Produtividade no salão de beleza: como fazer seu tempo render mais


Sabemos que o dia a dia de um salão ou barbearia costuma ser sempre cheio, com muitas tarefas e prazos curtos para realizá-las. Por isso, quando não há uma produtividade no salão de beleza, o estresse aumenta e as 24 horas do dia parecem não ser suficientes.

Mas a questão é a seguinte: você realmente não tem tempo?

A ideia desse artigo é promover uma reflexão sobre essa questão. E além disso, apresentar maneiras de aumentar a produtividade no seu salão de beleza, otimizando seu tempo para que todas as tarefas sejam concluídas.

E isso sem prazos extrapolados!

Confira 8 dicas para aumentar a produtividade no seu salão de beleza

1. Trace objetivos

“O tempo é relativo” – Albert Einstein

Essa foi uma das teorias de Einstein que revolucionaram o mundo. Seguindo esse pensamento, como podemos dividir as 24 horas do dia para todas as tarefas que precisamos realizar?

Simples: com planejamento.

É extremamente importante traçar um objetivo e se manter fixo a ele. O que podemos observar é que muitos profissionais erram em simplesmente esperar o trabalho aparecer para, então, começarem a produzir.

E é aí que entra o planejamento!

Não desperdice seu tempo com tarefas que não vão levá-lo a lugar nenhum. Assim, identifique quais são as suas prioridades e se concentre nelas.

E pense o seguinte: se você está tendo que estender as suas horas de trabalho, talvez seja porque não está organizando bem o seu tempo.

2. Não se esqueça de suas metas

Metas estão diretamente ligadas ao objetivo principal do seu empreendimento. Por isso é tão importante que você já tenha esse objetivo muito bem definido, para que não surjam dúvidas.

Para ficar ainda mais claro o entendimento, veja da seguinte forma: o objetivo é o destino final e as metas são o caminho para chegar até ele.

O objetivo de todo empreendedor é fazer o seu negócio crescer, mas o único problema é que a grande maioria das pessoas não sabe como fazer isso.

Elas acham que só de aumentar o tamanho do estabelecimento ou o número de funcionários terão um aumento do retorno financeiro.

Tenha definido quais serão os passos antes mesmo de dar e evite os problemas que possam surgir. Lembre-se que as metas têm a ver com os resultados a longo prazo.

3. Mantenha o foco

Esqueça aquela velha ideia de tentar ser “multitarefa”. É simplesmente impossível executar (bem) várias tarefas ao mesmo tempo.

Por isso, é muito importante manter o foco. Afinal, é melhor fazer algo muito bem do que entregar vários serviços mais ou menos.

Manter o foco é fundamental para que os seus objetivos sejam alcançados. Se organize para que possa realizar uma tarefa de cada vez e da melhor maneira possível. Só assim você será capaz de fazer com as metas sejam batidas e os seus objetivos alcançados.

E lembre-se: ter sempre muito trabalho nem sempre é sinal de foco, mas sim de que você não está conseguindo organizar os seus horários.

4. Defina as prioridades

Para definir as prioridades é preciso ter um conhecimento mais profundo sobre o negócio. Só assim você vai saber o nível de urgência e poderá colocar em ordem tudo o que precisa ser feito. Gaste seu tempo com o que é realmente importante, e não com coisas que desviem seu foco.

Avalie todas as tarefas e mantenha-se focado nelas. Você não conseguirá resolver todos os problemas de uma só vez, e fazer isso só vai te desgastar. Então, liste tudo o que precisa ser feito e trabalhe essas tarefas por etapas, pois assim será mais fácil driblar as adversidades.

Com as prioridades definidas, você também vai poder estipular um determinado período de tempo para concluí-las e, com isso, aumentar a sua produtividade.

5. Divida o seu tempo

Não seja uma pessoa controlada pelo relógio, e sim alguém que tenha o tempo a seu favor!

O segredo para o sucesso na área da beleza é a organização. É preciso fazer a coisa certa, e no momento certo. Isso faz toda a diferença na hora de avaliar a produtividade no seu salão de beleza ou barbearia.

Existe a hora de planejar, a hora de executar e a hora de descansar. Com certeza você já ouviu ou falou a seguinte frase: “não consegui parar um minuto.”

Nada pode ser mais prejudicial para qualquer profissional do que a falta de tempo. Uma pessoa produtiva tem o seu dia muito bem divido para que possa realizar todas as tarefas dentro das suas horas de trabalho.

Mantenha seus profissionais atentos ao tempo que eles gastam em cada atendimento para que não se enrolem com a agenda.

Uma dica: antes mesmo da abertura do salão, veja o que tem na agenda para ter uma ideia da quantidade de tempo que vai gastar para realizar cada serviço.

6. Evite interrupções

Essa parte requer concentração e disciplina, pois você vai ter que ser bastante focado para conseguir fazer todas as tarefas depois de seguir os passos anteriores.

Ser interrompido durante o trabalho representa uma perda considerável de tempo no seu dia a dia. Então, não permita que atrapalhem o andamento do seu serviço com coisas que podem ser resolvidas em outro momento.

Se for possível, passe as tarefas que roubam o seu tempo para outras pessoas, afinal, você já tem prioridades que precisam da sua atenção.

7. Mantenha o equilíbrio

Em tudo na vida é preciso que se tenha equilíbrio, seja na vida profissional ou na pessoal. É muito importante você entender que organizar o seu dia não se trata apenas de melhorar a sua produtividade, mas sim a sua qualidade de vida.

Existe o momento de trabalhar e o momento de descansar. Manter esses dois lados equilibrados é fundamental para o bem-estar físico e mental. Levar isso para o seu salão de beleza ou barbearia vai fazer com que todos os profissionais o vejam com bons olhos.

Não adianta fazer as pessoas trabalharem até a exaustão, pois isso deixará o ambiente do seu salão muito ruim. Quanto pior for o clima, menor será a produtividade no seu salão de beleza.

8. Considere o tempo médio

Cada tarefa tem um tempo médio para a sua execução. Por isso, cabe a você analisar e definir um limite de tempo para todas as atividades que são realizadas no seu salão de beleza ou barbearia.

Se um profissional corta um cabelo em trinta minutos e outro leva uma hora, poder ser sinal de que alguma coisa está errada. Esse tempo extra poderia ser utilizado com outros clientes, fazendo o seu faturamento mensal aumentar.

DICA NOS TRINKS!
Baixe o nosso e-Book super ilustrativo sobre produtividade no salão de beleza e torne-se um verdadeiro especialista no assunto.



Conclusão

Podemos notar que produtividade no salão de beleza está diretamente ligada a gestão de tempo no dia a dia. E que a maioria das pessoas não consegue realizar as suas tarefas diárias: não por falta de tempo, mas sim porque não se organizam da maneira correta.

Não se sinta mal caso esteja pecando em algum dos itens que foi citado anteriormente. Em vez disso, veja como uma oportunidade para fazer o seu estabelecimento evoluir.

O Trinks ajuda você a pôr essas dicas em prática para organizar a sua vida. Por isso, clique aqui e veja o quanto será vantajoso para seu salão!

Espero que tenha gostado. Fique nos trinks. 🙂

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *