4 Dicas para escolher bem os móveis do seu salão de beleza

Categorias: Beleza, Gestão, Despesas, Estoque, Planejamento, Profissionais

Você está montando seu salão de beleza e não sabe quais móveis não podem faltar? Então está no lugar certo, hoje vamos dar 4 dicas de como escolher bem os móveis do seu salão de beleza!

Primeiramente você deve saber que a decoração de um salão de beleza faz toda a diferença no sucesso do seu salão de beleza ou qualquer outro negócio de beleza. 

Os clientes, além de estarem em busca de um bom atendimento e dos melhores serviços, também querem estar em um espaço aconchegante, agradável e viverem uma experiência completa de bem-estar.

Conforto é a palavra-chave quando se trata de salões de beleza e ela resume a experiência do cliente

O espaço também impacta o bem estar dos profissionais, por conta dos longos períodos que passam em pé ou sentados exigindo resistência. 

Mas há como diminuir a fadiga de extensas horas de trabalho com a utilização de móveis, equipamentos e acessórios adequados, que priorizem o conforto de todos os envolvidos no atendimento – profissionais e clientes – sem abrir mão da eficácia.

Com toda a certeza, além de oferecer um diferencial no atendimento e profissionais qualificados, oferecer também um espaço bem decorado e harmonioso atrai mais clientes, fazendo a diferença na divulgação do espaço e fazendo com que eles sintam vontade de estar no seu salão.

Sendo assim, o Trinks separou algumas dicas para que seu salão de beleza fique a sua cara! 

Como escolher os móveis do seu salão de beleza

Com toda a certeza, além de oferecer um diferencial no atendimento e profissionais qualificados, oferecer também um espaço bem decorado e harmonioso atrai mais clientes, por gerar um encantamento neles e também por fazer com que eles sintam vontade de estar no seu salão.

Mas, como começar a escolher tudo passo a passo? O trinks vai te ajudar!

Confira também: 4 dicas para escolher bem os móveis do seu salão de beleza

1.    Quais móveis não podem faltar em um salão de beleza

Antes de listarmos quais os móveis mais importantes para o seu salão, temos que pensar em outros detalhes, como por exemplo a funcionalidade, o conforto e as dimensões desses móveis.

Para escolher quais mobílias são necessárias, primeiramente você deve saber se caberá no seu salão e se terá funcionalidade e conforto.

Não adianta sair comprando tudo que combina com o estilo do seu estabelecimento, se não houver espaço.

 Agora sim, depois dessa dica importante, vamos listar quais são os móveis necessários para cada área do seu salão.

  1. Para o cabeleireiro:
  • Lavatório,
  • Cadeiras de cabeleireiro,
  • Bancada,
  • Espelhos,
  • Porta instrumentos.
  • Gaveteiros para guardar produtos.
  1. Para manicure e pedicure:
  •  Cadeiras,
  • Mesinhas de manicure,
  • Apoiador de pernas,
  •  Gaveteiros para guardar esmaltes.
  1. Para depilação:
  • Maca,
  • Cadeira,
  • Armário,
  • Mesa.
  1. Para design de sobrancelhas
  • Cadeira para fazer sobrancelha,
  • Tábua para sobrancelha, que também serve para maquiagem e depilação facial.
  • Iluminação propicia,
  • Espelhos,
  • Mesa.
  1. Para a recepção
  • Bancada,
  • Cadeiras,
  • Sofás,
  • Poltronas,
  • Mesa,
  • Filtro de água.

Além de todos os móveis específicos para cada profissional, também são necessários móveis para o estoque e para o uso comum de todos os funcionários e clientes, como por exemplo:

  •  Armários para guardar produtos no estoque;
  • Nichos para exibir produtos de cabelo que estão à venda no salão;
  • Carrinhos de transporte para uso dos profissionais;
  •  Quadros e posters para decoração das paredes
  •   Luminárias decorativas
  •   Espelhos além dos principais

  2.  Defina um estilo

É preciso que você defina a identidade do seu estabelecimento.

Qual conceito você vai seguir? Vai ser algo moderno ou mais clássico?

Independente do tamanho do seu negócio, o conceito é um dos pontos mais importantes, é o que você quer passar para o seu cliente.

 A partir da identidade da marca será mais fácil saber como atrair o público.

Tendo decidido isso, será mais simples escolher quais móveis combinam mais com a decoração do salão de beleza. Vamos dar exemplos de alguns estilos para ajudar nessa decisão.

  • Moderno

O estilo moderno utiliza tudo que é contemporâneo, atual. Optar por uma decoração moderna traz maior vantagem, pois tem muita funcionalidade, já que é um estilo que se adapta bem aos salões menores e maiores.

Essa decoração pode ser feita com elementos mais claros, utilizar cores neutras, aço cromado e poucos móveis. Também é bom investir bastante na iluminação, e em pinturas mais claras.

  • Rústico

O estilo de decoração rústica é principalmente caracterizado pelo seu ambiente natural, e tem como principal inspiração o uso da natureza.

O espaço geralmente é decorado com madeira, pedras, folhas e flores, e muitas vezes com materiais gastos pelo tempo.  Também podem ser utilizados tijolos aparentes e itens de cores verde, marrom, preto e cinza.

  •  Retrô/Vintage

Esse é um estilo muito escolhido por empresário do ramo de salão de beleza. É um estilo muito fácil de identificar, já que traz como inspiração épocas passadas, com itens retrô, que tem a fabricação parecida com as peças de antigamente, porém mais atuais. 

Geralmente quando o empresário escolhe o estilo retrô, ele acaba complementando a sua decoração com peças vintage, apesar de não serem a mesma coisa, retrô e vintage se complementam. 

O vintage utiliza peças da própria época em que foram confeccionados, diferente do estilo retrô. Sendo assim, você pode optar por decorar com cadeiras dos anos 50, por exemplo, assim como espelhos, móveis etc.

3. Escolha bons fornecedores

O maior desafio é encaixar o valor dos móveis e dos utilitários para salão de beleza no seu orçamento, juntamente com a qualidade do seu fornecedor

Então vamos te ensinar como fazer boas escolhas de fornecedores. Para tomar essa decisão é necessário prestar atenção em alguns aspectos, como por exemplo:

  •  Qualidade dos móveis e dos utilitários

A qualidade dos móveis e dos utilitários que você utilizará no seu salão é um ponto crucial para a primeira impressão que seu estabelecimento passará.

Ter móveis de qualidade e confortáveis é algo que ajudará muito na fidelização do seu cliente, e no desejo dele em ficar no seu salão.

Pense, se você vai a um salão de beleza e os móveis estão descascados, ou quebrados, ou com uma aparência ruim, qual a impressão que esse ambiente te passará?

Assim como, ter um bom lavatório, boas macas para depilação, por exemplo, é algo necessário para o conforto dos seus clientes.

Então, na hora de escolher os móveis do seu salão, não preze somente pelo preço, preze também pela qualidade do produto que você está comprando.

  • Preços e condições de pagamento

Quanto você gastou para montar o seu salão, vai impactar diretamente nos seus lucros iniciais, pois os móveis e utilitários, como lavatórios por exemplo, são um investimento.

Não é uma despesa fixa do seu empreendimento, mas inicialmente é uma aplicação necessária do seu dinheiro, para que seu espaço fique convidativo, bonito e aconchegante.

Mas é obvio, que você pode procurar fornecedores que tenham boas condições de pagamento, e bons preços, sem perder a qualidade.

Nunca tenha só uma proposta de um fornecedor e nunca feche negócio com o primeiro com quem você orçar, faça algumas cotações, para ter como negociar e ter uma base de preço do mercado.

Veja também: 7 dicas para reduzir custos em um salão de beleza

  •  Logística de entrega

Na maioria das vezes, a logística de entrega é algo que as pessoas não dão importância.

Porém, em diversos casos, se o fornecedor não tiver os móveis e utilitários para pronta entrega, for demorar muito, ou cobrar um valor muito alto, é bom você ter cartas na manga, e outras opções, para que seu salão não acabe sendo prejudicado por conta disso.

De nada adianta seu fornecedor oferecer boa qualidade, bom preço e prazo de pagamento satisfatório, se os móveis e utilitários não serão entregues quando você precisar.

Então, como podemos ver, a logística de entrega do seu fornecedor é algo que também podemos levar em conta na hora de tomar uma decisão.

  •  Referências do fornecedor

E por fim, antes de escolher com quem comprar os móveis e os utilitários do seu salão de beleza, procure por referências do seu fornecedor.

Veja a opinião de outros salões sobre ele, busque pelo nome da empresa na internet, e faça uma apuração.

Você precisa ter segurança, saber se o fornecedor é responsável, se realmente tem produtos de qualidade, e se cumpre os prazos de entrega.

4. Opte por móveis funcionais, para um dia a dia corrido:

Na hora de escolher os móveis do seu salão de beleza, também é importante levar em conta a divisão do seu ambiente de trabalho, que envolve correria e praticidade.

Investir em móveis funcionais é um melhor aproveitamento do espaço do seu salão, pois tudo que é difícil de lidar ou mexer, acaba ficando inutilizado.

A beleza do móvel deve ser levada em conta, sim, mas não pode ser somente essa a característica dele.

Além disso, é uma boa ideia optar por móveis que sejam fáceis de limpar, já que o salão de beleza é um espaço onde as pessoas se cuidam, então deve estar sempre higienizado.

Então escolha aqueles sem vincos e detalhes que possam acumular poeira e fios de cabelo.

E aí? Gostaram das nossas dicas de como escolher os móveis do seu salão de beleza?

Assim como os móveis, fazer a gestão do seu negócio é igualmente importante para ajudar no crescimento do seu estabelecimento. 

Por isso, organize-se quanto às ferramentas que podem te ajudar a manter o fluxo de agendamentos, atendimentos, finanças, divulgação, estoque e relacionamento com o cliente em pleno funcionamento. 

A gente sabe que é bastante coisa para se preocupar, porém com as ferramentas certas você tem um passo concluído para ser um grande empreendedor da beleza.

Então é a hora de colocar a mão na massa! Esperamos ter ajudado vocês, e continuem acompanhando o nosso blog para mais dicas. 

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *