6 dicas para fazer sua esmalteria crescer em tempo recorde


Em períodos de crise, como esse que temos vivido em 2020, é comum que ocorram cortes no orçamento. Afinal, com o dinheiro escasso, ficamos mais seletivos com o que gastar. Mas uma das grandes vantagens do mercado da estética é que mesmo em tempos difíceis ele segue crescendo. E com as esmalterias não é diferente…

Sentir-se bem consigo mesmo é uma necessidade global. E para muitas pessoas, principalmente as mulheres, estar bem consigo também implica em manter uma boa aparência — o cabelo bem cortado, a skin care em dia e as unhas feitas!

Esse é um traço forte na cultura brasileira, que faz com que muitas mulheres procurem salões de beleza e esmalterias semanalmente para dar aquele toque extra na aparência.

Inclusive, dados de uma pesquisa do Sebrae identificaram que os brasileiros chegam a gastar, em média, 30% dos seus salários com serviços e produtos de beleza e estética.

Dentro desse contexto, podemos enxergar como as esmalterias têm potencial de crescimento. Potencial esse que já foi identificado por muitos empreendedores.

Mas você sabe quais são os desafios de manter uma esmalteria? E como é possível fazê-la crescer, atraindo mais clientes?

Confira agora algumas dicas de gestão e soluções para fazer a sua esmalteria decolar!

6 dicas para fazer sua esmalteria crescer

1. Aposte na retenção dos clientes

Você já deve ter ouvido falar que atrair um novo cliente custa duas vezes mais do que fidelizar um antigo. A lógica desse pensamento é bem simples: fazer com que sua marca seja reconhecida por um novo cliente é mais difícil do que fazer isso com um antigo.

Afinal, um cliente antigo já conhece o seu estabelecimento, já conhece os seus serviços, então é muito mais fácil fazer com que ele volte. Desse modo, vale a pena investir um esforcinho extra na fidelização.

Uma boa forma de fazer isso é por meio de um programa de fidelidade, que premie os clientes que mais retornam ao seu estabelecimento com descontos e isenção de pagamento de serviços.

Por meio desses programas, você pode cadastrar os serviços, produtos e pacotes que geram pontos aos seus clientes. Além disso, também indica por quais serviços e produtos os pontos dos clientes podem ser trocados.

As novidades e as tendências aquecem ainda mais o mercado e atraem cada vez mais clientes. Além disso, alta variedade, serviço de qualidade e especializado, conveniência no atendimento e flexibilidade nos horários também são fatores atrativos e que poderão contribuir para a fidelização de futuros clientes.

Faça com que seus clientes sempre lembre-se de sua esmalteria. Assim, estabeleça uma boa comunicação com eles, mandando lembretes de avisos de marcação, mensagens de aniversário e outras datas comemorativas, avisos de promoções…

Mas cuidado com o excesso de mensagens, que podem causar uma reação contrária.

2. Não peque pela falta de material, mas cuidado com os excessos

Aqui no blog do Trinks, nós já comentamos algumas vezes sobre a importância de manter um estoque otimizado. Isto é, atentando-se para a quantidade certa de materiais, sem pecar pela falta ou pelo excesso.

Apesar de ser uma tarefa básica, muito gestores de esmalterias ainda têm dúvidas de como fazer isso da maneira correta.

O resultado? Acúmulo de materiais sem capacidade operacional para armazená-los; materiais vencidos ou estragados; desvios internos e muito outros probleminhas..

Ou, então, ainda pior: a falta daquele esmalte bem na hora de fazer a nail art de sua cliente.

Por isso, não tem jeito: para ter uma esmalteria de sucesso, que seja reconhecida pela sua clientela, tenha um bom controle de estoque.

Se quiser saber mais, confira essas 5 dicas para melhorar a gestão de estoque do seu negócio da área da beleza!

Mas de modo geral, é importante que toda esmalteria tenha os seguintes materiais básicos para uso:

  • Alicates;
  • Esterilizador de alicate
  • Palitos em inox;
  • Esmaltes;
  • Cortadores de unha;
  • Espátulas;
  • Removedor de esmalte;
  • Algodão;
  • Lâminas para cortar sobrancelha;
  • Toalhas;
  • Luvas e lixas descartáveis;
  • Tesouras;
  • Pinças;

Além disso, lembre-se de escolher fornecedores que ofereçam produtos de qualidade a preços justos.

E evite as tentações de comprar mais produtos do que o indicado para o tamanho de sua esmalteria, uma vez que isso pode trazer sérias consequências ao seu fluxo de caixa.

3. Ofereça diversas opções de pagamento

O dinheiro em espécie segue sendo uma das principais formas de pagamento no Brasil. Afinal, segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 45 milhões de brasileiros não estão incluídos no sistema bancário.

Mas com o passar do tempo, outros tipos de pagamentos, como os boletos, cartão de crédito e transferência bancária, também se popularizaram.

E hoje em dia, não contar com mais meios de pagamento não só pode, como certamente vai, prejudicar o desempenho de sua esmalteria.

Por isso, ofereça aos seus clientes uma boa diversidade na hora de fechar a conta. Até mesmo os mais recentes, como o Pix, a nova modalidade de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Ainda não a conhece? Se quiser saber mais sobre ela e como pode beneficiar a sua esmalteria, confira esse post que preparamos aqui no Blog!

4. Tenha profissionais capacitados e antenados às tendências

Se o seu objetivo é ter uma esmalteria que faça sucesso, então o seu foco deve ser em um atendimento com serviços variados, mas especializados.

Afinal, uma das principais razões que levam os consumidores até as esmalterias é a busca por especialização.

Aposte nos serviços clássicos de manicure e pedicure, mas não se esqueça das tendências do momento, como as unhas artísticas e unhas com gel.

Para isso, certifique-se de ter profissionais capacitados, que conheçam as técnicas do mercado e saiba aplicá-las corretamente.

Além disso, agregue valor ao seu estabelecimento, oferecendo outros serviços, como esfoliação e hidratação de cutícula, por exemplo. Destaque-se da concorrência e fortaleça sua marca!

5. Invista em novidades em sua esmalteria

Ofereça mais do que apenas um serviço ao seus clientes. Ofereça uma experiência, algo que faça com que eles queiram voltar e tornem-se fiéis ao seu estabelecimento.

O bom atendimento, claro, não pode ficar de fora. Mas além dele, pense em tudo que possa fazer com que seu ambiente torne-se ainda mais agradável de estar.

Como por exemplo, WI-FI gratuito, cafés e chás, televisão..

Além disso, se o seu objetivo é fazer com que sua esmalteria cresça e torne-se reconhecida, é imprescindível que você tenha uma presença digital forte.

E isso porque as redes sociais são muito mais do que apenas um meio de comunicação com seus clientes. Elas também funcionam como “vitrines” dos seus serviços e dos seus profissionais.

E como toda vitrine, deve conter peças bem planejadas, bonitas e informativas. Por isso, se seu objetivo é fazer com que sua esmalteria cresça, não deixe as redes sociais de lado.

Aqui neste post, trouxemos algumas dicas de como usar o Instagram em suas estratégias de divulgação. Confira!

6. Conte com um sistema de gestão para esmalterias

Quem acabou de abrir o próprio empreendimento talvez ainda não tenha noção da importância de ter um sistema de gestão para facilitar as tarefas do dia a dia.

Com um software específico para negócios da área da beleza fica muito mais fácil se organizar. Seja na parte financeira, ou no marketing, ou nas questões operacionais…

Um sistema permite que você tenha uma visão mais ampla da situação do estabelecimento, identificando os erros, os acertos e as oportunidades de melhoria — o que é necessário para fazê-lo crescer.

Um sistema, por exemplo, permite que você tenha acesso a relatórios financeiros detalhados, não deixando passar nada que seja importante. Além disso, você ainda pode fechar as contas dos clientes de sua esmalteria de forma muito mais fácil e rápida, evitando aqueles erros de cálculos.

Ainda têm dúvidas e quer saber mais? Então confira este artigo em que falamos dos benefícios de poder contar com um sistema de gestão no seu dia a dia!

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *