Promoção para salão e outros negócios de beleza: veja porque usar, mas não abusar

Categorias: Divulgação e Marketing, Comunicação com o Cliente, Redes Sociais
promoção para salão


Apesar do mercado de beleza e estética atrair um número elevado de pessoas diariamente, conquistar uma clientela fiel ao seu salão, ou outros negócios de beleza, pode ser uma tarefa muito difícil por conta da grande concorrência desse segmento. 

E, nós sabemos… Uma boa promoção para salão pode ser o pontapé inicial para tornar o seu negócio bem mais atrativo para novos clientes, simplesmente porque, nos dias de hoje, a distância entre preço e qualidade precisou ser encurtada para manter um negócio de pé.

Mas, até que ponto é válido usar dessa estratégia para conquistar essa movimentação tão desejada, sem que isso impacte toda a sua estrutura?

Hoje, nós vamos te ajudar a entender todos os prós e contras por trás de uma promoção para que você saiba, exatamente, em quais momentos utilizá-la sem que essa ação passe de uma solução para um problema.

Preparado? Vamos lá!

Você conhece o seu negócio?

Quem gerencia um salão de beleza precisa estar por dentro de todos os recursos físicos, humanos e financeiros, para conseguir ter uma visão geral sobre as necessidades e oportunidades criadas dia após dia.

A partir desse conhecimento que tudo acontece. Afinal, você gerencia o terceiro maior mercado de beleza do mundo, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). 

Entende o quanto é necessário conhecer todas as pontas do seu negócio?

Por isso, preparo e conhecimento são características essenciais para todo dono de salão de beleza. 

Promoção x qualidade

Ainda que você conheça o seu modelo de negócio perfeitamente, nós sabemos o quanto pode parecer difícil decidir quais estratégias usar para captar novos clientes e manter os antigos.

E, não tenha dúvidas: promoção é um sucesso. Na atual realidade em que vivemos, o preço é especialmente levado em conta na tomada de decisão de um cliente, e se você conhece a demanda do seu salão, os gastos com produtos e profissionais e o custo benefício conquistado nessas períodos de queda de preço, por que não fazer?

Mas, será que essa é a única opção viável para tornar o seu negócio de beleza mais atraente?

Nós te garantimos que não. Nem tudo se limita à promoção. Aliás, muitas vezes, o cliente não está em busca do menor preço. 

Dê experiências positivas, crie laços afetivos, entenda e ultrapasse as expectativas criadas por eles. Salões de beleza trabalham com a auto estima de homens e mulheres todos os dias. 

Atendimento, qualidade, limpeza, comunicação e muitos outros pontos, podem ser diferenciais que façam o percurso do seu cliente até você positivo e, consequentemente, fiel.

Por quê não ficar refém de promoção para salão de beleza

Agora que você já entende a diferença entre promoção para salão e qualidade do seu serviço, responda: promoção é tudo de melhor que você tem a oferecer?

Se sim, siga em frente! Inclusive, nós criamos um artigo super completo sobre dicas de promoção para o seu salão de beleza. 

Mas, saiba que seus clientes terão como motivo, para ir até seu salão de beleza, somente o preço. E o cliente encontra, com facilidade, em qualquer estabelecimento. A hora que ele encontrar algum serviço mais em conta, ou um pacote de serviços mais atraente, ele vai sem nem pensar duas vezes. 

Entenda: preço não cria laços, é puramente business. 

Promoções são válidas sim, em muitos momentos, mas você não precisa se tornar refém delas para manter seu negócio de pé. 

Trazer novos clientes para o seu salão requer muita pesquisa, estudo e planejamento. E é por isso que você precisa sempre estar atualizado para atender e entender as dores e expectativas do seu cliente sobre o seu serviço. No fim, ele só precisa enxergar, de forma clara, tudo que o seu salão de beleza pode fazer por ele.

5 estratégias infalíveis para atrair clientes além da promoção para salão de beleza

Você deve estar se perguntando quais outras estratégias podem ser utilizadas para atrair seu público, não é mesmo?

Por isso, nós separamos aqui 5 opções infalíveis para que o seu salão de beleza não pare de receber novos clientes!  

01. Atendimento é tudo

Um excelente atendimento é o principal cartão de visitas que o seu salão de beleza deve ter, e o motivo é simples: o ser humano é emocional e ele busca essas conexões em todos os lugares. Se você tem uma postura agradável e busca tornar toda a experiência dele dentro do seu salão positiva, ele vai se encantar por você.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mind Miners e a NeoAssist, 92% deles concordam que um bom atendimento é crucial na hora de escolher entre uma ou outra. Por isso, invista em um bom atendimento e qualificação, assim, o seu sucesso está garantido.

02. O seu serviço é bom?

Dez entre dez pessoas buscam um serviço de qualidade quando vão a um salão de beleza ou qualquer outro negócio desse segmento. Por isso, é fundamental que este seja um diferencial na hora de um cliente escolher entre você e a concorrência. 

Analise o que você entrega. Seja crítico e avalie se você pagaria pelo trabalho que está oferecendo. É muito importante pensar pela cabeça do cliente quando o assunto é qualidade do serviço prestado.

03. Redes sociais são uma oportunidade de ouro

Se você estiver no seu salão agora, olhe em volta. Quantos dos seus clientes estão olhando o telefone enquanto aguardam atendimento?

Em um mundo onde 42% da população mundial está ativa diariamente nas redes sociais, deixar essa oportunidade de ouro de fora da sua estratégia para conquistar clientes é um grande problema.

Por isso, mesmo que você não leve muito jeito com essas coisas, não deixe de estar presente digitalmente. 

Se não souber muito bem o que falar, tenha sempre em mente que você deve se apresentar como alguém que sabe o que faz e é especialista no nicho que atende. Também é interessante dar dicas de cuidados pré e pós serviços, apontar o momento ideal de retornar ao salão para tratamentos profissionais, entre outros. 

Veja mais! 10 dicas para ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza

04. Planejamento, planejamento e… planejamento!

Toda ação que você tomar no seu negócio de beleza deve ser consequência de um planejamento bem pensado e organizado. 

Quer saber o por quê? Sem ele, você não tem metas e objetivos claros e isso, automaticamente, torna todo o resultado adquirido um simples número, sem nenhum aprendizado ou melhoria para o seu negócio. 

Por isso, tenha sempre em mente o porquê de você estar tomando essa ação, qual objetivo você quer conquistar com ela e como você irá desenvolvê-la internamente. 

Em seguida, avalie se todos os pontos destacados no planejamento vão gerar resultados próximos do esperado e o que você pretende aprender com eles para manter como algo fixo no seu salão de beleza.

Temos certeza que esse comportamento para cada atitude tomada no seu negócio de beleza pode mudar positivamente tudo o que você fizer por ele.

05. A avaliação do seu cliente vale muito

Quantas vezes você buscou um atendimento através de indicação de algum amigo ou familiar?

Não tem jeito… Os anos passam e o marketing boca a boca segue sendo o de maior resultado entre as pessoas e o motivo é simples: Ele vem seguido de um resultado palpável, não de promessas de alguém que só quer te vender um serviço.

E, vamos combinar que o discurso de venda acima de qualquer coisa já não cativa mais ninguém, né?

Por isso, busque sempre a avaliação dos seus clientes. Pergunte, mostre interesse e aprenda com cada comentário. Assim, você aprimora o seu serviço e logo o marketing boca a boca do seu salão, ou qualquer outro negócio de beleza vai valer muito mais do que você imagina.

Conclusão

Agora, chegou a sua vez de refletir e entender o que pode dar certo para o seu salão de beleza hoje. E lembre-se que as dicas indicadas aqui servem não apenas para salões, mas para qualquer negócio de serviços de beleza e bem-estar.

Promoções são um sucesso e nós não estamos aqui para dizer que você não deve fazê-las. Muito pelo contrário.

Se você conhece muito bem o seu negócio e aplicar descontos é uma ação viável no seu atual momento, vai com tudo porque não existe estratégia mais certeira que a queda de preços. 

Porém, o ponto é entender como criar uma promoção para salão de forma que o seu negócio de beleza não seja impactado de forma negativa, apenas porque você precisa captar serviços, ao invés de clientes. 

Se isso ainda não está tão claro, existem sistemas de gestão automatizada que podem te ajudar a cuidar de todas as áreas do seu negócio de beleza. Assim, você poderá se dedicar ao crescimento dele e é possível focar, por exemplo, em ações promocionais de qualidade.

Mas, sabemos que pode ser difícil para você entender o porquê da importância de um sistema de gestão eficiente. Por isso, desenvolvemos um infográfico com dados reais de quem implementou esse tipo de ferramenta e obteve resultados incríveis.     

Por fim, lembre-se: planejamento é tudo que o seu salão, ou qualquer outro negócio de beleza que você possua, precisa. E, aqui no Trinks, estaremos sempre prontos para te ajudar com isso!

Até a próxima!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *