

Nada é mais eficaz e funcional que saber ao certo qual foi o seu faturamento diário, quais comissões dos profissionais você terá que pagar, conhecer a margem de lucro de cada produto e serviço do seu salão de beleza e ter o seu fluxo de caixa atualizado em tempo real.

Controle de estoque

O controle do seu estoque é fundamental para a economia em seu salão de beleza.

 Através do sistema você saberá quais produtos estão acabando e quais você ainda tem, essa é uma forma de evitar surpresas negativas, e se prevenir de perder produtos por conta da validade.

É fato que o sucesso do seu salão de beleza está ligado a diversos fatores, porém, o controle financeiro é com toda certeza uma ferramenta fundamental para alcançar seus objetivos. 

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog! E se quiser saber mais sobre o sistema de gestão para salão de beleza Trinks, clique aqui e teste o programa gratuitamente

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *