Divulgação e Marketing

Pós-venda para salão de beleza e barbearia

estrategias-de-pos-venda-para-salao-de-beleza-e-barbearia

Como a maneira de relacionar-se com o público vem mudando ao longo dos anos, os estabelecimentos de beleza precisam se adaptar para conseguir fidelizar e conquistar novos clientes. Realizar apenas um bom serviço não é mais suficiente; é preciso fazer com que as pessoas vejam como seu negócio pode agregar na vida delas.

Hoje em dia, é preciso trazer as pessoas para perto de você, demonstrando a importância que cada uma tem para seu negócio e fazendo com que elas fiquem confortáveis na sua presença.

Deixa a gente adivinhar… A pergunta que fica martelando na sua cabeça é: “como vou fazer para o meu cliente voltar sempre?”. Bom, já ouviu falar em pós-venda? Não?! Fique tranquilo que nós vamos explicar tudo e aí você poderá aplicar dentro do seu estabelecimento.

O que é o pós-venda

Podemos dizer que, de uma maneira bem básica, o pós-venda é o processo realizado após o cliente ter comprado algum produto ou serviço dentro do seu estabelecimento, com o objetivo de fidelizar essa pessoa. É uma prática tão importante quanto a de conquistar novos clientes.

Mas, indo um pouco mais a fundo nesse assunto, existem diversas ações de pós-venda que você pode implementar dentro do seu salão de beleza ou barbearia. São elas:

  • Ofertas exclusivas;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Dicas de como utilizar/manter determinado produto ou serviço, etc.

Essas são práticas simples que vão fazer com que seus clientes tenham uma outra visão do seu negócio. Vai deixar de ser um estabelecimento focado apenas no dinheiro e passar a ser visto como um lugar que se preocupa com a satisfação, benefícios e conforto dos seus clientes.


Guia-Destaque-seu-salão-no-mercado-da-beleza

Por que realizar estratégias de pós-venda

Pesquisas apontam que fazer um cliente retornar é 3 vezes mais barato que trazer novos. É por isso que muitas empresas investem em estratégias de pós-venda. Não é simplesmente um luxo, mas uma forma de aumentar seus lucros a longo prazo.

Além disso, uma boa estratégia de pós-venda transforma o cliente comum em um verdadeiro defensor da marca. Se o objetivo é trazer cada vez mais pessoas para o seu lado, faça com que elas vejam o seu estabelecimento como um “amigo” e não como um negócio.

Faça com que a sua marca seja: lembrada, admirada, querida e desejada.

Clientes fidelizados não se incomodam em pagar mais por um determinado serviço. Isso porque o preço não é mais um fator decisivo para ele frequentar seu salão de beleza ou barbearia. Ele vai pois a experiência que teve com o seu estabelecimento foi extremamente positiva, seja antes, durante ou depois.

Dicas de estratégias

Agora que já sabe o que é e quais os benefícios que o pós-venda traz para o seu salão de beleza ou barbearia, vamos mostrar algumas estratégias que são utilizadas por grandes empresas para conquistar cada vez mais clientes.

São ações simples, mas que fazem toda a diferença na hora da pessoa avaliar a importância do seu estabelecimento.

Entenda o perfil do cliente

Esse é o primeiro passo para executar uma boa estratégia de pós-venda. Entender a maneira que seus clientes pensam vai te ajudar a oferecer o produto ou serviço certo, na hora certa. A partir desse conhecimento, vai ser bem mais fácil estabelecer uma comunicação com toda a sua base.

“Mas como eu vou fazer isso?” Coletar essas informações acaba sendo um processo mais simples do que parece. Você pode conseguir esses dados das seguintes formas:

  • Conversando durante o atendimento;
  • Histórico de agendamento;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Questionários, etc.

Em todos esses casos, os esforços e custos acabam sendo mínimos. Mas atenção: é preciso cuidado para não ser chato ou invasivo com os clientes. Com um sistema de gestão tudo fica ainda mais fácil!

Clique aqui e saiba mais sobre a importância de conhecer seus clientes.

Mantenha contato frequente

Após entender como seus clientes pensam, chegou a hora de agir! Não basta simplesmente deixá-los partir esperando que eles voltem. É preciso estar presente na vida daquela pessoa. Isso pode ser feito de diversas formas. Veja como:

  • SMS para lembrar agendamentos;
  • Mensagens de feliz aniversário;
  • E-mails com promoções;
  • Contato via WhatsApp, etc.

Essas são maneiras de fazer com que sua marca esteja presente na vida das pessoas e seja sempre lembrada na hora que ela pensar nos serviços que você oferece. Mas, não se engane achando que esse contato tem que ser apenas para oferecer algum produto ou serviço.

Quanto mais humana for a interação entre os clientes e seu estabelecimento, melhor. Afinal de contas, pessoas se relacionam com pessoas.


Guia-Destaque-seu-salão-no-mercado-da-beleza

Assuma e resolva os erros

Como trabalhamos com vendas, seja de produto ou de serviço, sabemos que nunca será possível agradar todo mundo. Assim, inevitavelmente, alguém vai reclamar de alguma coisa que aconteceu dentro do seu salão de beleza ou barbearia.

Por mais que isso seja uma situação um pouco chata, não fique preocupado. Trate a crítica como uma oportunidade de crescimento. E, mais importante ainda, resolva os problemas levantados. Mostre que você se preocupa com seus clientes e que faz de tudo pra entregar o melhor serviço possível.

Peça desculpas e ofereça uma solução plausível (seja com descontos em produtos e serviços), ou seja, faça de tudo para que aquela pessoa não fique chateada ou com uma impressão ruim da sua marca.

Apenas tome cuidado em oferecer descontos. Isso pode acabar incentivando outras pessoas a reclamarem apenas para conseguirem preços mais baixos.

Seja referência

Mostre que seu estabelecimento e os profissionais que trabalham nele são extremamente qualificados e estão antenados em todas as novidades da área da beleza. Isso faz toda a diferença na hora da pessoa avaliar a relevância do seu negócio.

Sabemos que o ser humano gosta de ter seu ego inflado. E nada satisfaz mais um consumidor do que falar que ele realizou um determinado serviço no melhor salão de beleza ou barbearia, ou comprou algo da melhor marca.

Mostre para as pessoas que é o melhor do seu segmento. Venda o sucesso! Muitos estabelecimentos acabam pecando nesse quesito, pois sobrecarregam a sua agenda e não conseguem dar conta de tudo. Isso acaba afetando a qualidade dos serviços prestados.

Programa de fidelização

Essa é uma prática de pós-venda que vem ganhando muito espaço em todos os negócios de diversos segmentos. O programa de fidelidade é uma maneira de recompensar aqueles clientes fiéis e atrair novos, afinal, todo mundo gosta de receber mimos ou vantagens.

Existem muitas maneiras simples de implementar essa prática dentro do seu estabelecimento. Veja algumas delas:

  • Sorteios;
  • Clube de vantagens;
  • Descontos para os clientes mais fiéis, etc.

Guia-Destaque-seu-salão-no-mercado-da-beleza

Não existe uma fórmula mágica para essa estratégia. Portanto, use a criatividade para conseguir entregar o melhor programa de fidelização que seu negócio pode oferecer.

Clique aqui caso tenha dúvidas sobre como o investimento em gestão de salão de beleza potencializa os lucros e a fidelização do cliente.

Podemos ver que implementar uma estratégia de pós-venda pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Essas ações não são exclusivas das grandes marcas, mas algo que está disponível para todos.

Basta ter um pouco de criatividade na hora de colocar as ações em prática. Deixe nos comentários o que achou das dicas de pós-venda e diga quais foram os resultados dessas práticas em seu salão de beleza ou barbearia.

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *