Gestão

Tudo o que você não deve fazer no seu salão de beleza e barbearia

Tudo-o-que-você-não-deve-fazer-no-seu-salão-de-beleza-e-barbearia

O dia a dia de um estabelecimento da beleza é muito corrido e, às vezes, até um pouco estressante. São muitas coisas para prestar atenção: funcionários, controlar o caixa, produtos, clientes, estrutura do estabelecimento, dentre milhares de outras coisas que precisam ser feitas em um salão de beleza ou barbearia.

Com isso, acabamos deixando de lado algumas coisas que são de extrema importância para que um estabelecimento tenha sucesso. Mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar você a identificar os erros mais comuns que podem acontecer com qualquer gestor de estabelecimento de beleza.

Não ter um salário fixo

É isso mesmo que você está lendo. A grande maioria dos gestores de salões de beleza e barbearia não tem um salário fixo no final do mês. Eles simplesmente pagam as contas e ficam com o resto do dinheiro que sobrou do caixa. Não faça isso em seu estabelecimento!

A justificativa desses gestores é que: quando o salão vai bem eles ganham muito, mas quando vai mal, tiram dinheiro do próprio bolso para compensar. Essa é uma atitude extremamente maléfica para qualquer estabelecimento. Você precisa ter um salário fixo no final do mês, precisa ter uma regularidade.

Ao usar o seu próprio dinheiro quando as contas fecham no vermelho, você está maquiando a situação ruim que seu estabelecimento se encontra. Essa atitude afeta diretamente o seu controle de caixa, atrapalha o crescimento do seu estabelecimento e ainda pode deixar você desmotivado, se for uma situação frequente.

Por isso, estipule um valor mensal para receber e não misture as suas contas com a do seu salão ou barbearia.

Não investir no seu estabelecimento

Em um mercado tão competitivo quanto o da beleza, é preciso entregar mais que um bom serviço. E investir no seu negócio é fundamental para que seus clientes vejam o seu estabelecimento como uma referência. Mas não pense que quando dizemos que você deve investir, estamos falando para gastar rios de dinheiro. Comece pelo simples: wi-fi liberado, cafezinho para quem espera, uma TV para ajudar a passar o tempo, cadeiras e bancos confortáveis. Tudo isso vai fazer com que seus clientes se sintam mais confortáveis dentro do seu estabelecimento.

Investir em maneiras de melhorar a gestão do seu do seu estabelecimento também é uma maneira inteligente de potencializar seus lucros e fidelizar clientes.

Podemos ver que vale muito a pena parar alguns minutos do seu dia e começar a se planejar para que possa encontrar a melhor maneira de investir os recursos disponíveis no seu estabelecimento.

Má utilização dos recursos

Este é um dos erros mais graves que um gestor pode cometer na gestão de um estabelecimento. Os recursos, sejam eles financeiros ou produtos, precisam ser administrados com muita atenção e cuidado para que o salão de beleza ou barbearia possa continuar funcionando bem. Esse é um quesito onde não se pode cometer erros! Mesmo assim, devido a falta de experiência de alguns profissionais, esses recursos acabam sendo mal utilizados. Caso tenha dificuldades para se organizar nessa parte, procure ajuda de um sistema de gestão eficiente ou um profissional qualificado para esse serviço. Não deixe que erros bobos levem o seu estabelecimento à falência!


5-Maiores-erros-de-salões-de-beleza-que-levam-à-falência


Não se capacitar

Profissionais de todas as áreas podem cometer esse erro. Não pense que, pelo fato de não precisar de um diploma universitário para atuar na área da beleza, você não precisa se qualificar para conseguir exercer bem a sua função. 

É muito importante se capacitar e procurar profissionais qualificados para que seu estabelecimento possa crescer cada vez mais. Por se tratar de uma área em que a todo momento aparece alguma novidade, procure saber mais sobre o seu negócio e estimule as pessoas que trabalham com você a fazer o mesmo!

Errar nos agendamentos do dia

Um simples erro de agendamento pode ser o suficiente para fazer um cliente nunca mais voltar ao seu estabelecimento. Esse é um assunto sério! As pessoas se programam e deixam de fazer outras coisas para poder estar no seu salão de beleza ou barbearia no horário marcado. O mínimo que se pode fazer é garantir que esse cliente seja atendido.

Basta uma experiência ruim para fazer com que a pessoa, além de não voltar, ainda fale mal do seu estabelecimento. Isso é muito ruim para a sua imagem e do seu negócio. Portanto, tente ser o mais organizado possível!

Não ter um planejamento

Não existe mais espaço para amadorismo no mercado da beleza. Quem comete muitos erros acaba fechando as portas. Infelizmente as regras do jogo são assim. Por isso, você deve dedicar algumas horas do seu dia para conhecer seu negócio e planejar os próximos passos.

Quando não se tem muitos recursos para investir no seu estabelecimento, cada ação tem que ser friamente calculada para evitar que seu dinheiro seja gasto com algo que não deu certo.

Então pare, analise a sua situação, descubra em que momento o seu negócio está e estipule até onde ele pode chegar. Todas as grandes empresas têm um planejamento que é seguido rigorosamente e seu salão não pode ser diferente!


5-Maiores-erros-de-salões-de-beleza-que-levam-à-falência


Dica extra

Podemos ver que, para se destacar no mercado da beleza, é preciso ficar atento a muitas coisas que acontecem dentro do seu estabelecimento e evitar o máximo de erros possíveis. Caso ainda sinta alguma dificuldade em se organizar, procure ajuda!

Com a ajuda da tecnologia ficou bem mais fácil gerenciar seu salão de beleza ou barbearia. Um sistema de gestão completo ajuda você a se organizar na questão financeira e no marketing, para que tudo no dia a dia do seu estabelecimento possa correr da melhor maneira possível.

Não tenha medo das mudanças, elas são necessárias para que você possa fazer a reputação do seu negócio aumentar e, com isso, ganhar mais destaque dentro do mercado.

Espero que tenha gostado das nossas dicas, faça um comentario dizendo o que achou 😊

sobre o autor:

4 comentários

  1. Maria do Carmo 7 de novembro de 2018 Responder

    maravilhoso

    • Matheus do Trinks 7 de novembro de 2018 Responder

      Oi Maria do Carmo, tudo bem?
      Esse artigo acabou de sair do forno e está bem interessante e completo!
      É muito bom saber que você gostou, já tem ações que você pode aplicar em seu estabelecimento para ele crescer e se tornar referência em sua localidade!

      Fique nos Trinks! 😉

  2. Margô 9 de novembro de 2018 Responder

    anotei tudinho

    • Mariana do Trinks 13 de novembro de 2018 Responder

      Oi Margô!

      Anote tudinho e não deixe passar nada, seu estabelecimento tem tudo para dar certo e ser enorme!

      Fique nos Trinks e até a próxima! 😉

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *