Recentemente, a Trinks participou do NRF 2024, este evento é o ponto de encontro das novidades, tecnologias e tendências que vão moldar o futuro do varejo.
E para sabermos um pouco mais sobre tudo que rolou na NRF 2024, convidamos o Fernando Bichara, CTO da Trinks.
Ele esteve lá, imerso em todas as sessões, palestras e demonstrações, visitas a negócios, e trouxe uma série de insights valiosos que prometem impactar não apenas o futuro da Trinks, mas também como interagimos com o mundo do varejo.
E aí, bateu a curiosidade para saber tudo o que rolou? Então venha conosco e boa leitura!
Afinal, o que é o NRF?
Antes de mergulharmos na entrevista, vamos entender um pouco mais sobre o que é o NRF e por que ele é tão importante para o mercado.
O NRF Retail’s Big Show é um evento global que atrai profissionais de varejo de todo o mundo, oferecendo uma plataforma única para a troca de ideias, apresentação de inovações tecnológicas, e discussões sobre os desafios e oportunidades no setor. É aqui que as futuras tendências do varejo são apresentadas, analisadas e debatidas, tornando-o um evento imperdível para quem deseja estar à frente no mercado.
Ele não é apenas um evento, é uma congregação de mentes brilhantes do varejo de todos os cantos do planeta. Aqui, startups tecnológicas, gigantes do varejo, especialistas em marketing e líderes de pensamento se encontram para compartilhar conhecimento. Eles discutem não só o estado atual do varejo, mas também o futuro, explorando novas tecnologias, práticas sustentáveis, estratégias de engajamento do cliente e muito mais.
Por que o NRF é tão importante?
A importância do NRF vai além de ser um simples ponto de encontro. Ele oferece aos participantes uma visão antecipada das mudanças de mercado e das novas tecnologias. Para empresas como a Trinks, estar presente no NRF significa ter acesso a insights que podem definir estratégias de negócios, inovações em produtos e serviços, e até mesmo prever mudanças no comportamento do consumidor.
O evento também é uma plataforma de aprendizado incomparável, com workshops, sessões educativas e demonstrações ao vivo.
Os participantes podem aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, desde a mais recente tecnologia de ponto de venda até estratégias de marketing digital no varejo.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o evento e a sua importância, vamos conferir a entrevista com o Fernando e entender tudo o que rolou? Então é só continuar conosco!
1. Fernando, como foi sua experiência pessoal na NRF? Houve algum momento ou evento que se destacou para você?
R: Quando você estuda um pouco sobre a NRF, antes de participar, você pensa: a maior feira de varejo do mundo, mas o que isso tem a ver com Salão de Beleza, Barbearia, Clínica de Estética? Não seria algo para Magalu, Mercado Livre, Levis ou outros e-commerces?
A verdade é que a feira sempre surpreende. O mercado de varejo e venda de produtos tem uma maturidade tecnológica enorme e impulsiona o ecossistema. A feira traz soluções inovadoras na relação entre o nosso cliente e o cliente dele. E isso tem tudo a ver com a nossa missão de “impulsionar os negócios de beleza, começando ou maduros, salões, barbearias, clínicas de estética, spas, redes, franquias e etc”.
Foi incrível conhecer vários expositores (foram 1000!) que montaram ambientes incríveis na feira para demonstrar seus produtos de tecnologia. Muito se falou sobre como as soluções tecnológicas são aplicadas para facilitar a vida dos clientes atendidos por diversos nichos.
São tecnologias que se aplicam muito na área de serviços e que vamos trazer e estar na vanguarda no nicho de beleza.
Além de tecnologia, foram abordados diversos temas sobre a nossa geração de consumo! A geração Z já representa mais de 40% dos gastos no mercado. Tudo o que pensamos deve ser feito para uma sociedade intergeracional. O desafio de termos cada vez menos previsibilidade de comportamento de consumo, dada tanta diversidade!
Como um plus, visitamos mais de 20 estabelecimentos, incluindo estabelecimentos de beleza em Nova Iorque. Estamos sempre observando o que está acontecendo de inovação e aprendendo. Estivemos acompanhados da StoneCo e da FFX que ajudaram na curadoria e em orquestrar várias visitas inspiradoras.
2. Quais as principais tendências de varejo que você observou na NRF deste ano e como elas podem impactar o setor nos próximos anos?
Ficou claro nas palestras e visitas em várias lojas que a sociedade que consome está mudando. Onde os clientes gastam e vão gastar o seu dinheiro? Muito foi falado sobre as novas e antigas gerações. Nunca tivemos um ambiente tão diversificado. Desde a mudança de consumo com forte presença da Geração Z, como das gerações anteriores: “Mais fraldas foram vendidas para idosos do que para bebês no Japão” – Kate Ancketill, CEO e fundadora da GDR Creative Intelligence.
Uma outra frase marcante foi, “A jornada de consumo no físico sempre começa no digital”. A pandemia ajudou a acelerar a digitalização dos negócios. Ter presença digital é fundamental. Nossa plataforma nasceu pensando nisso e é possível ter presença integrada para venda de serviços, agendamento, estar no Google Meu Negócio ou pelo Instagram! Ter sua vitrine online ajuda na captação de novos consumidores e na agilidade da operação. Transporte seu negócio para o mundo virtual!
Com a forte digitalização, o ritual do cliente de “Ir ao seu estabelecimento” precisa ser mais do que o consumo, precisa ser uma experiência. Nas visitas a diversos negócios, vimos que o que quer ser entregue ao cliente é uma experiência diferenciada. Não é tão ruim ficar em uma fila na Disney, certo? Muito se falou sobre toda loja física ser uma flagship (tipo uma loja da Apple, sabe?), um lugar agradável, com aroma, preocupação com os detalhes. Uma jornada de consumo!
A nova geração vem forte com o assunto sustentabilidade! Há desperdício? É uma geração que o cashback em dinheiro é legal, mas que valor intangível pode ser oferecido? Selo de cliente do mês? Cada serviço feito, o que o seu estabelecimento retorna para a sociedade? É um tema novo, mas que muito negócio está se movimentando.
“Alinhar lucro a princípios éticos e sustentáveis é um dos compromissos mais importantes desta icônica marca.” – Michele Gass, presidente da Levi’s.
O assunto da NRF de 2023 foi sobre inteligência artificial! Esse ano foi um pouco diferente, muito foi falado sobre o “IA é o novo básico”. As empresas já usam no seu dia a dia.
“Com 40% dos varejistas adotando a IA, estamos entrando em uma nova era de inovação e personalização no varejo” – Kate Ancketill, CEO da GDR.
Tem se falado sobre hiper personalização! Cada cliente tem um comportamento de consumo diferente, então é importante se comunicar de maneira mais assertiva! Sem spams genéricos. O cliente gosta de se sentir especial e diferenciado.
A busca é por uma comunicação mais assertiva e especial para cada cliente.
Também visitamos a sede do TikTok e foi incrível. Trouxeram vários cases sobre como criar conexões fortes entre marcas e influenciadores. O case da Carmex Fini é incrível de como uma marca pode usufruir de algo viral. Vale a pena conferir um pouco mais!
3. Durante a NRF, quais inovações tecnológicas chamaram sua atenção e como elas podem ser aplicadas no contexto da Trinks?
Além das inovações tecnológicas citadas nas respostas anteriores, algo que ficou marcante é a jornada digital pela web e também na loja física. A loja física pode e deve trazer tecnologia para o cliente em atendimento.
Vários expositores apresentaram uma jornada de autoatendimento na loja, onde o cliente consegue visualizar o catálogo de produtos, solicitar por meio de um tablet ou totem, ser atendido e realizar pagamentos. Com muito pouca fricção humana!
A Trinks tem olhado com carinho para esse assunto, desenvolvendo tecnologia para que isso seja possível nos negócios de beleza!
O pagamento integrado à jornada de atendimento foi muito visto em vários expositores.
Queremos que a experiência do cliente nos negócios seja incrível. Além disso, a jornada desse cliente pode começar digital. Estamos muito avançados nesse sentido, disponibilizando site, integração com o Google e Meta (Instagram e Facebook). Falou-se muito sobre essa jornada unificada, entre online e físico. Quer ser encontrado no mundo online, use as ferramentas! Com a autoridade da marca Trinks, somos sempre os primeiros a aparecer nas ferramentas de busca.
Sobre conhecer melhor o cliente e torná-lo especial, citado na pergunta anterior, nós temos funcionalidades para convidá-lo a retornar depois de ter feito algum serviço no negócio. Lançamos recentemente o “Convite de Retorno pelo WhatsApp”. Mostre que lembra do seu cliente de forma automatizada.
Hoje, usando o aplicativo do profissional, quando um cliente chega, ele é avisado! Se for aniversário do cliente, também! Se for a primeira vez do cliente no salão, também é uma ótima oportunidade para criar uma experiência diferenciada e fazer o cliente voltar logo!
Uma outra tendência já falada é sobre monetizar mais com os já clientes. A Trinks desenvolveu também recentemente o Clube de Assinaturas, que gera uma proximidade maior do cliente com a marca do seu negócio. Com o Clube, os relacionamentos tendem a se prolongar!
Estamos sempre atentos às tendências para trazermos o quanto antes para os negócios de beleza.
4. Baseado em suas observações na NRF, quais são os maiores desafios que o setor de varejo enfrenta atualmente?
Vimos que ter uma marca forte, tratar cada cliente de forma distinta, estar presente no digital e criar uma experiência diferenciada no mundo físico pode fazer um negócio sair na frente.
Sabemos que o mercado do varejo e o nicho de negócios de beleza são muito concorridos. Encontrar o seu blue jeans e fazer de forma excepcional é muito importante.
5. Quais estratégias de marketing e vendas inovadoras foram discutidas na NRF que você acha que poderiam ser benéficas para o setor da beleza?
Cuide muito bem da sua marca! Invista nela. Seja um entusiasta, crie boas relações com outras marcas e influenciadores. Esteja muito presente digitalmente. Preocupe-se com o público que vai atingir, conheça bem o seu cliente. Seja criativo!
6. Com base em sua experiência na NRF, como você vê o futuro da Trinks e do setor de varejo em geral?
Nós nascemos para impulsionar negócios de beleza com tecnologia. Dormimos e acordamos pensando nisso.
A NRF e os mercados de fora do país sempre terão nossa atenção, e nossa missão é trazer o que há de melhor para nossa plataforma e nossos clientes.
Esse ano, teremos uma lupa na jornada do cliente do nosso cliente. Só está começando.
Por fim, esse foi mais um artigo da Trinks. E se gostou comenta aqui pra gente!
Vimos que a participação da Trinks no NRF 2024 não foi apenas uma oportunidade de estar por dentro das últimas tendências e inovações do varejo mundial, mas também um momento decisivo para reafirmar nosso compromisso com a evolução constante no setor de beleza.
Através das experiências compartilhadas por Fernando, nosso CTO, fica claro que estamos no caminho certo, focando na personalização da experiência do cliente, na integração digital e no fortalecimento da nossa marca no ambiente online.
Ah, e se você ainda não conhece a Trinks, não perca tempo e conheça agora mesmo!
Até a próxima!
About The Author
Rafaela Maia
Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.
Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.