5 dicas para um ambiente de trabalho saudável

Categorias: Gestão, Profissionais, Sem categoria
5 dicas para um ambiente de trabalho saudável

Você sabia que um ambiente de trabalho saudável pode influenciar diretamente na produtividade do seu negócio? É isso mesmo que você leu!

Ouvimos falar o tempo todo em técnicas para aumentar a produtividade, mas não devemos esquecer que o trabalho é a nossa segunda casa e torná-lo agradável e positivo é a peça chave para o sucesso.

Hoje vamos te ajudar com dicas para tornar o ambiente do seu negócio mais leve e produtivo.

Vamos nessa?

Boa leitura.

Por que manter o ambiente de trabalho saudável?


Bons salários e qualificação são sim muito importantes, porém não são tudo. Trabalhar em um clima hostil pode trazer infelicidade e ainda prejudicar a saúde mental dos profissionais. Isso porque o ambiente de trabalho é formado por fatores físicos, sociais e culturais. Quantas vezes não ouviu alguém pedir demissão, pois o ambiente era tóxico? 


Fofocas, intrigas ou até mesmo brigas não são ideais em nenhum cenário. Imagina tudo isso em um ambiente profissional? Se já é péssimo para as pessoas que estão vivendo isso, imagina se o seu cliente sente todo esse clima? Isso porque é muito difícil um profissional receber isso tudo e passar tranquilidade e paz para o serviço que está prestando.

Tim Maia já dizia: Oba bolas, não me amole, com esse papo de emprego. O que eu quero? É  sossego. E vou te contar uma coisa: É possível sim ter os dois!

Especialistas informam que um colaborador feliz, pode ser motivado a vender muito mais. Por isso, os donos de negócios estão cada dia mais investindo em maneiras e soluções para que os trabalhadores sintam bem-estar onde estão.

Podemos dizer que, a maior parte do nosso dia está associada à vida profissional. E ficar o tempo todo insatisfeito no lugar que está, não é uma opção viável. E é exatamente isso que devemos evitar!

Por isso, separamos dicas para ajudar a conquistar um ambiente de trabalho dos seus sonhos!

Aposte em ambientes descontraídos

Definir um espaço onde as pessoas possam se falar nos intervalos é importante para que elas criem vínculos entre si e melhorem a comunicação. 

Socializar em ambientes diferentes de onde ocorre o trabalho, faz com que o seu profissional consiga sair da atmosfera corporativa, relaxando um pouco e ainda batendo aquele papo sobre outros assuntos, como: futebol, séries ou algo do dia a dia. Olha como a relação fica bem mais pessoal e amistosa?

Mas não se preocupe! Não necessariamente precisa de um investimento muito alto. Pode ser um banquinho na área externa, puffs para sala e etc. 

Converse com o seu time

Entender o que  seu profissional está sentindo e escutar o que ele tem a dizer sobre o trabalho, pode te deixar mais próximo, evita qualquer possível transtorno e ainda mostra uma escuta ativa para o que ele tem a dizer.

É muito importante entender o que ele está passando, afinal somos seres humanos e podemos ter problemas tanto pessoais, quanto corporativos. Mapear esses fatores pode te deixar a frente e evitar possíveis ”dores de cabeça”.

Escute também com muita atenção o que ele tem para te falar. Deixe-o livre para fazer críticas ou dar sugestões. Ofereça opções para ele do que pode ser feito para melhorar. Afinal, todos nós queremos ser ouvidos.

Estimule a comunicação saudável

Quem nunca deu aquele puxãozinho de orelha? Claro que de vez em quando temos que auxiliar os nossos profissionais a fazer a coisa certa.

Não podemos nunca esquecer que erros são completamente humanos e todos nós podemos errar. Por isso, tome sempre cuidado como vai falar com o seu funcionário. Evite os famosos ”esporros” e aposte em mostrar o erro e como é para ser feito, em uma conversa saudável e sem exaltações.

Afinal, somos muito mais abertos a aprender o certo, quando nos é passado com respeito. 

Não apoie conflitos entre a equipe

Trabalhar com uma equipe pode ser um grande desafio. Afinal, cada pessoa tem a sua qualidade, defeito e forma de agir diferentes.

Por isso, conflitos ou desentendimentos podem ocorrer. Mas não devemos jamais incentivar esse comportamento. Fique sempre atento e caso ocorra alguma situação desconfortável, converse com o seu time até chegar em um entendimento ou meio termo bom para todo mundo.

Seja justo

Quantas vezes já não ouvimos favoritismo no mundo corporativo? E sabemos que não é nada legal.

Dentro de uma equipe é muito importante ser imparcial . Por isso, trate sempre todos da mesma forma e distribua tarefas para todos por igual. Desta forma, os seus colaboradores vão se sentir respeitados e com o sentimento do justo.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo do Trinks para te ajudar – e muito! – a alavancar seu negócio.

Aproveite todas as informações recebidas hoje e comece agora mesmo a aplicá-las em seu negócio. E já sabe que estamos aqui caso você precise, né?

Até a próxima, pessoal!

sobre o autor:

2 comentários

  1. Conceição de Maria Ferreira dos Anjos 17 de abril de 2022 Responder

    Amei as dicas ,muito obrigada.

    • Rafaela Maia 18 de abril de 2022 Responder

      Oi Conceição. Fico muito feliz que gostou do conteúdo! Pode contar sempre conosco =)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *