Gestão financeira: 4 dicas para organizar a do seu negócio

Categorias: Gestão
cuidar-da-gestao-do-seu-salao-via-mobile-ou-celular

A gestão financeira do seu negócio é um dos fatores mais importantes para o sucesso. Ela permite um planejamento mais eficaz, e previne eventuais problemas que venham a surgir.

Diversas vezes, por falta de conhecimento, alguns empreendedores acabam gastando mais do que seu empreendimento fatura e, dessa forma, acabam passando por dificuldades que seriam menores, se houvesse uma boa gestão financeira.

Além de evitar prejuízos inesperados, ter um plano de gestão não é uma medida para apagar incêndios, e sim um fator essencial para que seu estabelecimento prospere.

Por isso, hoje vamos falar melhor sobre como elaborar o seu a seguir!

O que é a gestão financeira?

Gestão financeira nada mais é que controlar ou gerir o dinheiro envolvido. 

Dessa forma, tudo que passa por uma gestão está sendo controlado, organizado e acompanhado com mais atenção.

Essa gestão influencia totalmente no sucesso do seu negócio, pois tendo uma visão clara sobre tudo o que precisa e pode ser feito, é mais fácil gerar lucros e, consequentemente, fazer com que seu empreendimento tenha base para evoluir.

Indo um pouco mais a fundo, a gestão financeira consiste em você organizar as suas despesas em um determinado período e fazer as projeções da sua empresa através dessa organização.

Com esse acompanhamento minucioso, você estará sempre um passo à frente de qualquer imprevisto, já que saberá onde foram seus gastos, quais quantias foram utilizadas, quantos clientes você precisa atender para lucrar tal valor e qual a previsão de lucro.

Para fazer esse controle financeiro, é necessário um alto conhecimento sobre o seu negócio, e muita atenção por parte dos responsáveis por ele. Você pode recorrer a diversas ferramentas, sejam elas encontradas em sistemas de gestão completos, que dão uma visão mais ampla do seu negócio, ou até mesmo com ferramentas mais simplificadas, como planilhas.

Outro ponto de extrema importância, é separar as contas pessoais das contas do seu negócio, já que esse é um erro que prejudica o crescimento e permanência do seu empreendimento no mercado. Nem vamos falar o quanto isso é básico, ok? 

Hoje nós do Trinks unimos 4 dicas para te ajudar a fazer essa gestão, então prestem bastante atenção, e vamos lá!

Aprenda: Gestão financeira para salão de beleza

Entenda seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o centro de qualquer negócio. É através dele que é possível acompanhar tudo que seu salão recebe e tudo que ele tem de despesas para se manter em funcionamento. É uma ferramenta primordial para orientar na sua precificação, e para reduzir gastos desnecessários.

Para manter essas informações sempre atualizadas, é necessário que quando haja alguma movimentação de entrada ou saída no seu caixa, você relate essa informação, seja em um sistema, em uma planilha ou até mesmo em um caderno de despesas e lucros.

Caso contrário pode haver um descontrole financeiro e, consequentemente, prejuízos. Também é uma boa opção fazer relatórios mensais, para saber se o salão teve crescimento ou prejuízo no período em questão.

Estabeleça uma organização diária, semanal, mensal e semestral para acompanhar essas movimentações. Dessa forma, você não deixará nada passar despercebido, pois acompanhará tudo nos mínimos detalhes.

Automatize seus processos

A utilização da tecnologia para facilitar seu trabalho é o primeiro avanço de tudo. Sair do bloquinho de papel e utilizar um computador ou celular, vai facilitar muito a vida do gestor de negócio de beleza a controlar diversos fatores do seu salão, assim como armazenar informações importantes, criar planilhas, relatórios e até receber notificações sobre movimentações importantes.

É possível fazer essa organização através somente de uma planilha de custo, – que não vai te dar tantos resultados prontos, como os citados acima – ou se você preferir, pode optar por algo mais completo, como um programa para salão de beleza.

Existem inúmeros softwares que podem ajudar nessa função, e o uso deles influencia na redução de tempo e gastos, além de ser mais fácil manter a organização e não se sobrecarregar tanto através da ajuda de um sistema ou planilha. Vamos dar exemplos de soluções para auxiliar na gestão do seu salão de beleza.

Mas se uma planilha te atende hoje, isso já é ótimo! Vamos falar sobre o que ela é e quais os tipos você pode usar no seu negócio de beleza.

Aposte nas planilhas

A planilha é um programa que utiliza tabelas para apresentar dados e realizar cálculos.

Existem, por exemplo, as planilhas on-line para salão de beleza – no drive, atualizadas sem salvamento de arquivo no seu dispositivo. Elas já possuem as fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e opções de formatação condicional que facilitam a visualização das informações de que você precisa.

As planilhas também podem ser no formato de arquivo excel, salvo no seu computador. 

É uma boa ideia utilizar as planilhas para organização do seu negócio se você estiver começando agora e não quiser fazer investimentos imediatos.

Através delas você pode:

  • Controlar seu fluxo de caixa;
  • Controlar seu estoque;
  • Agendar clientes;
  • Controlar a comissão dos seus profissionais;
planilha contas a pagar trinks

Faça um planejamento financeiro detalhado.

Um outro ponto que é necessário receber uma certa atenção é o planejamento financeiro, que deve ser feito da forma mais detalhada possível.

Fatores como metas, orçamento, caixa e estoque devem ser listados para que não ocorram erros grandes.

É essencial minimizar os erros da sua gestão ao máximo, para que haja eficiência no seu planejamento. E assim, caso surjam imprevistos você estará protegido.

O ideal é ter esse planejamento em uma planilha ou um software para que facilite sua consulta e a organização do seu planejamento.

Mantenha a disciplina dos controles

Depois que os recursos que serão utilizados forem escolhidos, você deve mantê-los atualizados. Evite o adiamento das atualizações, e não deixe de apontar as entradas e saídas de materiais, nem os gastos e lucros. Até mesmo suas obrigações e compromissos devem ser registrados.

Você deve estar sempre alimentando as planilhas, ou o software caso tenha um, não deixe de lado a organização do seu negócio e mantenha tudo atualizado para que não haja prejuízos.

Que tal investir em um sistema para negócios de beleza e bem-estar

Sim, as planilhas são uma mão na roda quando falamos de organização em todas as áreas do seu negócio.

Mas você percebeu como pode ser trabalhoso administrar e atualizá-las, manualmente, todos os dias? 

Então se você está querendo otimizar processos e dar o mínimo de trabalho possível, para você e algum funcionário de sua confiança, o mais indicado seria investir em um sistema de gestão para salão de beleza, que servem, na verdade, para todo tipo de negócio de beleza.

Assinar um programa te ajuda a gerir seu negócio sem que você tenha que ficar preso no operacional. 

Optar por fazer a gestão financeira por meio de um sistema, torna mais fácil o seu trabalho e dos seus colaboradores. 

Dessa forma, todos aproveitarão muito melhor o próprio tempo. E o melhor de tudo, é que você não precisará estar sempre presente no seu estabelecimento para acompanhar o que acontece. Basta acessá-lo pelo computador, tablet ou celular.

Um programa para salão de beleza tem diversas funcionalidades além do financeiro, e que impactam diretamente nele, como por exemplo:

Conclusão

Por fim, aprendemos tudo sobre como organizar uma perfeita gestão financeira para um salão de beleza! Seguindo nossas dicas, você poderá se preparar muito melhor e ter muito sucesso no seu negócio de beleza!

Fique de olhos em nossas redes sociais para saber tudo sobre o Trinks!

Até a próxima!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *