Como funciona uma planilha de marketing para salão de beleza?

Você sabe a importância de ter um bom plano de marketing para salão de beleza? Para todo gestor da área de beleza e bem-estar, ver sua agenda lotada e seu salão bem falado é um sonho de consumo.

Porém, mesmo se você oferecer um serviço de qualidade e um ambiente agradável para atrair seus clientes, você não conseguirá sair do básico, se não praticar boas ideias de marketing para chamar atenção do público.

Sabemos que o mercado de beleza não para de crescer: Segundo uma pesquisa realizada pelo Euromonitor, o Brasil possui 500 mil estabelecimentos formais e uma perspectiva de crescimento de 4,5% até o fim do ano de 2021.

Com esse crescimento, conquistar a preferência dos clientes tornou-se uma tarefa desafiadora e, por isso, é importante se destacar em meio a concorrência. Portanto, aderir a algumas ideias de marketing certamente vai fazer toda a diferença para o seu negócio.

Mas se você está sem ideias para melhorar a divulgação do seu negócio de beleza, ou não sabe por onde começar, continue lendo o post que nós do Trinks fizemos com muito carinho para te ajudar!

Como funciona uma planilha de marketing para salão de beleza e qual a sua importância

Antes de começarmos precisamos saber o que significa o marketing.

Marketing nada mais é que explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam ser de grande interesse do consumidor.

Ele tem como finalidade chamar atenção do cliente e, por isso, está presente em nossas vidas muito mais do que imaginamos.

Andando pelas ruas, ligando a tv, navegando pelo sites e redes sociais, abrindo jornais e revistas… Seja de qual maneira for, você será impactado em algum momento por alguma ação de marketing.

Por isso, muito além de só fazer campanhas e divulgar seu estabelecimento de beleza, fazer o marketing para salão de beleza inclui também outras decisões importantes, como por exemplo, a identidade visual da empresa, uma boa fachada, uma logo que chame atenção, a decoração interna, etc. Tudo isso fará total diferença na hora de atrair o público.

Como falamos acima, o mercado da beleza vem crescendo gradativamente, difundindo, assim, vários mercados de trabalho.

Para se manter vivo no competitivo mercado da beleza, é preciso que sejam feitas algumas metas, planos de ação e estratégias de mercado e de marketing, avaliando, assim, seu público-alvo, necessidades e desejos.

O uso dessas estratégias de marketing para salão de beleza pode aumentar o número de vendas, o número de clientes, além de garantir os clientes já existentes, aumentando, assim, os lucros e abastecendo as necessidades e desejos do cliente.

Levando tudo isso em consideração, lembre-se sempre dos seguintes elementos na hora de aplicar suas estratégias de marketing para salão de beleza:

  • Padrão de atendimento
  • Estilo do estabelecimento
  • O perfil do público e dos profissionais
  • Qual a idade, preferências, classe social, profissão/ocupação, etc.
  • Porque os clientes fiéis gostam e voltam para o seu estabelecimento
  • Qual o diferencial que você oferece

Com isso, é possível vermos que planejamentos de marketing precisam contemplar períodos relevantes e pensar sempre a longo prazo para conseguir fazer as análises necessárias e assim obter bons resultados.

Não tem tempo suficiente para se dedicar ao marketing, ou quando faz algo, não consegue manter a consistência? Não se preocupe! 

O uso de plataformas de sistema para salão de beleza e outras plataformas de comunicação  podem ser seus melhores aliados na continuidade e sucesso dessa iniciativa.

Estratégias de marketing para salão de beleza

Agora que você já entendeu o que é o marketing e viu o quão ele é importante para o seu negócio de beleza, vamos impulsionar seus resultados!

Não se esqueça! A ação começa assim que você estabelece o primeiro contato entre o estabelecimento e o cliente. A partir desse ponto você deve trabalhar para chamar ainda mais a atenção do seu público.

Confira abaixo as cinco dicas de marketing para salão de beleza que preparamos para você colocar em prática o quanto antes.

1- Seja presente nas redes sociais

Em termos de divulgação, a Internet está cada vez mais mostrando sua eficiência.

Além de ser um recurso econômico, onde em alguns casos é até gratuito, é também capaz de atrair muita gente que ainda não conhece seus serviços, organicamente.

Se você não tiver condições de investir, nem que seja um valor mínimo em suas publicações, melhor ainda. 

A ferramenta das redes sociais certamente irá priorizar o seu conteúdo e entregá-lo para mais pessoas. Essa é a vantagem da divulgação pela Internet hoje. 

As redes sociais e o Google permitem baixos investimentos iniciais, com retorno satisfatório. Mas é importante salientar que as ferramentas não jogam para perder, e uma vez iniciados os investimentos, eles precisarão ser constantes e crescentes, para o atingimento de resultados maiores e melhores. 

Por isso que, dentro do seu planejamento de Marketing, deve constar os investimentos em mídia, pois eles acabam se tornando essenciais em algum momento, pelo crescimento da sua visibilidade.

Você não só pode, como deve usá-las a seu favor, compartilhando por exemplo, trabalhos que já foram feitos e processos de transformação – o famoso “antes e depois” -, que são capazes de chamar atenção daqueles que ainda não conhecem seu serviço, bem como os que já são frequentes no estabelecimento, que podem se sentir representados.

Use e abuse de fotos e vídeos, além de também publicar conteúdos informativos.

Lembre-se que as hashtags estão cada vez mais em alta nas redes sociais. Com isso, porque não criar uma hashtag própria? Sinalize-as pelo seu próprio estabelecimento e eduque sua clientela em quando postar uma foto ou vídeo, não se esqueça de colocá-la.

Uma regra de grande importância também é não deixar sua clientela sem resposta! A internet permite que seu público interaja com o estabelecimento de forma mais frequente e fácil.

Isso faz com que aumente a confiança entre empresa e cliente, principalmente aumenta a confiança no seu trabalho. Quanto maior a confiança, maior a chance de obter sucesso.

Você pode conferir outras dicas sobre como usar o Instagram do seu estabelecimento, explorar stories e mais, em um post que já publicamos por aqui 

Tenha objetivos

Você pode até manter um negócio sem objetivo, porém só irá funcionar a curto prazo. É importante saber que para alcançar seus objetivos é preciso fazer acontecer, liderar e progredir. Errar é normal nessa caminhada, não se desespere!

Pense sobre onde você quer chegar e como você deseja que seu estabelecimento esteja daqui há alguns anos.

Pense, por exemplo, quantos clientes terão ido ao seu salão, quanto será a fatura média do estabelecimento, o quanto ela aumentou, e por qual porcentagem dos lucros aumentaram.

Agora, pense também o que está atrasando com que esses objetivos sejam atingidos:

  • É preciso treinar mais seus profissionais?
  • Falta suporte para os clientes e funcionários?
  • Um site ajudaria melhor na divulgação?
  • Talvez seja melhor dar uma repaginada no visual da loja?

Uma boa ideia para conseguir se organizar é fazendo planilhas para organizar o que precisa e o que já foi realizado.

Nossa dica é contar com um sistema de programa para salão de beleza para te auxiliar. 

Você sabe que os softwares podem te ajudar em diversos quesitos, que variam desde o agendamento online até contagem automática e regular do seu estoque.

Veja também: 7 dicas para reduzir custos no salão de beleza

Faça concursos e programas de fidelidade para auxiliar no marketing para salão de beleza

Quem não ama ter a chance de ganhar algo ou de garantir aquele desconto em um produto ou serviço?

Como falamos nos tópicos acima, não tenha medo de se jogar no ambiente digital. E essa dica também vale para este tópico!

Faça concursos através de seu Instagram, por exemplo, e peça para quem realizou algum serviço poste foto marcando o salão. A melhor foto ganhará um serviço escolhido por você.

Os sorteios também são excelentes aliados quando falamos de atração de clientes.

Faça um sorteio onde as regras são seguir o perfil oficial, curtir a foto e marcar três amigos. Esses três amigos marcados talvez possam se interessar pela promoção também e assim por diante.

Mas lembre-se! Concursos e sorteios dependem da aprovação da Caixa Economica Federal. 

Aproveite, também, essas promoções para fazer parcerias com outros negócios locais, vocês juntos podem fazer algo que chame mais atenção e atraia mais ainda o público!

Outro ponto importante é o programa de fidelização de clientes. Ofereça benefícios para aqueles que mais frequentam o seu estabelecimento. Dê um incentivo aos seus clientes

Com essas dicas seu negócio ficará ainda mais na boca do povo e atrai mais clientes, além de fazer com que os antigos voltem sempre.

Confira também: 10 dicas para ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza

Antecipe-se

Fazer apenas o básico pode até servir, mas se você não tiver um diferencial, como irá se destacar e chamar atenção do público?

Não basta esperar os clientes começarem a procurar uma técnica, pois eles já vão ter descoberto em outro estabelecimento de beleza. Por isso, antecipe-se.

As tendências mudam o tempo inteiro, técnicas de sobrancelhas novas, um novo corte do momento ou uma hidratação inovadora, etc. O profissional dessa área deve buscar se atualizar sempre, seguir referências estrangeiras, ficar de olho nos perfis mais influentes e consumir conteúdo do assunto.

Não deixe ser esquecido! Mantenha contato com seus clientes

Assim como todos amam boas promoções e chances de adquirir produtos e tratamentos de graça, o cliente também gosta de ser lembrado.

Por isso, mostre que ele é importante e que você quer a presença dele no seu estabelecimento. Envie uma mensagens personalizadas, ocasionalmente, comunicando quanto tempo ele não realiza o serviço, sobre um novo tratamento ou até que sente a falta dele.

Para os clientes regulares envie cupons especiais incentivando com que eles conheçam os novos produtos e/ou serviços além dos que ele já realiza.

Mas cuidado! Fique atento na frequência e quantidade de mensagens que você envia, pois pode causar um efeito reverso.

Atualmente diversos programas para salão de beleza disponibilizam o envio de mensagens automáticas.

Além disso, os sistemas de gestão também te dão acesso ao cadastro dos clientes para acompanhar a frequência deles ao seu salão de beleza, coleta avaliações de serviços e profissionais, organiza comunicações automáticas por SMS, whatsapp e e-mail, e te deixa em contato frequente com seus clientes, munido das informações certas para mantê-los com você.

Atualmente, é evidente que para competir no mercado atual, frente a tanta competitividade, os estabelecimentos devem sempre buscar estratégias de marketing que possam se sobressair, ter lucros, se destacar, chamar atenção e conquistar novos clientes, fidelizá-los e firmar sua permanência no mercado.

Gostou das ideias de marketing para salão de beleza que nós do Trinks preparamos para você? Assim como essa dica, você pode acompanhar as melhores estratégias de marketing para salão de beleza

Continue acompanhando o blog para mais dicas que irão fazer o seu estabelecimento ser um sucesso total!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *