Divulgação e Marketing

Importância de conhecer seus clientes.


Você conhece seus clientes? Sabe o que eles gostam em seu estabelecimento e quais os serviços são mais procurados? Não? Então está na hora de mudar isso!

Em crises ou batalha entre concorrentes, o salão de beleza ou barbearia que se saem melhor são as que conhecem seus clientes e oferecem ofertas, ou serviços, que os clientes categorizam como primordiais e efetuam com excelência.

Conhecer os clientes de seu estabelecimento de beleza e bem-estar traz inúmeros benefícios ao seu negócio e ajuda você a crescer, dentre eles podemos citar: segurança para oferecer um novo serviço, escolher novos profissionais, auxilia na decisão de criar uma promoção tomando como base os serviços mais procurados e muito, muito mais!


Os-5-primeiros-passos-para-aumentar-as-vendas-do-salão-de-beleza


Trabalhar conhecendo a maneira que clientes pensam é uma das formas mais seguras de dar um up em suas vendas, fazer seu negócio crescer e conquistar mais clientes!

Mas, como conhecer seus clientes e entender o que eles pensam e o que querem do seu negócio?

Como o cliente encontrou seu negócio?

Como o cliente chegou até seu estabelecimento? O que o atraiu? O que falaram sobre seus profissionais e serviços?

São as repostas para essas perguntas que você precisa ter para entender o que as pessoas viram de valor no seu negócio e, a partir disso, conseguir desenvolver estratégia que irão fazer sua marca cada vez mais forte no mercado e atrair mais clientes para seu estabelecimento.

Por isso é importante que você saiba exatamente os pontos fortes e fracos do seu negócio. Conhecer a forma como o cliente chegou ao seu estabelecimento auxilia na ação de marketing que você pode adotar e principalmente ajuda a medir a popularidade e reputação de seu negócio.

O que seu cliente sabe sobre o concorrente e qual motivo ele é fiel ao seu negócio?

Como o mercado da beleza é muito disputado e vive uma constante crescente, você tem que se esforçar para saber o porquê de os seus clientes preferem o seu estabelecimento ao da concorrência.

Como qualquer salão de beleza e barbearia são ambientes descontraídos e propícios a conversar, essas informações podem ser colhidas sem a necessidade de fazer grandes questionário ou pesquisas de satisfação. Tudo que você precisa é conversar com seus clientes entre um atendimento ou outro.

Mas tome muito cuidado para não ser invasivo e chato. Leve o bate-papo de forma leve e que deixe a pessoa a vontade para responder a suas perguntas. A partir dessas respostas você pode ter umas ideias do que pode melhorar, dos seus diferenciais e em estratégias de marketing para melhorar a visibilidade da sua marca.

Ofereça o que o seu concorrente não faz e conquiste uma parcela maior do mercado.

Avalie os históricos de compras

Você sabe qual serviço ou combo oferecer para seus clientes retornarem ao seu estabelecimento?

Se seu estabelecimento está a muitos anos em atuação e você não possui nenhum tipo de controle de histórico de clientes, já está mais que na hora de começar a fazer! Essa é uma parte fundamental para que você entenda os hábitos de consumo dos seus clientes.

Mas se seu negócio é novo e você possui o hábito de alimentar o histórico de cada cliente, com certeza terá uma base de dados válidos para tomar decisões impactantes, como: quadro de serviços, reposição de produtos para vender no estabelecimento e novos investimentos.

Os dados históricos dos clientes auxiliam em decisões como: serviços mais procurados, melhor período para oferecer algum benefício, orientar nas ações de marketing para prospecção de novos cliente e fidelização de clientes antigos, criação de promoções e combos interessantes não apenas para você, mas para seus clientes.  

O Trinks ensina você a calcular o aumento das vendas do seu salão de beleza através deste e-book gratuitos e super prático para seu dia a dia!


Aprenda-a-calcular-o-aumento-das-vendas-do-seu-salão-de-beleza


Agora que você já conhece seus clientes, está na hora de segmenta-los e facilitar sua ação de marketing, conversando com as pessoas de forma certeira e chamando-os para seu estabelecimento novamente!

O processo de segmentação de cliente consiste em dividi-los em grupos que receberão os mesmos serviços e dividem os mesmos interesses.

Essa classificação é importante pois evita que aquele cliente que sempre faz reflexo receba promoções sobre relaxamento, algo completamente inútil para essa pessoa, é importante que seus clientes sintam que você lembrou deles e não que foi um envio geral e recebeu SMS ou e-mail de algo insignificante.

Transforme a relação do seu negócio com seus clientes quase que pessoal e ofereça para ele exatamente o que ele precisa para que ele se sinta especial.

 Já usa o Trinks e tem dúvidas sobre campanhas de SMS e E-mail Marketing? Aprenda agora a criar campanhas e enviar aos seus contatos, baixe o e-book gratuitos e comece a usar


Estratégias-de-Marketing-Infalíveis-para-Salão-de-Beleza


Aplicando o conhecimento!

Agora que você já sabe como conhecer seus clientes, vamos colocar tudo em prática de maneira simples!

  • Organize e treine sua equipe de profissionais para que haja um atendimento impecável, no qual o profissional se dedique àquele cliente e que haja uma boa relação entre eles;
  • Se preocupe em criar histórico de seus clientes, acompanhar a evolução de cada procedimento;
  • Ofereça serviços de qualidade para que seus clientes consigam ver além do preço pago por eles e se tornem clientes fiéis;
  • Reconheça o seu diferencial e abuse disso nas suas campanhas de marketing;
  • Trate muito bem todos os seus clientes para que eles falem bem do seu estabelecimento para outras pessoas e melhore o seu marketing boca a boca;
  • Transforme seu salão de beleza ou barbearia em um ambiente descontraído onde as pessoas se sintam à vontade;
  • Converse com seus clientes para que eles digam tudo que está bom e o que pode ser melhorado, sem vaidade na hora de ouvir as repostas.

Com essas técnicas você será bem fácil decidir qual caminho seguir para fazer o seu negócio crescer cada vez mais.

Você sabia que o Trinks ajuda a conhecer seu cliente através de relatórios fáceis de serem interpretados e avaliações que seus clientes podem dar ao seu estabelecimento?

Agora que você já sabe como entender seu cliente, que tal colocar em prática?

Vamos lá!

sobre o autor:

2 comentários

  1. Rodrigo 10 de janeiro de 2019 Responder

    anotei

    • Mariana do Trinks 15 de janeiro de 2019 Responder

      Olá Rodrigo!

      Essa matéria é muito importante para o crescimento do seu estabelecimento, Trinks é ou não é o sistema mais completo para os estabelecimento de beleza e bem-estar? 😉

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *