Cuidados com a barba: tudo que você precisa saber

Categorias: Barba e Bigode
cuidados-com-a-barba-tudo-que-voce-precisa-saber

Uma barba cheia, bonita e bem tratada se tornou o desejo da maioria dos homens hoje em dia. Mas o que muitos não sabem é que alguns cuidados com a barba devem ser tomados para que ela tenha a aparência que você deseja.

Por isso, ao longo deste texto vamos dar algumas dicas. Preste bastante atenção e boa leitura!

Escolha um formato para sua barba

cuidados com a barba
Imagem: Canva.com

Definir um formato é o primeiro dos cuidados com a barba que você deve ter. Afinal, nem todo mundo tem pelos o suficiente para cobrir todo rosto. Por isso, procure saber o tipo de barba que é mais adequado para você. 

Em seguida, enquanto ela cresce, você deve se atentar para realizar pequenos ajustes, até que ela obtenha o formato desejado.

Retire pelos de certos locais, como bochecha e pescoço, e apare as pontas. Você verá que isso ajudará no crescimento adequado do formato de barba escolhido.

Seja forte a aguente firme! As primeiras semanas são sempre difíceis, mas acredite, com os cuidados certos com a barba o resultado final será incrível. 

Escolha um bom shampoo

cuidados com a barba
Imagem: Apothecary 87/ Unsplash

Um dos melhores cuidados com a barba que você pode ter é lavá-la corretamente. Não use qualquer tipo de shampoo, pois isso só fará com que ela cresça ressecada, desidratada e quebradiça.

Muitos homens cometem o erro de usar o mesmo shampoo para cabelo na barba. Mas isso não é recomendado, uma vez que possuem características distintas.

Você não precisa gastar rios de dinheiro com muito produtos. Aposte em um só bom shampoo para barba, que a mantenha limpa e hidratada.

Além disso, a durabilidade desse tipo de produto é muito grande, então se você tiver o hábito de lavar a sua barba uma vez por dia, um frasco de 250ml vai durar no mínimo três meses.

Por isso, invista em um bom shampoo de barba e veja a diferença que faz cuidar de maneira correta. 

Óleo e balm para cuidados com a barba

cuidados com a barba
Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash

Para que sua barba possa crescer e ter uma boa aparência, esses produtos são fundamentais. Mas você sabe o que cada um faz? Quais são os seus efeitos nos fios e na pele? Não?! Vamos explicar. 

Óleo para barba 

A principal função do óleo é hidratar a barba. Ele também deixa a sua barba mais macia, brilhosa, cheirosa e ajuda com a queda de pelos. Sem contar que é a opção mais barata e fácil de encontrar. Ele é composto por dois ingredientes, um óleo base e uma essência, que é o que dá o cheiro. 

Óleo para barba caseiro

cuidados com a barba
Imagem: Kelly Sikkema/Unsplash

Ingredientes:

Frasco opaco e de vidro: muito importante respeitar esses quesitos, pois ele vai proteger e conservar melhor o seu óleo.  

Seringa: é algo muito importante ter, pois vai ajudar você a ter uma medida mais precisa dos ingredientes. 

Óleo base: você pode utilizar qualquer tipo de óleo como base. Recomendamos o óleo de amêndoas, pois é o mais barato e pode ser encontrado em qualquer farmácia. Mas se quiser, escolha também o de rícino, que favorece o crescimento dos pelos.

Essência: esse quesito vai da sua preferência e do tipo de cheiro que você quer que a sua barba tenha. 

Modo de preparo: 

Utilize a seringa para colocar 20ml de óleo de amêndoa no frasco. Se for preciso, divida em duas doses de 10ml. Bote aproximadamente 20 gotas de essência junto ao óleo, feche o frasco e misture bem. 

Obs. Caso você utilize mais de um tipo de óleo, é normal que após um tempo o conteúdo fique dividido. Se isso acontecer, tudo que você tem que fazer é sacudir bem antes de utilizar. 

Balm para cuidados com a barba

cuidados com a barba
Imagem: Brittney Weng/Unsplash

O balm pode ser utilizado nos cuidados com as barbas de todos os tipos e tamanhos. Este produto também tem a função de hidratar, agindo tanto nos fios quanto na pele. Além disso, ele também alivia a coceira e irritação na pele, principalmente nos primeiros meses em que a barba está crescendo.

Balm modelador

Esse tipo de balm serve para dar volume e forma para sua barba. Ele é composto por manteigas vegetais ou cera de abelha que servem para dar uma forma mais rígida, além dos óleos hidratantes. 

Como usar: o ideal é você tirar uma boa quantidade e esfregar bastante nas mãos. Pelo fato deles serem compostos de manteigas vegetais e cera de abelha é preciso esquentar e derreter, pois assim que você passar na barba ele vai voltar a sua forma original e modelar. 

Obs. Você pode utilizar o balm antes de dormir para que absorção do produto pelo seu corpo seja maior e mais eficiente. 

Outros produtos para cuidados com a barba

Imagem: Jonathan Zerger/Unsplash

Existem outros produtos de cuidados com a barba que têm efeitos semelhantes, mas que não se enquadram em nenhuma dessas duas categorias. 

Confira abaixo quais são eles.

Spray de hidratação a seco

O spray a seco para barba é um produto prático que auxilia bastante a hidratação dos fios. Além disso, ele também retira odores desagradáveis e ainda confere mais brilho para a barba.

Pomada capilar estruturante para cuidados com a barba

A pomada estruturante é um produto que serve tanto para o cabelo quanto para barba. Além de hidratar, também modela, e uma vantagem é que ela deixa a sua barba super rígida. E assim, você pode deixá-la no formato que desejar.

Veja mais: entenda para que serve a toalha quente na barba

Sempre apare a sua barba

Drobotdean/ Freepik.com

Essa dica não tem muito a ver com produtos, mas é um dos cuidados com a barba mais importante que você deve ter. Para isso, recomendamos que utilize uma máquina de barbear, tornando assim o processo mais fácil e rápido. 

Ou se preferir, procure um barbeiro especialista para fazer esse serviço. No Trinks você encontra os estabelecimentos mais próximos a você. Baixe também o nosso aplicativo. É grátis!

Mantenha sua barba sempre escovada

Imagem: Freepik.com

Esse é um cuidado que deve ser tomado com barbas de todos os tamanhos. Não é porque a sua barba é curta que você não precisa escová-la. Na verdade, se desde pequena você condicioná-la, quando crescer ela ficará no formato certo.

Você pode utilizar uma escova raquete que funciona em barbas de todos os tamanhos ou uma escova pequena, que é vendida em qualquer farmácia e funciona muito bem para barbas curtas.

Essas ferramentas simples vão fazer uma grande diferença, pois deixará sua barba muito mais alinhada, principalmente se você também utilizar o balm.

Curtiu essas informações? Então fique ligado que vão vir muitas outras dicas de cuidados com a barba. Fique nos Trinks e até a próxima!

sobre o autor:

2 comentários

  1. Adan 18 de novembro de 2020 Responder

    Olá, minha barba é falhada e estou querendo muito uma indicação de algum produto para que eu possa usar e preencher estas falhas.

    • Julia Maia 19 de novembro de 2020 Responder

      Olá, Adan! Como você está? O uso de minoxidil pode te ajudar, porém deve ser feito com acompanhamento médico, ok? Fique nos Trinks e qualquer dúvidas estamos à disposição!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *