Gestão

Materiais que não podem faltar no seu salão de beleza

Capa-o-que-não-pode-faltar-no-seu-salão-de-beleza

Nesse post você vai conhecer os materiais que são indispensáveis para começar a atender os primeiros clientes em seu salão de beleza. Passando longe dos materiais comuns, o Trinks te ajuda a ir além da chapinha, secador e babyliss!

Esperamos que goste deste artigo e boa leitura!

1. Escovas 

Escovas são imprescindíveis para a atividade dentro do salão de beleza. Muitos profissionais quando começam a montar o próprio acervo de material, acabam esquecendo que cada cabelo possui seu diferencial e, por isso precisam de um tipo único de escova.

Veja aqui as escovas importantes para se ter em seu salão de beleza: 

Ventilada 

Modelo de escova muito utilizada para modelar e secar as pontas. Ela possui um formato oval e cerdas naturais de javali. ela é ativada pelo calor do secador, e, por ser ventilada e ter um espaçamento maior em suas cerdas, serve para dar volume aos cabelos. 

Almofada 

Modelo indicado para cabelos lisos ou levemente ondulados e longos. Ela possui cerdas de plástico e se usada junto com o secador tem um resultado parecido com o da modeladora, porém não tão liso. 

Raquete

Uma ótima opção para pessoas que tem uma sensibilidade maior no couro cabeludo. Ela tem um formato oval, cerdas de plástico com bolinhas nas pontas. É indicada para pentear e desembaraçar todos os  tipos de cabelo. 

Cerâmica 

Escova utilizada em cabelos ondulados a lisos, para pentear, desembaraçar e modelar. Ela é arredondada e possui a base de cerâmica. As cerdas misturam a maciez do javali com a durabilidade do nylon. 

Fininha 

Escova para ser utilizada em cabelos curtos e com a finalidade de cachear, finalizar e modelar. Por ser revestida em cerâmica ela aquece e trata os fios quando usada junto com o secador, diminuindo o frizz. 

Retangular

É uma escova bastante comum e pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo pelo fato de ter um espaçamento bem grande entre as cerdas, esses espaços ajudam a evitar que o cabelo seja quebrado. 

Outro ponto tão importante quanto escolher a escova certa é manter a higiene delas.  Por serem utilizadas frequentemente em diversas pessoas, elas podem armazenar caspa, seborreia e piolhos. 

O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana, retirando o excesso de fios e em seguida deixe-as de molho em água e sabão por cerca de 10 minutos. Não se esqueça de enxaguar e secar bem. Caso queira ter um cuidado maior, existem produtos especializados para a limpeza. 

2. Pentes 

O pente é algo bem particular, cada profissional tem uma preferência de qual é o mais apropriado para o seu serviço. Nós recomendamos ter todos os modelos e tamanho de pentes disponíveis, para que você possa atender adequadamente todos os diferentes tipos de cabelos que vão aparecer durante o dia no seu salão de beleza. 

Os pentes mais comuns são: 

Pente garfo

Utilizado em cabelos crespos para desembaraçar cabelos afros. Esse tipo de pente foi muito usado durante as décadas de 70 e 80, quando a moda black power estava em alta. 

Pente com dente de jacaré

Pente ideal para quem faz escova e usa chapinha. Ele possui dentes em forma de flechas em que penteiam os fios em ziguezague, esse sistema faz com que fique marcado, o que acaba dando uma aparência natural e saudável.  

Pente de madeira 

Os pentes de madeira são bem democráticos, pois existem em todos os modelos e podem ser usados em qualquer tipo de cabelo. Eles servem para: 

  • Evitar o frizz
  • Tirar nós de cabelos molhados
  • Não afeta cachos
  • Destes finos beneficiam cabelos liso
  • Hidrata cabelos ressecados 

Cada tipo de cabelo precisa de um pente ideal, por isso é importante ter todos disponíveis em seu salão e, que o profissional fique atento para utilizar o pente certo de acordo com os tipos de cabelos de seus clientes. 

3. Shampoo e Condicionador 

Produtos que devem ocupar maior parte do seu estoque. Os procedimentos capilares em seu salão de beleza se iniciam a partir da lavagem e consequentemente o uso de agentes para limpeza dos fios. 

Sendo um serviço essencial, você pode economizar e comprar galões de shampoos e condicionador e aproveitar promoções. Mas atente-se a data de validade! 

4. Tinturas

Com grande procura, as tinturas podem ser o carro chefe de seu salão de beleza. Por isso, Alimente seu estoque com diversas cores, descolorantes e tonalizantes.  

5. Creme

Em busca de cabelos bonitos e saudáveis, o uso do creme é indispensável para chegar ao resultado. Invista em cremes para todos os tipos de cabelo e esteja pronto para atender serviços como: hidratação, cauterização e demais procedimentos. 

6. Toalhas, capas e aventais.

Após a lavagem de cabelos, é necessário o uso de toalhas para tirar o excesso e até proteger a roupa do cliente para que não fique molhada. Compre uma quantidade média de toalhas neste primeiro momento e atente-se em ter um espaço para lavar e secar cada uma delas. É recomendado o uso de toalhas brancas ou de cores claras. 

Importante para a proteção de profissional e de clientes, os aventais e as capas são os itens básicos para oferecer aos clientes enquanto prestam seus serviços. Com o mesmo critério de cores que as toalhas, você mostra ao seu cliente profissionalismo e higiene. 

7. Material e espaço para manicures. 

Ao montar seu salão de beleza, não esqueça de manicures e pedicures! Reserve um espaço especial para o cuidado com as unhas e, invista em equipamentos profissionais para que não haja confusão de objetos em seu salão. 

Os materiais básicos para o serviço de manicure são:

  • Alicates;
  • Lixas de unha;
  • Algodão;
  • Acetona;
  • Esmaltes diversos;
  • Bases;
  • Películas;
  • Creme para mãos;
  • Esterilizador para os alicates. 

Luz apropriada e decoração especial não podem ficar de fora quando o assunto é espaço próprio para manicures e pedicures. Solte a imaginação e encha de cor! 

Serviços.

Com tudo pronto e prestes a abrir as portas, já pensou em quais serviços irá oferecer para seus clientes? 

Não há momento melhor para selecionar os serviços prestados aos clientes, sejam os pagos ou até os gratuitos, como: café, Wi-fi, biscoitos, revistas, entre outros. 

Após essa lista básica de materiais indispensáveis para seu salão de beleza, você já está mais seguro para abrir seu negócio e começar de vez o início da sua jornada de sucesso! 

Agora tudo que você precisa é fazer um bom trabalho e promover ações de marketing para conquistar mais clientes.

Nós do Trinks te desejamos boa sorte! Gostou do nosso post? Deixe seu comentário aqui embaixo! Tem alguma dúvida? Pode comentar também que nós vamos te responder e fazer o possível para ajudar 🙂 

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *