Cronograma capilar: como preparar o seu!

Categorias: Beleza, Cabelo

 O cronograma capilar se tornou um dos queridinhos do momento. Mas, você já sabe ao certo o que é? Se não sabe, esse artigo é perfeito para você! 

 Portanto, chegou a hora de acabar com todas as suas dúvidas. E ainda aproveitar as nossas dicas para chegar ao tão sonhado cabelo saudável. 

 Então, continue sua leitura para ficar por dentro desse assunto que está tomando conta da internet. Boa leitura! 

 Mas, o que é cronograma capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de cuidados para os seus cabelos. O processo é feito ao longo de algumas semanas. E busca devolver as necessidades das fibras capilares. 

 Esse tratamento intercala 3 processos: hidratação, nutrição e reconstrução. Mas, cada uma das etapas é essencial para obter o resultado desejado. Como tratar a porosidade, reconstruir as madeixas ou até mesmo equilibrar o ph dos fios. 

 A ordem e quantidade de cada etapa vai variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Assim como a intensidade e objetivo pretendido. Por isso, que tal dar uma olhadinha nesse artigo sobre rodízio de shampoo? Clique aqui!

As etapas do cronograma capilar


 A hidratação é a mais famosa etapa do cronograma. Afinal, quem nunca fez isso em casa? Ela é responsável por devolver água aos fios e evitar o ressecamento, o que ocorre quando utilizamos fontes de calor. Como chapinha, secador e babyliss.

Principais componentes: 

 – D-Pantenol

 – Babosa

 – Óleo de coco extra virgem

 A nutrição é a encarregada de devolver lipídeos e óleos naturais aos fios. Mas, o que são lipídeos? Lipídeos são gorduras produzidas pelo couro cabeludo, que tem como função criar uma camada protetora para os cabelos. Portanto, essa etapa entrega maciez, brilho, proteção e flexibilidade às madeixas.  

 Principais componentes:

– Óleo de rícino

– Azeite de oliva

– Óleo de argan

 Por fim, como já diz o nome, a reconstrução é responsável por restaurar as fibras capilares. Então, se você está com fios porosos, quebradiços e finos, ela será o melhor caminho para você. Mas, por ser a etapa mais potente do cronograma, deverá ser utilizada apenas com base na real necessidade dos cabelos. Ela é ideal após processos químicos. Como progressivas e colorações, devolvendo proteínas essenciais, principalmente a queratina. 

 Inclusive, separei esse artigo sobre cabelos tingidos para você. Confira aqui!

 Principais ativos para reconstruir os cabelos:

 – Colágeno

 – Creatina 

 – Queratina

 Teste de porosidade 

 Uma excelente forma de avaliar a saúde dos fios é utilizando o teste de porosidade. Trata-se de uma rápida avaliação para entender a saúde dos cabelos. Inicialmente, pegue um copo com água e encha-o com água filtrada. Logo após, pegue um fio, coloque dentro e aguarde alguns minutos. 

 Se o fio boiar, significa que você precisa de hidratação. Então, intensifique essa etapa no seu cronograma.  

 Caso fique no meio, significa que você necessita de hidratação. Portanto, utilize máscaras de tratamento que contenham óleos naturais na sua fórmula. 

 Mas, se afundar, seus cabelos estão pedindo por reconstrução. Isso significa que estão com alta porosidade e suas cutículas estão abertas. Mas, máscaras potentes podem te ajudar nesse processo. Por isso, o ideal é que essa etapa seja feita a cada 15 ou 30 dias. 

 Como fazer um cronograma capilar

  Você já entendeu a importância do cronograma capilar, mas é fundamental definir como será feito. Geralmente, o tratamento é personalizado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Pensando nisso, separei aqui esse aplicativo que pode te ajudar a definir cada etapa do processo. Confira aqui!

 Normalmente, o cronograma é feito 3 vezes na semana, com o intervalo de 48 horas. Por exemplo: segunda, quarta e sexta. Mas, lembre-se, respeitar esse tempo é essencial para o bom funcionamento do tratamento.

Receitas caseiras para cronograma capilar

 Fazer um cronograma capilar não é sinônimo de gastar muito. Inclusive, você pode utilizar produtos que tem em sua casa. Por isso, eu separei essas três receitas fáceis e baratas para você começar hoje mesmo. Vamos nessa! 

Hidratação:

2 colheres de máscara

1 colher de maisena

1 colher de soro

1 colher de leite

Deixe agir por 30 minutos, retire com água e aplique o condicionador. 

Nutrição: 

2 colheres de máscara

1 colher de óleo de rícino 

1 colher de óleo de coco 

Deixe agir por 20 minutos, retire com água e aplique o condicionador.

 Reconstrução:

 2 colheres de máscara 

 1 colher de vinagre de maçã sem álcool 

 1 colher de soro fisiológico

 Deixe agir por 20 minutos, retire com água e aplique o condicionador.

 Conclusão

 Portanto, podemos concluir que o cronograma capilar é essencial para tratar os cabelos. Mas, que cada etapa é essencial para a saúde das suas madeixas. 

 Por isso, agora que você está por dentro de tudo sobre esse tratamento, está na hora de usar essas dicas para dar aquele glow up nos fios! 

 Esse foi mais um artigo do Trinks para você! 

 Espero ter ajudado mais uma vez!

 Por fim, que tal dar uma olhadinha nesse artigo para quem está fazendo transição capilar? Confira aqui!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *