Investimento em gestão de salão de beleza: confira os benefícios

Categorias: Comunicação com o Cliente

O segmento de beleza é um dos que mais crescem. E com tanta oportunidade de mercado, quem quer trabalhar na área precisa saber de antemão que o investimento na gestão do salão de beleza deve ser constante.

Seja em infraestrutura, material ou funcionários, se você quer se destacar deve sempre estar atento a esses detalhes.

Porém, saiba que existe uma enorme diferença entre investimentos e gastos.

Quer entender melhor? Então continue acompanhando este post!

Investimento em gestão de salão de beleza: por onde começar

Imagem: Gulherme Petro/Unsplash

O investimento é algo capaz de trazer um retorno a médio e longo prazo para o seu negócio. Muitas pessoas até querem seguir em frente e investir, mas não sabem por onde começar.

Se você se encontra nessa situação, o primeiro passo é adquirir um sistema de gestão. Com ele, o controle de todas as áreas do seu estabelecimento são facilitados.

Ter a possibilidade de organizar tudo o que acontece com seu negócio é algo que irá fazer com que você tenha uma visão bem mais clara de onde deve gastar suas energias.

Um bom sistema de gestão é capaz de otimizar seu tempo e potencializar seu negócio.

Encontre um modelo adequado ao seu salão e veja como tudo será bem mais fácil de ser gerenciado. Tenha controle da sua agenda, material disponível em estoque, a porcentagem correta nas comissões de seus funcionários, controle de caixa, e muito mais.

Investimento em gestão de salão de beleza e fidelização dos clientes

Imagem: Canva.com

Além de todos esses benefícios que já comentamos, fazer um investimento em gestão também é útil para fidelizar os seus clientes.

Por meio do sistema, você pode permitir que seus clientes façam agendamentos online, por exemplo, o que aumenta a comodidade deles.

Além disso, você também pode configurar o envio de lembrete de serviços marcados, mensagem de feliz aniversário e muito mais! E assim, você verá que são essas pequenas coisas que farão toda a diferença para os seus clientes.

Em um mercado tão competitivo não existe mais espaço para amadorismos. Pessoas são exigentes, ainda mais se tratando de beleza e estética. Por isso, transforme seu salão em uma verdadeira máquina que visa exclusivamente a qualidade no serviço para fazer com que ele esteja sempre cheio.

Quer saber mais? Então continue acompanhando para conferir alguns benefícios e dicas de fidelização de seus clientes.

Benefícios da fidelização de clientes

Um cliente satisfeito vale por dois. Tenha em mente que esse cliente vai voltar para consumir o que você está oferecendo, podendo até pagar mais caro em determinado serviço sem se incomodar.

Afinal de contas, o preço não é mais o fator decisivo dele estar voltando ao seu estabelecimento. Logo, sua margem de lucro a cada serviço vai ser maior do que você teria com clientes não fidelizados. Esse será o seu grande trunfo em relação a concorrência!

Além disso, pesquisas apontam que o custo para se manter um cliente é 5 vezes menor que o custo para atrair novos.

Esses benefícios são apenas em relação a seus clientes. Agora, já pensou que sua negociação com fornecedores pode ser completamente diferente se você tiver uma vasta carteira de cliente fiéis para apresentar?

Com chances bem maiores dos produtos deles serem vendidos, a vantagem da negociação será toda sua! Você poderá obter benefícios na compra, preços menores, prazos maiores e melhores formas de pagamento.

Quer saber como economizar seu tempo e melhorar a gestão do seu salão? 

Clique aqui e saiba todas as vantagens de ter um sistema para seu salão de beleza ou barbearia

Passo a passo de como fidelizar seus clientes

O maior patrimônio de uma empresa, sem sombra de dúvidas, é sua carteira de clientes. Focar na satisfação deles faz com que se tornem fiéis a você. Uma empresa que quer alavancar sua margem de lucros deveria se atentar a pequenos pontos como: atendimento, qualidade do serviço e expectativas.

1. Tenha um bom atendimento

investimento em gestao de salao de beleza
Imagem: Canva.com

Ter um bom atendimento é um grande diferencial, pois é primeiro contato do cliente com a sua marca. Fazer ele se sentir à vontade desde o começo é essencial para que essa pessoa queira retornar.

Antes de começar a planejar uma forma de fidelização, pense em como seus clientes são tratados em seu estabelecimento. Se ele é bem atendido pelos seus funcionários, por exemplo.

Ninguém gosta de ser recebido por pessoas de mal humor ou que sejam indiferentes na forma de tratar os outros. Cuide dos seus funcionários para que eles tratem bem os seus clientes. Trabalhar bem o atendimento é o primeiro passo para fidelizar seus clientes.

2. Preste um serviço de qualidade

investimento em gestao de salao de beleza
Imagem: Canva.com

Outro ponto muito importante é se o produto ou serviço está de acordo com as expectativas do cliente. Nada pior do que pagar por algo e sentir que não valeu a pena.

Você pode ter o melhor atendimento, mas se o produto final que for entregue não estiver de acordo com a expectativa dos clientes, de nada vai adiantar.

Muitas empresas pecam exatamente nesse quesito. Vendem a ideia de que estão oferecendo o melhor serviço do mundo, fazem grandes campanhas para atrair pessoas ao seu estabelecimento e na hora de entregar o que foi prometido, falham.

Certifique-se que está oferecendo, no mínimo, o que o cliente espera.

3. Supere expectativas

investimento em gestao de salao de beleza
Imagem: Canva.com

Depois que estiver entregando um serviço de qualidade, foque em superar a expectativa do cliente. Não se contente em estar simplesmente na média, seja mais!

Quando você entrega mais do que promete e surpreende o cliente, a magia acontece.

Fazer a pessoa sair com brilho nos olhos do seu estabelecimento deve ser o principal objetivo de todo empreendedor, pois vai ser essa pessoa que, além de se tornar um cliente fiel, vai começar a recomendar o seu estabelecimento para outras pessoas e defender o seu negócio se for necessário.

4. Traga os clientes para o seu lado

investimento em gestao de salao de beleza
Imagem: Alli/Unsplash

Um cliente satisfeito é um cliente que volta, então tenha cuidado especial para que ele seja seu aliado. Não o trate com indiferença após ele ter saído pela porta.

Mostre como ele é especial para seu negócio. Procure saber como foi a experiência dele em seu estabelecimento, se tem alguma sugestão a fazer, se foi bem tratado. Nada mais recompensador para uma pessoa do que ver suas dores sendo ouvidas.

Podemos ver que trabalhar para fidelizar seus clientes é uma arma poderosa para potencializar seus lucros. Por isso, não poupe esforços quando o assunto for qualidade. Tenha sempre em mente que para se destacar é preciso estar acima da média.

Mas você deve estar se perguntando: “onde eu consigo uma forma de organizar tudo isso e ainda conseguir estar presente no dia a dia do meu salão?”

Conheça o Trinks! O sistema de gestão mais completo do mercado traz todas as ferramentas de que você precisa para gerir o seu negócio com eficiência. E assim, dará um grande salto de qualidade em seu salão de beleza!

Espero que tenha gostado das dicas que demos. Deixe seu comentário para nos contar como foi a experiência colocando esses pequenos passos em prática.

sobre o autor:

8 comentários

  1. Camila Vieira 9 de agosto de 2018 Responder

    Ótimas dicas!

    • Mariana do Trinks 9 de agosto de 2018 Responder

      Que bom que gostou Camila! Ficamos extremamente felizes com isso.
      Fique nos Trinks 😘

  2. Fernanda Alcantara 9 de agosto de 2018 Responder

    Fidelizar clientes é tão difícil.

    • Mariana do Trinks 9 de agosto de 2018 Responder

      Oi Fernanda! Tudo bem? No começo tudo parece ser muito difícil, mas com a estratégia certa tudo vai caminhar bem. Vai melhorando seu serviços ao poucos que logo logo você vai ter muitos clientes fiéis.
      Fique nos Trinks 😘

  3. Hugo Pereira 9 de agosto de 2018 Responder

    Gostei da parte de transformar clientes em aliados. Faz todo o sentido.

    • Mariana do Trinks 9 de agosto de 2018 Responder

      Que bom que gostou Hugo! Fico muito feliz por isso. Muito bom mesmo poder contar com clientes fiéis, no final das contas, eles acabam se tornando seus amigos.
      Muito bom ter um aliado como você! Fique nos Trinks 😉

  4. Marcelo 24 de agosto de 2018 Responder

    O atendimento é a alma do negócio!
    Abraço Trinks!

    • Matheus do Trinks 24 de agosto de 2018 Responder

      É sim Marcelo! Por isso é muito importante investir nesta questão e tornar o bom atendimento como padrão no seu estabelecimento.
      Se você tiver alguma sugestão de tema a ser abordado, sinta-se à vontade para sugerir!

      Fique nos Trinks e até mais! 😉

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *