Barba e Bigode

Decoração para barbearias – Saiba diferenciar os estilos.

Dicas-de-decoração-para-barbearias---Saiba-diferenciar-os-estilos

O público masculino tem procurado cada vez mais por serviço de beleza e estética. Por outro lado, ainda existe uma rejeição muito grande em procurar cabeleireiros e salões unissex. Com isso as barbearias vieram com tudo para suprir essa brecha no mercado de beleza masculina. Veja dicas de decoração para barbearias.

Abrir uma barbearia não é tão simples quanto se imagina, pois existe todo um modo de preparo e arrumação do local para receber os clientes da melhor maneira possível. Com um estabelecimento devidamente ambientado, seus clientes vão ficar satisfeitos pelo simples fato de estarem dentro do seu estabelecimento.

Existem muitos estilos diferentes de decoração para barbearias. Você pode decorar sua barbearia de várias formas, tentando focar em deixar de um jeito mais atrativo e tornar um grande diferencial com seus concorrentes.

Mais abaixo vamos mostrar exemplos e explicar a diferença entre cada um deles.

Industrial ou rústico  

Dicas de decoração para barbearias

A decoração para barbearias no estilo industrial ou rústico é um estilo que ganha muito destaque em qualquer estabelecimento em que ele seja utilizado. Deixa o ambiente com um ar de sofisticação, sem perder as características masculinas que tem que ser predominante em todas as barbearias.

O estilo faz referência às antigas indústrias do século 19, com paredes de tijolos, tubulações expostas, detalhes em ferro e até mesmo quadros pequenos. Para utilizar esse estilo você pode abusar de tons mais neutros como: preto, branco, bege e marrom.

Uma boa maneira de transformar o ambiente do seu salão em um lugar mais rústico é utilizar bastante madeira na decoração como: paletes ou caixotes, coisas que são fáceis de reaproveitar.

Mas não confunda um ambiente rústico com um lugar sujo ou despreparado para receber as pessoas. Muito pelo contrário, o tema industrial pode deixar o seu estabelecimento com um ar bem atrativo e descolado.

Retrô

Dicas de decoração para barbearias

Por se tratar de uma profissão bastante antiga, o estilo retrô é bastante utilizado por profissionais que desejam passar a ideia de tradição em sua barbearia. Esse estilo se inspira muito nas barbearias antigas dos anos 50, onde o ambiente é bem mais “carregado” que os outros estilos.

Para fazer uma decoração retrô você pode utilizar bastante madeira, mas não da mesma forma do estilo industrial, onde se pode reaproveitar caixotes como móveis. Procure por móveis antigos de fato. O piso pode ser aqueles antigos e bem detalhados que provavelmente tinha na casa dos nossos avós.

Tente usar cores mais sóbrias e se possível, vestir-se de acordo com o tema para que seus clientes tenham uma ambientação completa dentro da sua barbearia.

Vintage

Dicas de decoração para barbearias

O estilo vintage é bastante parecido com o retrô. Mas o vintage abre brecha para utilizar uma decoração de várias décadas diferentes ou se preferir, foque em uma década especifica, anos 70 por exemplo.

Outra grande diferença são as escolhas das cores, uma característica muito marcante são as cores mais chamativas, como a utilização do vermelho, azul e branco (cores que simbolizam as barbearias ao redor do mundo). Você pode utilizar um piso mais tradicional como o preto e branco e utilizar bastante dos quadros de filmes ou bandas antigas.

Além de deixar o ambiente com um ar bem bacana, ainda é um estilo muito bonito de se ver quando implementado da maneira correta.   

Moderno

Dicas de decoração para barbearias

Estilo bastante utilizado por barbearias de grande porte. Com um visual mais limpo e uma ambientação mais minimalista, o estilo moderno precisa de um pouco de atenção na hora que for montado, pois ele vai deixar a sua barbearia menos chamativa que qualquer um dos outros estilos apresentados acima.

Tome bastante cuidado na hora de escolher essa opção. Esse exalta a simplicidade, com cores frias e adereços que chamam pouco atenção. Utilize espelhos grandes e sem moldura, por exemplo.

Lembre-se: o ambiente deve conversar como um todo, nesse caso menos é mais.

Clássico

O estilo clássico é o mais comum dentre as barbearias, pois se limita montar o ambiente com nada mais além do que é necessário e é utilizado por estabelecimentos que conhecemos como “barbearia de bairro”.

Muito utilizado por barbearias de pequeno porte ou que acabaram de abrir, o estilo clássico prega pela simplicidade. Possuindo apenas uma bancada simples, espelhos normais e sem uma decoração que chame atenção, por se tratar de estabelecimentos que possuem um espaço pequeno, tudo é bem básico, tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Dica: Utilize cores claras ou faça uma boa iluminação para que o seu ambiente pareça maior e organize a mobília de maneira que utilize todo o espaço útil da barbearia.

Conclusão

Podemos ver que existem muitos tipos de combinações de itens, cores e ornamentos para fazer com que a sua barbearia tenha um grande diferencial dentre os seus concorrentes. Queremos deixar bem claro que o mais importante nisso tudo é a criatividade para escolher o estilo do seu estabelecimento. Não é preciso gastar uma fortuna para deixar sua barbearia mais atraente para os clientes, tudo que precisa é juntar um bom ambiente com atendimento de qualidade.

Espero que tenha gostado das nossas dicas de decoração para barbearias! Fique ligado que vem muita coisa boa por aí ainda. Deixe aqui nos comentários o estilo que mais gostou!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *