Um nome para minha barbearia: como escolher?

Categorias: Divulgação e Marketing, Comunicação com o Cliente, Barba e Bigode
nome para barbearia

Assim como quando nós nascemos e nossos pais definiram nomes que vamos levar por toda vida, a responsabilidade de definir o nome do seu negócio é algo que precisa ser levado muito a sério, afinal, ele será para sempre reconhecido dessa forma.

Mas, sabemos que essa escolha pode ser muito difícil. E é por isso que nós estamos aqui.

Apesar de existirem disponíveis na web, diversos sites que prometem gerar o nome do seu negócio de beleza em segundos, vamos combinar que isso está longe de ser o ideal. 

Sua barbearia precisa ter a cara que você sonhou para ela. E como fazer isso sem escolher um nome que faça sentido para você?

Por isso, nós estamos aqui. Hoje, vamos te dar o apoio que estava faltando para você terminar essa leitura com a certeza de como conduzir a produção do nome da sua barbearia.

Preparado? 

A escolha do nome ideal para sua barbearia

Pode parecer difícil inicialmente, mas o nome ideal existe. 

No processo de como criar o nome perfeito para o seu negócio de beleza, segundo o Sebrae, é optar por aquele que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito.

Ainda sim, existem alguns passos que podem te ajudar a sair do zero nesse momento – e vamos falar sobre eles mais a frente – mas tenha sempre em mente que para encontrar o nome perfeito para a sua barbearia, você precisa ter muita paciência e empenho. 

Antes de começarmos a falar sobre como você deve fazer para escolher o nome ideal da sua barbearia, é fundamental que você entenda a importância que essa escolha tem com o sucesso do seu negócio.

Inclusive, um dos erros mais comuns de quem está começando, é justamente não considerar essa relação e escolher nomes sem nenhum tipo de significado.

O nome da sua barbearia vai muito além de um processo criativo. Ele envolve estratégia, publico, localização, nicho, entre muitas outras coisas, além de diferenciar você dos seus concorrentes.

Por onde começar?

Para escolher o nome ideal da sua barbearia, você precisa identificar o que tem apelo entre os seus consumidores, as diferenças entre seus concorrentes, facilidade na pronúncia e escrita, e etc.

Faça alguns rascunhos e teste seus amigos e familiares. Vejam o que eles falam e sugerem. Dessas conversas, costumam sair excelentes ideias para essa construção. 

Mas, claro, existem algumas dicas que podem facilitar esse processo de criação e nós vamos mostrar para vocês agora!

8 dicas infalíveis para minha barbearia ter o nome perfeito

A fórmula perfeita não existe, mas nós conseguimos separar 8 passos que vão transformar a dificuldade de escolher o nome ideal da sua barbearia em uma tarefa muito mais prática.

Assim, você vai otimizar esse tempo para cuidar das próximas etapas do processo de abertura da sua barbearia, como pensar no que não pode faltar na sua.

01. Tenha uma lista de informações importantes

Para início de conversa, pegue um bloco de notas e destaque tudo que for importante nessa composição.

Entenda como importante, tudo que fala sobre o seu público, o nicho em que você está inserido, seus serviços, seus concorrentes e, principalmente, seus diferenciais. 

A partir dessas informações, siga as próximas dicas!

02. Faça um brainstorm

Você sabe o que é brainstorm?

Essa expressão inglesa é uma técnica muito utilizada em empresas de todos os setores para aprimorar ideias e estimular a criatividade de todos os colaboradores envolvidos.

Considerando que você deve estar muito no início do seu negócio e não deve ter funcionários, chame amigos e/ou parentes para compor essa reunião e desenvolva as ideias apresentadas. 

Nela, apresente aquelas anotações que passamos na dica 1 e faça umas sugestões iniciais, para incentivar que os demais também sejam criativos. 

Mas, lembre-se do objetivo dessa reunião! Não deixe ela virar uma conversa informal e sem foco.

03. Menos é mais

Barbearia do Biso – Cliente Trinks

É sempre válido lembrar que nomes muito grandes não ajudam em nada a memorização e, por consequência, o nome da sua barbearia nunca estará fixado na mente dos seus futuros clientes.

Alguns exemplos de empresas com nomes simples e fáceis de memorizar são Apple e Uber. Perceba o quanto eles são fáceis de falar e pronunciar. 

Sabemos que esses exemplos são bem específicos e de ramos diferentes do que o seu salão de beleza atuará, mas a ideia aqui é te mostrar, em fatos, que ser claro e objetivo é muito importante na hora da sua escolha.

04. Nada de modismo

Quem nunca viu uma cafeteria chamada “Central Park” ou um bar com o nome “Sob nova direção”? 

Apesar de distintos, eles fizeram parte de séries televisivas de sucesso há pelo menos uma década atrás. E, no momento da inauguração, poderia até ter feito algum sentido, mas hoje… 

É que, ainda que no momento da inauguração, alguma série ou novela esteja sendo um sucesso, o nome do seu negócio deve ser escolhido pensando a longo prazo. 

Portanto, se o seu objetivo é crescer a sua barbearia cada vez mais, não dê a ela nomes com prazo de validade.

05. Uma dose de criatividade e cuidado

Criatividade é bom, mas quando somada ao cuidado é um diferencial. 

Acontece que é muito comum que a criatividade te ajude a viajar em nomes incríveis, mas é muito importante saber ponderar para não fugir tanto da proposta inicial e chegar a nomes com duplo sentido ou que em outras línguas, possam ter um tom sugestivo.

Sua barbearia precisa de um nome criativo, porém simples. Cuidado com o exagero!

06. Relacione o nome com o nicho

Curto, fácil de memorizar, atemporal e com cuidado para não ter um significado sugestivo. Bom, você já tem uma boa limitação de nomes para a sua barbearia.

Porém, ainda sim, é preciso lembrar que a sua barbearia tem que ter o nome de barbearia!

Por isso, tenha o cuidado de trabalhar com nomes reais, que tenham conexão com o seu ramo de atuação. 

Pense na essência da sua marca e liberte sua criatividade.

07. Já pensou em virar franquia?

Confraria da Barba - Unidade Copacabana - Barbearia no Rio de Janeiro
Confraria da Barba – Cliente Trinks

Sabemos que você está muito no início do seu projeto, mas vai que as coisas dão ainda mais certo do que você imagina e a sua barbearia cresce a ponto de se tornar uma rede de franquias?

Por isso, um ponto interessante é a escolha de um nome “universal”, que caia bem, seja fluido e que, quando sua sede nos Estados Unidos for aberta, eles consigam falar facilmente o nome do seu negócio.

Veja mais! Franquia de salão de beleza: 5 dicas para um retorno rápido 

08. Pesquisa de registro

Por último, mas não menos importante é que, depois de escolher o nome, você precisa conferir junto ao INPI se ele está disponível para registro. 

De maneira geral, formalizar e registrar sua barbearia geram oportunidades e ganhos para o negócio, seu empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, entre outros.

Por isso, faça a conferência do nome escolhido e registre seu negócio o quanto antes. Além de evitar possíveis dores de cabeça que a ilegalidade pode trazer, com um registro oficial você protege o seu patrimônio, agrega valor aos seus produtos ou serviços e ajuda a fidelizar o consumidor. 

Checklist final

Agora que você já tem tudo em mãos para construir o nome ideal para a sua barbearia, vamos fazer um checklist final, só para garantir que além dessas dicas, você não está esquecendo mais nada?

Pegue o papel e caneta e anote aí!

01. O nome escolhido está disponível no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI?

02. O nome escolhido cria identificação com o público?

03. É curto e objetivo?

04. Fácil de lembrar, entender e falar?

05. É diferente dos concorrentes?

06. Não tem dupla interpretação?

07. Tem significados estranhos em outros idiomas?

08. É original e único?

Conclusão

Parabéns! Se você ainda não conseguiu escolher o nome perfeito para a sua barbearia, acreditamos que com essas dicas, o caminho deve estar muito mais próximo.

Com o nome definido, seu negócio de beleza está há menos passos de se tornar real. 

Mas, olha… O caminho pela frente é longo, e nós estamos aqui com várias dicas para te ajudar em todas essas etapas, hein?! 

Conforme uma barbearia ou qualquer outro negócio de beleza cresce, fica mais difícil acompanhar as tarefas do cotidiano. Por isso, utilizar um sistema que oferece boas funcionalidades para o seu dia a dia não é mais um diferencial, e sim, um passo essencial de quem quer empreender com resultados positivos.

Além disso, o fator principal para essa contratação é que ela é totalmente online, e isso contribui ainda mais para você, dono do estabelecimento, poder acompanhar de perto tudo sobre agendamentos, atendimentos, avaliações de clientes, movimentação financeira e de estoque, abertura e fechamento de caixa, comunicação com clientes e muito mais, mesmo não estando presente. Pensar no funcionamento da sua barbearia é o passo seguinte que irá te levar o nome que você escolheu, com tanto carinho, rumo ao sucesso.

Então, vamos deixar a próxima sugestão para você: um artigo que desenvolvemos para explicar em quais estabelecimentos um programa de gestão de salões de beleza serve.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *