Festas de fim de ano: 7 dicas para preparar seu negócio

Categorias: Gestão
preparar salao de beleza festas final de ano


Com a proximidade das festas de fim de ano os negócio de beleza e bem-estar costumam ficar lotados. Afinal, todo mundo quer se preparar para as festividades, e isso inclui dar aquela caprichada na aparência.

Além de ótimas oportunidades de aumentar a cartela de clientes, as festas de fim de ano também são oportunidades para se trabalhar estratégias de retenção e de fidelização de clientes. Mas para isso, é importante que você não deixe a preparação apenas para o final do mês.

Quer saber mais? Então continue acompanhando esse post que o Trinks preparou para você e boa leitura!

1. Aposte nos agendamentos online

Nos últimos tempos se consolidou uma tendência que veio para ficar: o agendamento online. Além de ser uma forma de evitar aglomerações nos estabelecimentos, o agendamento prévio também faz com que os clientes cheguem na hora do atendimento, diminuindo, assim, o tempo de espera deles.

Além disso, outra vantagem do agendamento online é a maior praticidade que é para os seus clientes, que podem fazer a escolha do serviço e do horário em qualquer momento do dia. Tudo por meio do celular, de forma simples e rápida.

Funciona assim: por meio de um sistema com agendamento online, os seus clientes conseguem encontrar o seu estabelecimento em um portal, que pode ser acessado pela internet 24 horas por dia. Desse modo, você não fica dependendo da recepcionista atendê-lo e marcar o horário. Bem mais prático, não é mesmo?

Ainda, outra vantagem é a menor incidência de erros no agendamento, o que é fundamental em um mês tão movimentado como dezembro. Por ser um processo automatizado, aquelas confusões comuns nos horários são evitadas. E você ainda recebe alertas se o seu cliente faltar ou atrasar, abrindo a possibilidade de marcar novos clientes e não deixar aquele horário do dia vago. E tudo isso você pode checar através da palma da sua mão!

Quer saber mais sobre as vantagens do agendamentos online? Então confere esse texto que publicamos no Blog do Trinks!

2. Planeje combos promocionais

Aproveite essa época do ano para aumentar o ticket médio de serviços dos seus clientes. Em vez ir ao seu estabelecimento apenas para fazer uma coloração, por exemplo, incentive que a sua cliente também faça uma hidratação ou reconstrução capilar

Para isso, monte combos promocionais com dois ou mais serviços e calcule sobre eles de 20% a 50% de desconto.

Além disso, outra dica é estruturar pacotes com valores diferentes, para que seja possível alcançar um público ainda mais amplo: tanto aqueles que estão dispostos a pagar mais quanto aqueles que não estão.

Confira alguns exemplos de combos promocionais:

  • Penteado + make com cílios;
  • Coloração + hidratação;
  • Reconstrução capilar + hidratação + escova;
  • Pé + mão;
  • Escova + matização;
  • Pé + mão + buço + sobrancelha.

Para montar bons combos de serviços é fundamental conhecer os seus clientes e entender o que eles mais buscam em seu negócio. Para que assim seja possível montar promoções que efetivamente tenham um bom retorno.

Caso ainda tenha dúvidas sobre esse aspecto, confira este artigo sobre a importâncias de conhecer a fundo o perfil de seus clientes.

3. Atente-se para o seu estoque

Outro ponto que merece destaque na preparação para as festas de fim de ano é o estoque.

Não deixe para reabastecer os materiais apenas na semana do dia 20. Nessa época, sem dúvidas os preços estarão bem mais altos, os fornecedores mais ocupados e os produtos de que você precisa escassos. Por isso, planeje-se para comprá-los com antecedência!

Leia mais: 5 dicas para melhorar a gestão do seu estoque

4. Faça um espaço “instagramável”

O nome pode parecer um pouco estranho para quem nunca ouviu falar sobre ele. Mas o “espaço instagramável” é uma tendência de decoração que vem conquistando os estabelecimentos de todo o Brasil, sempre com muita criatividade e beleza. E os salões de beleza também têm adotado essa moda.

Trata-se de um espaço decorado e visualmente atrativo que desperta o desejo de que as pessoas tirem uma foto e depois a compartilhem no Instagram e demais redes sociais.

Afinal, ninguém resiste a uma bela decoração, não é mesmo? Essa é uma maneira de exibir os procedimentos feitos por seus clientes e ainda alcançar um maior engajamento com eles nas redes sociais. O que pode fazer com que eu salão de beleza seja ainda mais conhecido por outras pessoas e ganhe maior notoriedade.

Por isso, para preparar o seu espaço, agora, ainda no começo de Dezembro, você pode primeiro montar um espaço natalino. Aposte em guirlandas, árvores de Natal, um Papai Noel bem caprichado e outros elementos decorativos como renas e pisca-piscas.

Mantenha a decoração até o fim do ano, e em seguida ajuste-a para o Réveillon. Já para essa decoração, você pode usar, por exemplo:

  • Balões metalizados de “2023”;
  • Pisca-pisca;
  • Correntes de estrelinhas;
  • Painel decorativo com flores e um caprichado “Feliz 2023” em papel colorido;
  • Balde com um espumante e taças ao redor;

Você não precisa gastar muito dinheiro para elaborar a decoração do seu espacinho instagramável, basta decidir em qual lugar ele estará posicionado e caprichar na criatividade!

Leia também: descubra como o Instagram pode ajudar nas promoções de salão de beleza

5. Ofereça mimos para os seus clientes

Que tal planejar algumas lembrancinhas de fim de ano para os seus clientes? Essa é uma boa maneira de agregar mais valor aos seus produtos e serviços, fazendo com que seus clientes sintam-se queridos nessa época do ano tão especial.

Não precisa ser nada muito elaborado, mas é importante que seja bem feito. Quer algumas dicas?

Um bom mimo é oferecer aquelas amostras grátis que vêm nos produtos que você compra para o seu negócio. Ponha-os em saquinhos (que podem ser comprados em lojas de festa) e adicione também um cartão da sua loja. Além de barato, esse é um presente bem legal para que os clientes possam conhecer os produtos que você usa em seu estabelecimento.

Outro mimo legal para essa época são os calendários de 2023 com a sua logo atrás. Na internet, é possível encontrar diversos modelos e preços, por isso faça uma boa busca antes de fechar a compra.

Dica Trinks 💡

Compre os produtos com antecedência, para que dê tempo de chegar sem que ocorram improvisos na entrega. Além disso, desse modo você garante preços melhores e ainda tem mais tempo para planejar as ideias que terá.

6. Faça um bom controle de caixa

Graças ao alto volume de vendas esperado nas festas de fim de ano, é importante manter o registro de todas as entradas e saídas de forma bem detalhada. Desse modo, você mantém todas as contas registradas, e sabe exatamente para onde está indo o seu dinheiro.

Há muitas maneiras de fazer isso, como usar uma planilha própria para salão ou usar um sistema de gestão.

7. Atenção às medidas de biossegurança

Apesar da situação já estar mais controlada do que estava nos últimos tempos, ainda estamos sob o perigo do Covid-19. Por isso, é preciso atentar-se para as medidas de biossegurança. Desse modo, tanto os seus clientes quanto os seus profissionais estarão em segurança.

Siga as recomendações propostas pelo Ministério da Saúde, como por exemplo:

  • Higienizar todas as superfícies e equipamentos do seu salão, sempre após o uso;
  • Utilizar máscara dentro do ambiente;
  • Manter as janelas abertas para que o estabelecimento mantenha-se ventilado;
  • Não permitir alimentação dentro do salão;
  • Descartar corretamente os materiais após o uso.

Neste post do Blog, comentamos melhor sobre cada uma dessas estratégias de segurança. Confira!

Conclusão

Vimos que preparar o seu negócio para as festas do fim de ano é essencial para ter um bom retorno financeiro e aumentar a retenção e fidelização dos seus clientes. Por isso, não hesite: comece agora mesmo a prepará-lo agora mesmo!

Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais, até a próxima!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *