4 erros que você deve evitar na recepção de sua clínica de estética

Categorias: Gestão
Recepção de sua clínica de estética

A recepção de sua clínica de estética é a primeira imagem que o cliente tem de seu estabelecimento. Por se tratar de um setor de saúde e bem-estar, é necessário dispor de um cuidado extra com limpeza, organização e, claro, profissionalismo.

Afinal, causar uma boa impressão é fundamental para a fidelização e atração de novos clientes.

Pensando nisso, o Trinks separou alguns erros que você deve evitar para melhorar a melhorar a recepção de sua clínica de estética. E assim, fortalecer sua marca e impulsionar o seu negócio.

Para conferir, é só continuar acompanhando o post! Vamos lá?

1 – Manter uma comunicação ineficiente

O atendimento, seja ele bom ou ruim, fica sempre marcado em nossa memória. E às vezes pode fazer com que a gente escolha retornar (ou não retornar) ao estabelecimento.

Por isso, assim que o cliente chegar na recepção de sua clínica de estética é imprescindível recebê-los da melhor forma possível. O sorriso e a simpatia são imprescindíveis para que o cliente sinta-se especial e bem-vindo.

Procure tratá-los pelo nome, seja profissional, controle o tom de voz e evite grosserias. Caso surja alguma situação inconveniente, procure ser gentil e conduzir a situação para uma melhor resolução.

Além disso, procure ser solícito, perguntando como pode ajudar e melhorar o tempo de espera — seja oferecendo uma água ou um café, por exemplo.

2 – Esquecer-se da comunicação visual

A comunicação visual diz tanto quanto a verbal. E isso porque, no setor da beleza e do bem-estar, aparência é tudo, e certamente influencia a percepção que seus clientes têm do seu estabelecimento.

Por isso, ao decorar sua clínica de estética, estabeleça antes como será o ambiente, a disposição dos móveis e enfeites, e como todos esses elementos irão dialogar entre si.

Em muitos casos, sobretudo em espaços pequenos, menos é mais. Por isso, em vez de lotar o ambiente com informações em excesso, seja criterioso na escolha dos quadros, espelhos e outros objetos decorativos.

Capriche na personalidade que deseja passar ao seu cliente! Faça um uso equilibrado de cores, buscando usar as mesmas que utilizou em sua logo, para criar um senso de identificação imediato.

Além disso, na recepção de sua clínica de estética, você também pode reservar um espaço para expor amostras de produtos e catálogos. Assim, seus clientes podem ter acesso aos produtos que você usa e revende em sua clínica de estética.

Leia mais: 10 procedimentos estéticos que não devem ficar de fora de sua clínica de estética

3 – Esquecer-se das distrações

Não raras vezes os clientes precisam esperar por sua vez antes de realizarem seus procedimentos estéticos. E isso porque, mesmo com hora marcada, podem ocorrer pequenos atrasos.

Desse modo, para tornar a espera mais confortável, uma boa dica para melhorar a recepção de sua clínica de estética é disponibilizar entretenimentos. Disponibilize conforto e invista em um ambiente tranquilo, por meio de Wi-Fi, televisão e revistas.

Além disso, você também pode pôr uma bancada com sucos, cafés e águas para servir aos seus clientes.

Essa é uma atitude simples, pouco onerosa e que mostra que o seu estabelecimento preocupa-se com o bem-estar de seus clientes. E assim, é o caminho para uma possível fidelização.

4 – Não automatizar seus processos na recepção de sua clínica de estética

O agendamento é a parte mais importante do trabalho da recepcionista de uma clínica de estética. Assim, é preciso ter organização e agilidade para checar disponibilidade de horário e profissional, para evitar erros e conflitos de agenda.

No entanto, por mais bem capacitada que a recepcionista seja, não raras vezes acontece conflitos de agendamento. E isso porque o fluxo de ligações e atendimentos presenciais pode ser grande, assim como a correria do dia a dia.

Desse modo, muitas clínicas de estética optam pelo uso de um sistema de gestão para tornar esse processo mais prático e ágil.

Com um sistema, os clientes podem agendar seus horários sem precisar ligar para o seu estabelecimento, reduzindo assim o número de erros de agendamento e agilizando esse processo.


Chegamos ao fim de mais um artigo para você levar sua clínica de estética para o sucesso! Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que nós iremos responder!

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *