Beleza

Cuidados com cabelos cacheados

Cuidado-com-os-cacheados

Ter belos cachos está se tornando o sonho de muitas mulheres nos dias de hoje. Depois de décadas em que a moda era ditada por cabelos lisos e loiros, chegou o momento de quem tem os cabelos cacheados brilhar! 

Manter cabelos naturais e com cachos não é tarefa fácil! É preciso ter uma série de cuidados para fazer com eles cresçam bonitos e saudáveis. Precisa de ajuda? Não se preocupe! Nós do Trinks pensamos em tudo e vamos te ajuda com o passo a passo de como cuidar de cabelos cacheados. 

Cronograma Capilar

Para quem quer ter ou manter os seus cachos bonitos, é muito importante definir um cronograma capilar. Mas o que é isso? Você deve estar se perguntando… Essa prática não é nada mais, nada menos que uma rotina que envolve hidratação, nutrição e reconstrução. Assim, seus cabelos conseguem repor a água, os nutrientes essenciais e as proteínas que os cachos precisam para crescer.

Este cronograma é indicado para todos os tipos de cachos. E também para todos os tipos de cabelo, sejam lisos naturais, alisados, ondulados, com tintura ou qualquer química.

Lavagem

O momento de lavar o cabelo cacheado é uma etapa muito importante. O fio de cabelo cacheado possui menos escamas que os lisos e isso atrapalha na absorção da oleosidade. Por isso, os fios crespos e cacheados tendem a ser mais ressecados que os demais. 

Para resolver esse problema, recomendamos utilizar shampoos muito perolados. Eles são mais hidratantes que os transparentes, perfeitos para quem sofre com cabelos ressecados. 

Na hora de lavar, passe o shampoo apenas na raiz do cabelo. Aplique fazendo movimentos circulares para limpar bem a raiz. Esse processo vai evitar que as pontas fiquem embaraçadas. Quando você for enxaguar, o shampoo vai escorrer pelos fios limpando todo do cabelo.   

Na hora de secar, escolha uma toalha de malha macia, ou até mesmo uma camisa de algodão. A toalha áspera, além de aumentar o frizz, absorve água demais e isso vai fazer com que seu cabelo não pegue a quantidade de nutrientes que deveria. 

Extra: evite água quente. A água quente vai ressecar o seu cabelo mais rápido que o normal, deixando ele mais opaco e sem vida. Por isso, sempre lave a cabeça com água morna ou fria. 

Corte

Com um corte adequado, seu cabelo vai ter um volume bem distribuído e seus cachos vão aparecer mais. Recomendamos que você procure um profissional que realmente entenda de cabelos cacheados, pois ele vai fazer uma análise completa antes de começar qualquer procedimento. 

Após saber o seu tipo de cacho, estado dos fios e cumprimento dos cabelos, o bom profissional vai fazer o corte mais adequado para o formato do seu rosto.

Importante: é muito importante estar com o cabelo seco quando for fazer o corte. O fio molhado fica diferente e isso torna impossível prever como os cachos vão ficar quando secarem. 

Aposte em umectação

Essa técnica é uma das melhores ações que você pode fazer para manter seus cachos lindos e hidratados. Trata-se de aplicar óleo vegetal para que ele consiga absorver mais gordura. 

Mas não se assuste! Isso não vai deixar os seus cabelos gordurosos e sebosos. O cabelo cacheado precisa desse tipo de reposição de lipídios para que eles consigam ganhar mais maciez, leveza e brilho. 

Proteção na hora de dormir

Depois de seguir todos os passos para conseguir ter cachos lindos, chega a tão temida hora de dormir e aquele medo do cabelo acordar pronto para cometer um crime: armado e perigoso. Para resolver isso, existem alguns macetes para que você não perca a forma dos cachos enquanto dorme. 

  • O jeito mais simples de manter seus cachos por mais tempo é, afastar as pontas de onde a cabeça vai ficar apoiada no travesseiro, assim o peso dela não vai amassar os seus cabelos. 
  • Outro método é fazer o famoso coque abacaxi, você conhece? Para fazer isso você precisa levar todo o cabelo até o topo da cabeça e prender de maneira bem folgada. Esse tipo de penteado também vai impedir que você amasse o cabelo enquanto dorme e que eles percam a forma. 
  • Por último, você pode utilizar seda ou cetim e fazer um turbante. Com isso você evita que os cabelos fiquem em contato com a fronha, o que aumenta o frizz durante o sono. 

Escolha um bom finalizador

Uma boa finalização é essencial para ter cachos bonitos. É preciso escolher com bastante cuidado o seu creme de pentear, sabe porquê? Os cabelos cacheados não são lavados todos os dias, então, você precisa ter um produto para deixá-los intactos até o dia que for lavar novamente a cabeça. 

Cor dos cachos

Se você quer dar um ar diferente para seus cachos com uma coloração nova, existem algumas coisas que você precisa saber:

  • Nunca pinte seu cabelo de uma só vez, recomendamos que isso seja feito de forma parcial com mechas ou luzes. 
  • Utilize no máximo uma coloração de 40% para que eles não fiquem muito ressecados devido a tinta. Para um resultado mais natural você pode utilizar de 2 a 3 tons diferentes e deixar uma distancia de 1 a 2 centímetros da raiz. 

E aí, gostou das dicas? Com elas você vai conseguir mantes seus cachos sempre lindos e por mais tempo. Deixe um comentário com o que achou do post ou dando alguma sugestão. 

Fique nos Trinks!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *