Mitos e verdade sobre abrir um salão de cabeleireiro ou barbearia

Abrir um salão de cabeleireiro, mesmo com as incertezas e desafios da atualidade, o segmento de beleza é um dos que mais crescem no país. E, com tantas oportunidades no mercado, quem quer abrir um negócio na área precisa saber desde já que os investimentos na gestão de um salão de cabeleireiro ou barbearia devem ser frequentes.

Dessa forma, para se destacar da forte concorrência e conseguir a sua clientela, deve ter atenção em alguns detalhes principais como: infraestrutura, material e funcionários.

Mas lembre-se que investimento não são apenas gastos, se você tiver uma boa gestão e um bom planejamento, você vai recuperar e ganhar muito mais lá na frente!

Quer saber mais? Então, continue acompanhando este post!

Investir em um salão de cabeleireiro vale a pena?

A animação de abrir o próprio salão de cabeleireiro ou barbearia é muito boa e faz com que tenhamos um milhão de ideias para colocar em prática. Mas, lá vai um conselho: tenha calma! Firme os pés no chão e planeje-se! Analise as suas vontades e a sua realidade financeira, para que aconteça tudo corretamente neste momento tão importante para você.

Um investimento é capaz de dar retorno a médio e longo prazo para o seu negócio e muitas pessoas querem e têm recursos mas não sabem por onde começar.

Se essa é a sua situação, recomendamos que o primeiro passo seja conhecer mais e adquirir um sistema de gestão. Assim, ficará muuuito mais fácil controlar todas as áreas do seu salão de cabeleireiro.

Portanto, para quem ainda não entende muito do assunto, conseguir organizar todas as atividades necessárias para o funcionamento do seu estabelecimento é algo que fará com que você tenha uma percepção muito mais clara e objetiva de onde efetivamente você precisa gastar suas energias.

Um aliado importante

Um sistema inteligente de gestão te ajuda a otimizar seu tempo e a potencializar consideravelmente o seu negócio. O ideal é que você encontre um modelo que seja aderente ao seu salão de cabeleireiro e consiga ver como a sua gestão será muito mais fácil e eficiente. Com esse sistema, você poderá controlar a sua agenda, verificar os material disponível em estoque, definir a porcentagem correta nas comissões de seus funcionários, ter o controle do caixa, e muito mais.

Além desses benefícios que comentamos por aqui, realizar investimentos em gestão também é muito útil para fidelizar os seus clientes.

Por meio do sistema integrado, você permite que seus consumidores realizem agendamentos online, por exemplo, o que facilita o acesso e aumenta a comodidade deles.

Por lá, você também consegue configurar lembretes com os horários marcados, enviar mensagens de promoção e feliz aniversário, o que cativa bastante a sua clientela e torna você diferenciado. Com essas pequenas atitudes, você fará toda a diferença para os seus clientes.

Com o mercado cada vez mais competitivo, os amadores não têm mais espaço. As pessoas estão mais exigentes, principalmente quando se trata de beleza e estética. Por isso, direcione toda a sua força para transformar o seu salão de cabeleireiro ou barbearia em um lugar de referência na qualidade do serviço, para fazer com que ele esteja sempre cheio e próspero.

O que eu preciso para montar um salão de cabeleireiro?

Mesmo com o setor de beleza e bem-estar sendo considerado um investimento com retorno mais rápido (em média, cerca de 6 meses após a inauguração), é preciso planejar e ter muita organização para conseguir efetivamente um bom lucro já nos primeiros meses e, principalmente, não falir!

Abrir um salão de cabeleireiro exige bem mais que ter apenas o dinheiro e o espaço necessários. É preciso criar um nome exclusivo, definir uma personalidade para seu negócio, e claro, achar a melhor forma de gerenciar, mesmo que seja a distância.

Quer ajuda para escolher um nome para seu salão de cabeleireiro ou barbearia? O Trinks te ajuda! Veja o nosso artigo sobre nomes para salão de beleza.

Agora, vamos te mostrar algumas dicas e planejamentos necessários para abrir o seu salão de cabeleireiro ou barbearia.

Então, vamos lá?

5 passos para abrir seu salão de cabeleireiro

 1. Estrutura e Equipamentos

Em primeiro lugar, o que você precisa fazer antes de abrir um negócio é preparar o espaço, verificar a infraestrutura e adequar as coisas básicas como luz, telefone, água. 

Após esses passos internos, vem a parte estética com: pintura, limpeza, ventilação e organização.

Com essa estrutura preparada, começamos a pensar nos equipamentos principais:

  • Espelhos;
  • Iluminação;
  • Móveis para cabeleireiros, manicures, esteticistas, recepção;
  • Secador, prancha, modeladores de cabelo e ferramentas do cabeleireiro em geral;
  • Esmaltes, cera, e outros produtos usados por manicures, depiladoras e outros profissionais que for reunir na casa;
  • Etc.

Comprando os equipamentos mais básicos, você consegue começar a fazer mais dinheiro enquanto o estabelecimento dá início aos primeiros passos jurídicos e estruturais.

2. Legalização e regularização

Você conhece as leis que protegem seu salão de cabeleireiro? Para abrir o seu negócio, precisa saber todas as normas que a ANVISA decretou para o funcionamento.

Dessa forma, indicamos que procure um contador e fale abertamente sobre a sua ideia de negócio ideal, o valor que possui para o investimento e qual o tempo que é preciso para realizar corretamente o trâmite legal.

A partir desse trâmite legal, o local onde o salão de cabeleireiro ou barbearia deverá passar por algumas inspeções e fiscalizações.

É fundamental estar atento a todos os produtos comprados, além de ler sempre os rótulos e a orientação de uso de cada um deles. Isso ajuda a proteger você e seus profissionais contra essas possíveis eventualidades.

3. Plano de negócio

Preparar um documento com as informações do seu salão e as formas de ações que você planejou para o crescimento de seu estabelecimento é um passo muito importante.

Esse plano de negócio é essencial para que possa acompanhar o sucesso de seu salão de cabeleireiro ou barbearia. Quando for montar o seu, não deixe de definir objetivos e metas de pequeno, médio e longo prazo.

5. Profissionais e tendências

Você deve escolher seus profissionais baseado no estilo de público que você quer atingir. Se o seu negócio tem como público-alvo jovens e adultos antenados e liberais, então selecione este perfil de profissionais.

O match entre salão e cliente deve ser perfeito e esta etapa é só um dos segredos para fidelizar e garantir o retorno dos clientes.

Então, com a equipe já selecionada e preparada para a ação, certifique-se de atualizar e colocar todos por dentro das novidades do mercado! Será bem mais difícil atingir o seu público se não oferecer as tendências do segmento, né?

Acreditar e oferecer suporte aos seus profissionais ajudará muito no crescimento do seu salão de cabeleireiro ou barbearia.

6. Divulgação e Marketing

Essa última dica é essencial e precisa ser seguida para garantir o sucesso e a prosperidade do seu negócio.

“Ser visto para ser lembrado”, esse é um lema que fala muito sobre os negócios. Então, reserve uma parte do seu investimento para a divulgação do seu salão de cabeleireiro ou barbearia através de folders, promoções e contas em redes sociais. Pois, são essas ativações que darão a visibilidade necessária para atração de cada vez mais clientes!

Então lembre-se: sem dúvidas o marketing digital é essencial para atrair os clientes, porém, o boca a boca ainda é um caminho fundamental para construir confiança, reputação e garantir a sua agenda cheia! Foque nesses dois caminhos e veja os resultados!

Mitos e verdades sobre abrir um salão de cabeleireiro

Cada vez mais, os milhões de brasileiros tentam uma vida melhor abrindo seus próprios negócios, apostando na chance de melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda da sua família.

Para ter mais chances do seu salão de cabeleireiro dar certo, é necessário se preparar e ter cuidado com os famosos “mitos” de empreender.

Apesar da oportunidade promissora, não é uma tarefa tão fácil. E, por isso, nem todas as empresas conseguem se manter e prosperar. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 10 empresas, só 4 conseguem sobreviver aos primeiros 5 anos de vida.

Esses dados só reforçam ainda mais a importância de se planejar muito bem, conhecer o mercado em que vai atuar e compreender a viabilidade do seu negócio. Essas atitudes, aliadas a um sistema de gestão integrada (que vai otimizar consideravelmente seu tempo e a eficiência das suas atividades), ajudam e muito a minimizar os riscos do seu salão de cabeleireiro ou barbearia fracassar.

Confira agora alguns mitos e verdades:

Vou trabalhar menos e ganhar mais

Mito. Se você não se planejar e tiver ajuda de um sistema de gestão, terá que executar muito mais tarefas do que em um emprego normal. Pois, no final das contas, sua carga horária será maior do que antes. Então, lembre-se: além do dono precisar dar o exemplo, você é o maior beneficiário. Se você não fizer, dificilmente outra pessoa fará o seu trabalho.

Vou poder fazer o que gosto

Verdade. Essa é uma das maiores vantagens de ter a sua própria empresa. Logicamente o empreendedor tem que analisar bem o mercado-alvo para entender se é um bom negócio ou não investir nesse cenário, porém, nada o impede de juntar as duas coisas e empreender em uma atividade que ama.

Não posso fazer o mesmo que alguém já faz

Mito. Esse mercado está cheio de salão de cabeleireiro ou barbearia parecidos, que vendem os mesmos serviços. Se você criar uma empresa inovadora, as chances de se destacar e prosperar são realmente bem melhores. Contudo, isso não é uma regra, também é super possível empreender com algo que já existe. Defina o que faz sentido para você, quais profissionais consegue reunir e se é viável especializar-se em algum segmento ou abrir um estabelecimento mais generalista. Vale tudo, desde que mantenha os pés no chão que mencionamos lá no início, e tenha TU-DO mapeado do que pretende fazer e como irá fazer.

Conclusão

Em conclusão, de de todas essas informações, temos certeza de que você já sabe o que é necessário para tirar o seu sonho de abrir seu salão de cabeleireiro do papel e torná-lo realidade. O Trinks te ajuda com isso e muito mais, auxiliando com a gestão de seu negócio, marketing e fidelização de clientes.

Ah! E não esqueça de sempre acompanhar as novidades por aqui. Confira nosso novo ebook que com certeza vai te ajudar a colocar todo esse aprendizado em prática!

Conte com a gente e até a próxima!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *