Financeiro

Pix para salão de beleza: confira o que muda


A partir de novembro, o Banco Central começará a operar o seu novo sistema de pagamentos instantâneos: o Pix. Essa é uma novidade que vem para facilitar o dia a dia de pessoas físicas e jurídicas, que podem realizar transações financeiras em qualquer dia e horário. Inclusive aos finais de semana!

Com a promessa de que será mais rápido e eficiente do que os DOC e TED, o Pix é uma inovação há tempos esperada. 

E o melhor: não haverá restrição de uso. Todos que tiverem um conta bancária poderão usá-lo e, assim, garantir os benefícios que ele traz.

Ficou curioso e quer saber mais? Então continue acompanhando esse post que o Trinks preparou para você e entenda como o Pix pode ser vantajoso para o seu negócio na área da beleza. 

Pix para salão de beleza: veja o que muda

Pix para salão de beleza: veja o que muda
Imagem: Canva.com

Quanto mais opções de pagamentos houver para seus clientes, mais vantajoso é para o seu salão de beleza. Afinal, o objetivo é melhor atendê-los e, assim, oferecer uma boa experiência, de modo que eles sempre queiram voltar.  

E agora, além da possibilidade de pagar pelos serviços com dinheiro físico, boletos, transferências bancárias ou com maquininhas de cartão, haverá também a opção de pagar com o Pix — sendo necessário para isso apenas ter um celular. 

Agora, para uma maior comodidade, seu clientes terão a possibilidade de pagar pelos serviços utilizando o QR Code, criado no aplicativo de seus bancos. 

A seguir, veremos melhor como isso funcionará. Continue acompanhando!

Veja mais: como fidelizar clientes em seu salão de beleza

Mas como funciona o Pix?

Com o Pix, seus clientes ou sua empresa não precisam usar dados de agência bancária ou conta para efetuar transações financeiras.

Assim, só será necessário inserir as chaves Pix, que podem ser cadastradas como CNPJ, CPF, número de celular, e-mail ou uma sequência de números aleatórios.  

Para isso, é necessário apenas ter uma conta (corrente, poupança ou de pagamento) mantida em um banco, uma fintech ou uma plataforma de pagamentos.

Desse modo, essa chave poderá ser usada na hora de fazer a cobrança ou efetuar o pagamento no sistema, como por exemplo:

  • Pagar boletos de cobranças;
  • Pagar fornecedores;
  • Pagar funcionários;

E, no caso dos clientes que estejam em seu salão de beleza, eles também poderão usar o Pix para pagar pelos serviços utilizados.

O que o salão de beleza precisa fazer para começar a usar o Pix

Depois que o seu salão de beleza tiver cadastrado sua chave Pix, você então poderá começar a realizar suas transações financeiras e receber pagamentos com essa nova modalidade.

Funcionará assim:

Será criado um QR Code com o valor do serviço, que poderá aparecer em sua maquininha de cartão ou no celular do atendente, habilitado com a opção Pix.

Em seguida, esse mesmo QR Code poderá ser utilizado pelo cliente, que efetuará o pagamento pelo seu próprio celular no aplicativo do banco em que escolheu cadastrar sua chave Pix.

E, assim, esse valor será descontado da conta do cliente e entrará direto em sua conta corporativa.

E o melhor: o Banco Central garante que as transações feitas com o Pix irão ocorrer em até 10 segundos. Impressionante, não é mesmo?

Outras opções de pagamento para o seu salão de beleza

Apesar da praticidade do Pix, é de se esperar que muitos clientes ainda prefiram continuar pagando pelos seus serviços com cartão de crédito.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central em 2018, 43% dos brasileiros preferem efetuar suas compras utilizando o cartão de crédito.

E isso se deve, principalmente, pela possibilidade de parcelar os valores dos serviços.

Por isso, ter uma maquininha em seu salão de beleza ou barbearia é, sem dúvidas, fundamental.

E se você procura ainda mais facilidade no processamento de informações financeiras do seu salão de beleza, você pode adquirir a Belezinha, a máquina de cartão de crédito do Trinks.

Com ela, é possível fazer a divisão automática do percentual do seu salão e do seu profissional parceiro.

Assim, você evita aquelas dores de cabeça comuns na hora de fazer os cálculos da comissão.

Dica Trinks! 💡

Você possui mais de uma conta bancária para realizar as transações financeiras de seu salão de beleza, barbearia ou Spa? Então, antes de cadastrar sua chave Pix em uma dessas contas, avalie qual banco oferecerá os melhores benefícios.

Uma boa ideia é escolher o banco que anunciar que não cobrará tarifas de contas coorporativas.

Benefícios de utilizar o Pix

vantagens do pix para salao de beleza
Imagem: Trinks.com

Tire todas suas dúvidas sobre o Pix para salão de beleza

Ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do Pix? Não tem problema! Preparamos alguns pontos para você compreender ainda mais. Confira!

1. O que é o Pix?

Como já adiantamos, o Pix do Bacen é uma inovação do mercado financeiro, que disponibilizará transações instantâneas, permitidas em qualquer dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

2. O que é uma chave Pix?

A chave Pix é um código que identifica uma conta dentro do sistema. E assim, possibilita que as transações financeiras aconteçam. Essa chave pode ser o e-mail, CNPJ ou CPF, telefone ou uma chave numérica aleatória.

Cada pessoa física pode cadastrar até 5 chaves. Já as pessoas jurídicas podem cadastrar até 20. Além disso, não é permitido repetir a mesma chave para contas diferentes.

Ou seja, se você cadastrou o CNPJ de seu salão de beleza como chave no banco X, não pode cadastrá-la no banco Y.

3. Quando começará a valer?

Embora só comece a funcionar em 16 novembro, os usuários já puderam cadastrar suas chaves a partir do dia 5 de outubro, por meio de um pré-cadastro junto ao sistema.

Mas vale ressaltar que o pré-cadastro não é obrigatório. Caso você não realize o seu neste período, mais para frente o seu agente financeiro entrará em contato solicitando que você realize seu cadastro.

4. Haverá custos?

De acordo com o Banco Central, cada instituição financeira terá a liberdade de definir as taxas para a utilização do Pix pelas empresas. Inclusive com a possibilidade de não cobrar taxa alguma.

O que se espera é que as taxas sejam menores do que as cobradas atualmente para outras transações, como DOC e TED.


O que achou dessas informações sobre Pix para salão de beleza? Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui nos comentários que nós iremos te responder!

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *