Gestão

Erros que o dono de salão não deve cometer

Erros-que-o-dono-de-salão-não-deve-cometer

Muitas pessoas acham que para abrir um estabelecimento de beleza, seja salão, barbearia, ou clínica de estética, saber realizar os serviços é o suficiente. Porém, esse já é um dos primeiros erros que o dono de salão não deve cometer. 

Para ser gestor desse tipo de negócio, seus conhecimentos devem ir além da técnica. Ou seja, a parte administrativa também é fundamental. Conheça, neste artigo, quais os principais erros que um dono de salão deve passar longe.

Problemas com o fluxo de caixa

Nas empresas em ascensão, um dos grandes problemas é o acompanhamento correto do fluxo de caixa. Quando o dinheiro está entrando, fica tudo muito bom, todos ficam felizes.

Entretanto, é preciso saber para onde o dinheiro, ou parte dele, deve ir, como ele deve ser dividido e implementado.

Se você não der a atenção que seu fluxo de caixa merece, depois de pagar despesas como taxas, aluguel e fornecedores, por exemplo, o dinheiro pode sair tão rápido quanto ele entrou. E aí, então, as coisas podem virar uma bola de neve.

Caso você não tenha muito jeito para cuidar dessa área, conte com alguém que seja especialista ou com uma ferramenta e te ajude com seu controle financeiro



Usar um local que não seja ideal

Se você quer que as pessoas sintam-se confortáveis no seu estabelecimento, precisa se preocupar bastante com a aparência do local. Além disso, saber que é preciso ter uma boa localização e fácil acesso também é fundamental.

Quem está buscando por um serviço de beleza, seja ele qual for, busca também por um ambiente agradável, que ofereça conforto e comodidade. Isso passará para os clientes a sensação de que os serviços oferecidos serão bem feitos naquele lugar.

E, claro, estar atento ao local significa também procurar o melhor custo-benefício. Se você estiver alugando, por exemplo, nada adianta estar na locação mais cara se ela não oferece o conforto que seus clientes precisam.

Pensando na dica anterior, não tente comprometer seu orçamento apenas por luxo.

Erros que o dono de salão não deve cometer: não fazer o treinamento de pessoal

É imprescindível que você, no papel de gestor, trate seus clientes muito bem. Isso é algo básico. Porém, mais do que isso, é preciso também que seus funcionários saibam como tratar a clientela. 



Atendimento é uma das coisas mais marcantes quando alguém busca por um serviço. No ramo da beleza, isso não é diferente. Para isso, existe o treinamento de profissionais! E ele vai muito além de técnicas para fazer cabelo, por exemplo, mas inclui a maneira certa de tratar o público.

Se você tiver um bom atendimento no seu salão, barbearia, ou clínica de estética, a chance de fidelizar clientes é muito maior.

Deixar de usar as redes sociais a favor negócio

Tudo está na internet! É muito fácil imaginar que, atualmente, quando alguém está procurando alguma coisa, procura primeiramente nas redes sociais. Ainda mais se tratando de serviços de beleza, pois as pessoas querem ver imagens e vídeos dos resultados antes de fazer.

Portanto, um dos erros que o dono de salão não deve cometer é o não aproveitamento das mídias sociais para se divulgar. Mostre seu trabalho, faça stories do seu salão ou barbearia, mantenha uma frequência de postagens, divulgue promoções, novidades, etc. Tudo é válido! 

Quanto mais conteúdos você postar, mais engajamento você irá gerar e mais as suas redes sociais vão crescer. Ah! E, se possível, tenha também um site para salão de beleza ou barbearia.

Misturar finanças pessoais com empresariais

Pode acreditar: mas esse é um erro cometido até mesmo pelos gestores mais experientes. Mas, isso não significa que você pode ignorá-lo. Pelo contrário! O ideal é ficar tão atento ao ponto de não cair nele. 

É fundamental que você saiba fazer uma gestão realmente profissional do seu estabelecimento. Isso significa definir um pró-labore justo e não ultrapassar esse valor para suas dívidas pessoais. 

O que estiver além dessa quantia é o lucro. Ele, por sua vez, pode ser usado para melhorar seu capital de giro ou realizar investimentos no seu negócio, por exemplo. Se você mantiver uma organização, poderá fugir desse erro cometido pelos donos de salão.



Cometer erros e confusões com agendamentos

Quando um cliente marca um horário para ser atendido no seu salão, isso significa que esse é o tempo que ele tem disponível para ser atendido naquele dia. Ou seja, é inadmissível que haja alguma confusão com os horários que possa aborrecê-lo. 

Isso acaba tirando as chances dele voltar, já que a impressão que ele terá pode ser a pior possível. Usar agendas de papel é um costume que pode levar a essa falha.

Para evitar isso, você pode contar com um sistema de gestão com agenda online para salão, como o Trinks.com. Não dê chance aos erros e seja o melhor entre a concorrência!

E então, gostou das nossas dicas para não cometer erros na gestão do seu salão? Se sentiu falta de algo ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo. Estamos sempre à disposição. 🧡 Abraço e até o próximo conteúdo! 

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *