Gestão

Dia Mundial de Combate ao Estresse: 5 dicas para o seu salão de beleza

Dia Mundial de Combate ao Estresse Trinks

Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Por isso, é de se imaginar a influência desse ambiente em nossa saúde física e mental. Dessa forma, neste Dia Mundial de Combate ao Estresse, uma reflexão se faz necessária: você anda ficando muito estressado com a gestão do seu salão? 

Todos nós sabemos que gerir um negócio nem sempre é tarefa fácil. Mas isso não quer dizer que precisa ser estressante. E isso porque, quando estamos estressados, o nosso trabalho rende muito menos do que poderia render se não estivéssemos. 

Além disso, ainda prejudica a nossa criatividade e nos deixa desmotivados.

Quem nunca ficou estressado quando o cliente apareceu na hora errada, por um erro de agendamento? Ou então, se estressou com a gestão do fluxo de caixa, que não fechou no final do mês? 

Essas questões, e muitas outras, podem parecer corriqueiras no dia a dia de quem tem um salão de beleza ou barbearia. Porém, não precisam ser. 

Pensando nisso, o Trinks, neste Dia Mundial de Combate ao Estresse, separou 5 dicas para tornar o seu dia a dia de trabalho menos estressante. São pequenas mudanças de hábitos que podem aumentar a sua qualidade de vida.

Afinal, ser feliz no trabalho é tão importante quanto ter sucesso — e até mesmo, complementar!

Dia Mundial de Combate ao Estresse: 5 dicas para ficar nos Trinks

1. Faça uma boa gestão do seu tempo

No começo de sua semana, tenha suas tarefas definidas. (Imagem: Canva.com)

Seja você gestor ou funcionário de um salão de beleza, é importante que tenha sua agenda sempre organizada. Procure fazer isso no começo de toda semana, de modo que possa ter em mente quais são as tarefas que precisam ser realizadas. E assim, possa também definir quais são suas prioridades.

Essa é uma ótima maneira de reduzir o estresse causado pela sobrecarga e pela desorganização, que ainda aumenta a incidência de erros.

É claro que podem surgir imprevistos. Mas tendo seus horários planejados, você consegue se antecipar e realocar suas atividades, se for necessário.

Além disso, organizar seus horários também é um bom meio de evitar sobrecargas, uma vez que você consegue visualizar, desde o início da semana, quanto tempo trabalhará.

2. Dê e ouça feedbacks

Dia Mundial de Combate ao Estresse: dicas para gestao de salao
A cultura de feedbacks em seu salão de beleza torna o ambiente menos estresse e mais fértil para crescimento! (Imagem: Canva.com)

Alguma coisa está prejudicando a sua produtividade no trabalho? Converse com seu superior. Mesmo que a situação não seja causada por algo lá dentro, e sim em sua vida pessoal, comunique a ele.

Além disso, caso você seja o gestor do salão de beleza, mantenha o hábito de fornecer feedbacks ao seus funcionários. Elogie as qualidades e aponte, com respeito e de modo atencioso, o que você acredita que pode ser melhorado.

Desse modo, você cria um ambiente bem menos estressante em seu salão e com um senso de coletividade maior, onde todos se sentem confortáveis (e seguros) para expor opiniões.

E assim, torna o ambiente mais fértil para crescimento.

3. Siga as recomendações de segurança

Agendamento obrigatório a solução atual para negócios de beleza
Em tempos de Covid-19, é importante proteger-se! E assim, evitar ansiedades e estresses. (Imagem: Canva.com)

Com a flexibilização das medidas restritivas do Covid-19, muitos salões de beleza reabriram. Se por um lado isso foi um alívio econômico para muitos, por outro lado, talvez, pode estar sendo também um motivo de estresse ou de ansiedade para alguns.

E isso porque o “novo normal” implica em uma série de cuidados que você precisa ter, seja funcionário ou gestor.

Afinal, ainda não estamos longe de perigo.

Por isso, é importante que o seu salão de beleza seja um local seguro para os profissionais e os clientes.

Assim, para evitar estresse e garantir a segurança de todos os funcionários e clientes, é importante:

  • Higienizar o salão pelo menos duas vezes ao dia;
  • Exigir o uso de máscaras de proteção dentro do seu salão de beleza;
  • Fazer a higienização correta dos utensílios utilizados, a cada uso;
  • Restringir a capacidade de pessoas no ambiente.

Leia mais: medidas de segurança e material de comunicação para a reabertura dos salões de beleza

4. Alongue-se nos intervalos

Dia Mundial de Combate ao Estresse: dicas para gestao de salao
Mexer o corpo é fundamental para combater o estresse do dia a dia. (Imagem: Canva.com)

Você sabia que quando nossos músculos estão tensos, o corpo envia ao cérebro um sinal indicando que estamos vivenciando uma situação estressante? Dessa forma, o cérebro tende a tensionar ainda mais nossos músculos e a sensação de estresse só aumenta!

E assim, todos aqueles sintomas do estresse, como as palpitações e a falta de ar, intensificam-se. 

Além disso, ficamos grande parte do nosso dia sentados. E isso prejudica a nossa circulação sanguínea e pode gerar problemas de saúde sérios, principalmente para quem tem predisposição genética.

Por isso, é importante separar um tempinho para alongar-se durante o dia. Ou até mesmo fazer pequenas caminhadas, se for possível, no horário de almoço.

Uma dica é escolher restaurantes um pouco mais distantes, de modo que seja possível que você circule. Além de ser ótimo para o seu corpo, sua mente também se beneficiará com uma mudança de ambiente.

5. Invista em um bom sistema para salão de beleza

Dia Mundial de Combate ao Estresse: dicas para gestao de salao
Automatize seus processos e reduza erros com um bom sistema para salão! (Imagem: Canva.com)

E por fim, e não menos importante, uma dica para combater ao estresse é se munir de ferramentas capazes de evitá-lo! E como fazer isso? Investindo em um bom sistema de gestão para o seu salão de beleza ou barbearia.

Um sistema para salão é uma plataforma inteligente que tem como principal objetivo facilitar ao máximo a operação das atividades do seu negócio — com rapidez e eficiência!

Confira abaixo alguns benefícios de ter um software para salão de beleza:


Ficou interessado e quer saber mais? O Trinks garante 5 dias grátis para você testar todas as funcionalidades do nosso sistema! E se quiser, confira também o E-book sobre o assunto!



O que achou dessas dicas pensadas para o Dia Mundial de Combate ao Estresse? Nós esperamos que elas tenham ajudado a deixar o seu dia a dia de trabalho mais tranquilo e produtivo!

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *