Quanto custa montar uma barbearia pequena?
Categorias: Gestão, PlanejamentoSe você está buscando uma resposta para essa pergunta é porque, certamente, está pensando em abrir a sua própria barbearia, não é?
Então você está no lugar certo.
Primeiro, porque aqui no Blog do Trinks, você sempre vai encontrar tudo o que precisa sobre negócios de beleza, e segundo, porque nesse artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre os custos de montar uma pequena barbearia!
Mas, para início de conversa, queremos te apresentar uns dados interessantes, caso você ainda tenha dúvidas sobre abrir seu pequeno empreendimento de beleza.
Você já deve ter visto que em alguns dos nossos artigos que falamos sobre o Brasil ser o segundo maior investidor em barbearias. Mas, o que ainda não falamos por aqui é que, se o mercado continuar a todo vapor, ainda em 2021, ultrapassamos os Estados Unidos e nos tornamos o maior investidor de barbearias no mundo, com uma arrecadação de R$ 26 bilhões.
Incrível, não é mesmo? Mas não para por aí!
Mesmo com todos os percalços de quem atua no setor e teve que se reinventar durante a pandemia, com o fechamento por meses de seus estabelecimentos, o mercado da beleza, de maneira geral, demonstra que tem potencial para se manter aquecido. Somente em 2020, 1,2 milhão de empresas foram formalizadas no setor.
E quando falamos de barbearias, essas mudanças vão além!
Com o surgimento de um novo conceito de barbearias, as mudanças socioculturais em relação à beleza masculina estão ficando muito evidentes e o ideal do homem metrossexual, que surgiu no início dos anos 2000, agora é muito forte em nossa sociedade.
As barbearias aproveitaram essa onda para inovar seus espaços, que hoje, em grande maioria, não são mais um local onde “apenas” se corta o cabelo. Hoje, um cliente que está em uma barbearia, tem uma experiência completa, em um espaço com jogos, venda de cervejas especiais, entre outros atrativos que despertaram a atenção de novos perfis de clientes.
Com isso, os empresários conseguiram aumentar o ticket médio dos atendimentos ao público masculino, que comparado ao feminino, é tradicionalmente menor.
E aí, agora que você já está por dentro de como vale a pena ter sua barbearia em 2021, vamos falar mais sobre os custos de montar sua?
Vem com a gente e boa leitura.
Conheça o mercado da beleza masculina
Para entrar nesse nicho de beleza, você precisa ter muito conhecimento sobre o mercado de beleza masculino e, para dar continuidade sobre o que falamos acima, trouxemos alguns dados bem específicos sobre barbearias.
Alinhado com a transformação sociocultural que falamos, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) fez uma pesquisa para entender como os homens veem a importância dos cuidados com a aparência.
De acordo com os entrevistados, 83% dos homens dizem que a aparência não é uma preocupação exclusiva das mulheres e, entre eles, mais da metade frequenta barbearias e possuem outros cuidados além do corte de cabelo.
O mesmo crescimento vale quando adicionamos produtos de beleza, como cremes de barbear, pastas, gel, entre outros, que teve um salto em suas vendas e é uma ótima oportunidade quando adicionados a sua barbearia #FicaADica.
Depois de levantar essas informações, alguns passos serão necessários para começar a colocar o negócio em funcionamento. Vamos falar mais sobre eles!
Um novo conceito de barbearia pequena
Se pararmos para pensar, um dos principais indicadores da mudança dos homens com relação aos cuidados com a beleza surgiu no momento em que as barbas estilo hipster e lumbersexual, ou lenhador, voltaram a ser uma tendência.
E isso não só impulsionou o mercado de beleza masculino, como deu de presente para quem já empreende nessa área, como conduzir com seus serviços e sair do tradicional “barba, cabelo e bigode”.
As barbearias de hoje passaram por uma revolução em todos os sentidos. Os jovens da pós-modernidade estão em busca de outros serviços relacionados à estética, entretenimento e lazer.
Por isso, é uma tendência ver que as barbearias fugiram do tradicional para cativar novos clientes.
Hoje, ao visitar um desses espaços, você encontra desde cervejas artesanais a mesas de sinuca, tornando esse ambiente um lugar de muito entretenimento para seus visitantes. E isso pode ser ofertado em ambientes mais ou menos espaçosos. O que vale é a criatividade e apoio profissional, para criar uma experiência inesquecível para seu cliente.
Agora que você já conhece o mercado de beleza masculino e como as barbearias precisavam se reinventar para manter seus clientes e cativar tantos outros, vamos ao que interessa?
Quais equipamentos uma barbearia pequena precisa?
Citamos as barbearias pequenas, pois essa busca tem crescido significantemente. Empreendedores querem, cada vez mais, tocar seus novos negócios, mesmo com um espaço menor disponível, e tudo bem! Agora, independentemente da estrutura da sua barbearia, esses espaços precisam de 1 a 4 cadeiras de barbeiro, que são aquelas onde os clientes se sentam para realizar seus serviços.
Cada uma dessas cadeiras precisa ter suporte para cabeça e pés, um espelho à frente, prateleiras e um daqueles carrinhos onde os profissionais deixam seus equipamentos, sabe?
Ah! E é primordial que este ambiente seja organizado, principalmente se o seu espaço for bem pequeno, pois ele precisa ser capaz de comportar o fluxo de clientes que você terá ao longo do dia.
Se o seu espaço tiver um segundo ambiente, use-o como uma recepção e área para entreter seu cliente. Caso não tenha, tudo bem! Com criatividade, você consegue fazer isso em um ambiente só.
O que você precisa ter em mente é que quanto mais confortável sua barbearia for, mais atrativa ela será para o seu público.
Desenvolvemos um checklist da estrutura e equipamentos pessoais necessários em uma barbearia para que você saiba, exatamente, o que vai precisar para montar a sua!
Estrutura
01. Fachada da sua barbearia;
02. Cadeiras de barbeiro;
03. Lavatórios;
04. Balcão para recepção com gaveta e chave;
05. Espelhos;
06. Armários para material, gaveteiros e prateleiras;
07. Cadeiras ou sofá para espera.
Equipamentos pessoais
01. Tesoura para corte;
02. Tesoura de desfiar;
03. Navalette;
04. Máquina de cortar cabelo;
05. Avental;
06. Toalhas;
07. Borrifador de água;
08. Escova de cabelo.
Custos para ter a minha barbearia pequena
Além dos custos com equipamentos que citamos agora, você precisa ter mais alguns gastos para destacar sua pequena barbearia das demais.
Isso é necessário porque, com todo o crescimento desse setor, e que é muito bom para que você entenda como seu público vem se transformando – e investindo – isso exige uma dedicação maior para que a sua barbearia não seja mais uma.
01. Decoração
Seja moderna ou retrô, decoração é top 1 quando falamos de barbearia.
Na hora de escolher qual será o designer da sua, dê preferência a temas que tenham ligação com o que você gosta, para que a sua barbearia tenha a sua cara e converse com os gostos do seu cliente.
Por exemplo, se você curte sertanejo e seu público alvo também, porque não adicionar uns equipamentos de som, uma vitrola, uns clipes passando pela televisão, além de cores e estilo dos móveis que remetem a esse estilo?
Já se você gosta de rock e seu público também, que tal colocar uma jukebox, miniaturas de instrumentos ou até um instrumento que o cliente possa tocar?
Seria sensacional e a forma perfeita de se destacar!
02. Mimos
Quem nunca ouviu o “Manda mimos!”? O famoso termo pode virar uma hashtag cheia de fotos dos seus clientes nas redes sociais e uma ótima oportunidade deles divulgarem, gratuitamente, o seu perfil.
E, claro, quem não gosta de ganhar uma lembrancinha, não é?
Por isso, porque não investir em canetas, bolsas, pequenos kits viagens ou necessaires com a estampa da sua pequena barbearia para os clientes fiéis ou que fecharem combos de serviços?
Uma excelente oportunidade, hein…
03. Área de conveniência
Uma geladeira com refrigerantes, cervejinha gelada, e água. Um microondas com pipocas para fazer. Uma bomboniere com alguns doces e até um cafezinho de tempos em tempos já torna sua área de conveniência super agradável.
Agora, se você tem um bom espaço e usar aqueles equipamentos de som sertanejo ou a jukebox que falamos acima para que seus clientes possam usar enquanto esperam a sua vez… aí você mandou bem demais!
Outra opção bem interessante é adicionar a essa área jogos como sinuca e futebol de mesa, por exemplo. Se está pensando em algo mais simples e que não ocupe muito espaço, deixe à disposição alguns jogos de tabuleiro.
04. Serviços adicionais
“Barba, cabelo e bigode” não são mais os únicos serviços que englobam a beleza do homem e nós já sabemos disso. Então, porque não adicionar a sua pequena barbearia alguns combos de estética?
Tratamentos de pele, massagens, manicure e pedicure e cosméticos masculinos são um sucesso e certamente seus clientes vão adorar ter todas essas opções em um mesmo lugar.
Conclusão
Com todas essas dicas, ficou mais fácil montar sua pequena barbearia? De maneira geral, os custos variam muito de região, público, qualidade dos equipamentos e o quanto você pretende investir em serviços adicionais e entretenimento.
Mas, com essa lista, deu para ter uma base das suas necessidades e o quanto você precisará investir em cada uma delas, não é mesmo?
E se tiver dúvidas de como definir a tabela de preços para sua barbearia, clique aqui!
Pois bem… barbearia pequena montada e você chegou ao momento de repor todo o investimento inicial nessa fase. O que fazer agora?
Em espaços menores, a administração precisa ser ainda mais eficiente, isso porque, com todo o entra e sai de clientes, recepção lotada, telefone tocando, recepcionista que não consegue receber clientes e atender telefone ao mesmo tempo, entre outros… Tudo isso pode ajudar a tornar sua barbearia pequena em um verdadeiro caos!
Por isso, considere pesquisar sobre sistemas de gestão online, para você ter controle da sua barbearia com o “pé nas costas”!
Nada de registrar seus lucros e investimentos em papel, anotar agendamentos em blocos de notas, fazer cálculos de pagamentos e comissões apressados e cheios de erros! Começar assim pode parecer legal, mas num curto período de tempo, você e sua equipe estarão sobrecarregados e deixando dinheiro na mesa.
Automatizando seus processos, fica muito mais fácil fazer a abertura e o fechamento do caixa, agendamento de clientes, estoque, marketing, comunicação do seu negócio de beleza e muito mais! Com isso, você agiliza o trabalho de todos, otimiza os resultados e oferece uma experiência muito melhor para seu cliente.
E para você não achar que isso não é papo de vendedor, veja os feedbacks de quem usa sistema de gestão em seus estabelecimentos de beleza. Comece saindo na frente!