Como combater a homofobia no ambiente de trabalho?

Categorias: Gestão, Profissionais
Como combater homofobia no ambiente de trabalho

Hoje é o dia do orgulho LGBTQIA +, e para comemorar este dia, vamos falar sobre respeito!

A data vai muito além de uma simples comemoração. Ela representa a igualdade, e a importância de uma sociedade livre de preconceitos. Parece coisa do passado, mas a homofobia ainda é presente até mesmo no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos um artigo incrível falando sobre como combater a homofobia no ambiente de trabalho. 

Vem comigo!

Boa leitura.

Entenda a discriminação! 


Antes de tudo, temos que entender: homofobia no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar, é crime! Qualquer ato de rejeição e discriminação não deve ser aceito em nenhuma circunstância.

O preconceito vem com piadinhas de mal gosto, a exclusão, olhares de desprezo, ou até mesmo com violência verbal ou física. Por esses e muitos outros motivos,infelizmente, boa parte da população LGBTQIA+ prefere esconder a sexualidade. 


De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Santo Caos, 41% afirmam ter sofrido por sua orientação sexual ou gênero no trabalho, 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de liderança e 61% dos funcionários não falam sobre sexualidade com colegas e gestores.


Pode parecer inacreditável, mas esses fatos são reais. Por isso, vamos listar algumas dicas para combater a homofobia no ambiente de trabalho.

Cuidado com piadas preconceituosas!

É muito comum que no trabalho haja um tempinho para descontração. As conversas e brincadeiras, com certeza fazem parte. Agora, é preciso ficar de olho em quais tipos de brincadeiras acontecem, pois quando ela ofende, vira um crime.

Caso o seu profissional ou até mesmo cliente comece com esses tipos de piadas, o interrompa na hora e sente para conversar com ele. Não deixe que o momento siga adiante e seja bem claro que isso se trata de homofobia.

Caso a pessoa se recuse a parar o assunto, as leis podem ser muito bem aplicadas.

Converse com a sua equipe

Quando falamos em evitar a homofobia no ambiente de trabalho, é mais que necessário conversar com a equipe!

Promover debates ou palestras em seu negócio, pode fazer com que os seus profissionais pensem no assunto e se tornem muito mais conscientes e empáticos. Uma outra ótima dica também, é falar com cada profissional para saber como eles se sentem e se estão passando por alguma situação discriminatória. 


Ah! Promover treinamentos para lidar com situações preconceituosas, também vai ajudar e muito!

Expressões pejorativas estão no passado 

Sabe aquelas falas muito antigas que só ferem as pessoas? Então, jogue-as fora!

É importante entendermos que o mundo está mudando e melhorando. Toda e qualquer ação discriminatória, não é mais aceita. Por isso, se você ouvi-las, corrija a pessoa na hora e se foi você quem falou, faça a sua própria correção.

Não deixe passar nadinha, na dúvida, tente sempre se colocar no lugar do outro e entenda como uma simples palavra pode machucar. Transforme a sua empresa em algo agradável para todos!

Aproveitando, sobre o assunto, temos um artigo incrível sobre ambiente de trabalho saudável. Dá uma olhadinha aqui!

Diga não ao preconceito!

Bom, e se é você quem está sofrendo a homofobia, não se cale!

Sabemos que a batalha é difícil, mas não se canse. É mais do que necessário que você não aceite o preconceito. Por mais que seja só uma piadinha, só uma expressãozinha, se imponha e deixe claro que não gostou disso!

Para denúncias, use o Disque 100. Ele recebe ,analisa e encaminha queixas sobre violações dos direitos humanos.

A homofobia no ambiente de trabalho ainda é muito presente, mas estamos juntos para vencer essa luta!

Conclusão

Por fim, esse foi mais um artigo que pode te ajudar – e muito!

Aproveite todas as informações recebidas hoje mesmo em seu negócio.

E já sabe que estamos aqui caso você precise, né?

Até a próxima, pessoal!

sobre o autor:

2 comentários

  1. Elaine Lugli 2 de julho de 2022 Responder

    Muito bom o conteúdo e com certeza se faz cada dia mais necessário o entendimento e respeito por todos independente do que quer que seja! Pessoas são pessoas de qualquer jeito. O respeito e o amor ao próximo é o minimo!! Parabéns!!

    • Rafaela Maia 13 de julho de 2022 Responder

      Oi Elaine. Muito obrigada por acompanhar o nosso trabalho! Só com respeito e amor que vamos conseguir um mundo melhor <3

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *