Quanto custa montar uma barbearia pequena?

Se a ideia de abrir sua própria barbearia está martelando em sua cabeça, você acaba de encontrar o guia perfeito para transformar esse sonho em realidade.

No Blog da Trinks, somos especialistas em negócios de beleza e estamos aqui para desvendar todos os mistérios sobre os custos de montar uma pequena barbearia.

Além disso, temos algumas informações valiosas que vão te motivar ainda mais a embarcar nessa jornada empreendedora. Então venha conosco e boa leitura!

 

Por Que investir em uma barbearia?

 

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de investimentos em barbearias e, seguindo as tendências atuais, tem tudo para ultrapassar os Estados Unidos, tornando-se o líder mundial com uma arrecadação impressionante.

Longe de serem apenas locais para cortar cabelo, as barbearias modernas oferecem uma experiência completa aos seus clientes. A transformação sociocultural em torno da beleza masculina e o conceito de homem metrossexual redefiniram o setor.

Hoje, uma visita à barbearia pode incluir desde a degustação de cervejas especiais até o entretenimento com jogos, atraindo um público diversificado e aumentando o ticket médio dos serviços.

 

Conheça o mercado da beleza masculina!

 

Antes de mergulhar de cabeça na abertura de sua barbearia, é crucial entender o mercado de beleza masculino.

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) revelou que 83% dos homens consideram os cuidados com a aparência tão importantes quanto para as mulheres, com muitos frequentando barbearias regularmente e utilizando uma variedade de produtos de beleza.

Depois de levantar essas informações, alguns passos serão necessários para começar a colocar o negócio em funcionamento.  Então, continua conosco, pois vamos falar mais sobre eles! 

 

 

Um novo conceito de barbearia pequena:

 

Se pararmos para pensar, um dos principais indicadores da mudança dos homens com relação aos cuidados com a beleza surgiu no momento em que as barbas estilo hipster e lumbersexual, ou lenhador, voltaram a ser uma tendência. 

E isso não só impulsionou o mercado de beleza masculino, como deu de presente para quem já empreende nessa área, como conduzir com seus serviços e sair do tradicional “barba, cabelo e bigode”.

As barbearias de hoje passaram por uma revolução em todos os sentidos. Os jovens da pós-modernidade estão em busca de outros serviços relacionados à estética, entretenimento e lazer.

Por isso, é uma tendência ver que as barbearias fugiram do tradicional para cativar novos clientes. 

Hoje, ao visitar um desses espaços, você encontra desde cervejas artesanais a mesas de sinuca, tornando esse ambiente um lugar de muito entretenimento para seus visitantes. E isso pode ser ofertado em ambientes mais ou menos espaçosos. O que vale é a criatividade e apoio profissional, para criar uma experiência inesquecível para seu cliente.

Agora que você já conhece o mercado de beleza masculino e como as barbearias precisavam se reinventar para manter seus clientes e cativar tantos outros, vamos ao que interessa? 

Caso esteja gostando do nosso conteúdo, confira também: Como atrair novos clientes em uma barbearia pequena! 

 

Quais equipamentos uma barbearia pequena precisa?

 

Citamos as barbearias pequenas, pois essa busca tem crescido significantemente. Empreendedores querem, cada vez mais, tocar seus novos negócios, mesmo com um espaço menor disponível, e tudo bem! Agora, independentemente da estrutura da sua barbearia, esses espaços precisam de 1 a 4 cadeiras de barbeiro, que são aquelas onde os clientes se sentam para realizar seus serviços.

Cada uma dessas cadeiras precisa ter suporte para cabeça e pés, um espelho à frente, prateleiras e um daqueles carrinhos onde os profissionais deixam seus equipamentos, sabe?

Ah! E é primordial que este ambiente seja organizado, principalmente se o seu espaço for bem pequeno, pois ele precisa ser capaz de comportar o fluxo de clientes que você terá ao longo do dia. 

Se o seu espaço tiver um segundo ambiente, use-o como uma recepção e área para entreter seu cliente. Caso não tenha, tudo bem! Com criatividade, você consegue fazer isso em um ambiente só. 

O que você precisa ter em mente é que quanto mais confortável sua barbearia for, mais atrativa ela será para o seu público. 

Desenvolvemos um checklist da estrutura e equipamentos pessoais necessários em uma barbearia para que você saiba, exatamente, o que vai precisar para montar a sua! 

 

Estrutura:

 

01. Fachada da sua barbearia;

02. Cadeiras de barbeiro;

03. Lavatórios;

04. Balcão para recepção com gaveta e chave;

05. Espelhos;

06. Armários para material, gaveteiros e prateleiras;

07. Cadeiras ou sofá para espera.

 

Equipamentos pessoais:

 

01. Tesoura para corte;

02. Tesoura de desfiar;

03. Navalette;

04. Máquina de cortar cabelo;

05. Avental;

06. Toalhas;

07. Borrifador de água;

08. Escova de cabelo.

 

Custos para ter a minha barbearia pequena!

 

Além dos equipamentos, existem outros custos a considerar para que sua barbearia se destaque. A decoração, por exemplo, deve refletir sua personalidade e agradar ao seu público-alvo.

Mimos para os clientes, uma área de conveniência e a oferta de serviços adicionais como tratamentos de pele e massagens podem diferenciar sua barbearia no mercado.  Então, vamos mostrar mais detalhes logo em seguida.

 

01. Decoração:

 

Seja moderna ou retrô, decoração é top 1 quando falamos de barbearia. 

Na hora de escolher qual será o designer da sua, dê preferência a temas que tenham ligação com o que você gosta, para que a sua barbearia tenha a sua cara e converse com os gostos do seu cliente.

Por exemplo, se você curte sertanejo e seu público alvo também, porque não adicionar uns equipamentos de som, uma vitrola, uns clipes passando pela televisão, além de cores e estilo dos móveis que remetem a esse estilo?

Já se você gosta de rock e seu público também, que tal colocar uma jukebox, miniaturas de instrumentos ou até um instrumento que o cliente possa tocar?

Seria sensacional e a forma perfeita de se destacar!

 

02. Mimos:

 

Quem nunca ouviu o “Manda mimos!”? O famoso termo pode virar uma hashtag cheia de fotos dos seus clientes nas redes sociais e uma ótima oportunidade deles divulgarem, gratuitamente, o seu perfil.

E, claro, quem não gosta de ganhar uma lembrancinha, não é? 

Por isso, porque não investir em canetas, bolsas, pequenos kits viagens ou necessaires com a estampa da sua pequena barbearia para os clientes fiéis ou que fecharem combos de serviços?

Uma excelente oportunidade, hein…

 

03. Área de conveniência:

 

Uma geladeira com refrigerantes, cervejinha gelada, e água. Um microondas com pipocas para fazer. Uma bomboniere com alguns doces e até um cafezinho de tempos em tempos já torna sua área de conveniência super agradável.

Agora, se você tem um bom espaço e usar aqueles equipamentos de som sertanejo ou a jukebox que falamos acima para que seus clientes possam usar enquanto esperam a sua vez… aí você mandou bem demais!

Outra opção bem interessante é adicionar a essa área jogos como sinuca e futebol de mesa, por exemplo. Se está pensando em algo mais simples e que não ocupe muito espaço, deixe à disposição alguns jogos de tabuleiro.

 

04. Serviços adicionais:

 

“Barba, cabelo e bigode” não são mais os únicos serviços que englobam a beleza do homem e nós já sabemos disso. Então, porque não adicionar a sua pequena barbearia alguns combos de estética?

Tratamentos de pele, massagens, manicure e pedicure e cosméticos masculinos são um sucesso e certamente seus clientes vão adorar ter todas essas opções em um mesmo lugar. 

 

Por fim, esse foi mais um artigo da Trinks. E se gostou comenta aqui pra gente!

 

Vimos que montar uma pequena barbearia é um empreendimento promissor, especialmente considerando a evolução do mercado de beleza masculino. Então, com planejamento, criatividade e investimento nos elementos certos, você pode criar um espaço único que atraia e fidelize clientes.

E lembre-se, a gestão eficiente do seu negócio é tão importante quanto a qualidade dos serviços oferecidos. Por isso, ferramentas de gestão online podem ser aliadas valiosas nesse processo, ajudando a otimizar operações e garantir a satisfação dos seus clientes.

Pronto para dar o próximo passo e abrir a barbearia dos seus sonhos? Portanto, mantenha-se informado e inspirado, e não hesite em buscar as melhores práticas e ferramentas para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Ah, e conte com a Trinks para ser a sua parceira ideal para a gestão do seu negócio. Então, experimente e veja o seu negócio de beleza crescer. Portanto, não perca tempo e cadastre-se agora mesmo por 5 dias grátis!

 

Até a próxima!

About The Author

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *