Bom atendimento na recepção do seu espaço de beleza e sua importância

Categorias: Beleza, Barba e Bigode, Cabelo, Estética, Mãos e Pés, Spas e Terapias, Blog, Comunicação com o Cliente
Atendimento na recepção

Antes de tudo, já falamos anteriormente sobre a importância de um atendimento na recepção de qualidade para a construção de uma boa relação entre o negócio e cliente, pois além de viver a experiência com sua marca, seu cliente fica satisfeito e seu negócio aumenta a credibilidade e fidelização.

Entretanto, você já parou para pensar sobre importância de se olhar não apenas para fora?

Para o crescimento do seu espaço também é preciso dar atenção especial ao lado de dentro e avaliar maneiras de como desenvolver e capacitar as pessoas responsáveis pelo atendimento de seus clientes logo na recepção do seu espaço de beleza.

Desta forma, pensando nestes desafios, separamos dicas de como otimizar o trabalho de quem tem o primeiro contato com seus clientes e colabora para torna-los fiéis ao seu estabelecimento.

O papel do atendimento na recepção (recepcionista)

Muito além do acolhimento de clientes, é essencial que o recepcionista tenha o conhecimento necessário para conquistar a confiança, encantar e garantir que eles voltem em uma próxima vez.

Então, quais seriam as características e perfil necessários para uma pessoa preencher esse espaço tão importante do seu estabelecimento de beleza?

Funções de um profissional de recepção

Confira a lista de pontos que toda pessoa de atendimento na recepção de um negócio de beleza precisa ter:

  • Acolher os clientes, sempre de modo muito simpático;
  • Saber tudo sobre os serviços realizados;
  • Estar sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida;
  • Acompanhar os clientes até os especialistas que realizarão os serviços;
  • Cuidar de toda a agenda do salão de beleza;
  • Confirmar as reservas;
  • Garantir que os clientes que aguardam na recepção não precisam de algo;
  • Fazer e atualizar cadastros;
  • Promover e ajudar na venda de serviços, quando conveniente;
  • Organizar toda a recepção e a entrada do salão.

Perfil de um profissional de atendimento na recepção

Ciente de suas funções, é essencial uma pesquisa para avaliar a personalidade e experiências passadas dessa pessoa.

Sendo assim, lembre-se que o seu modelo de negócio trabalha diretamente com o público e seu recepcionista deve ser a cara de tudo que você tem para oferecer do lado de dentro do seu estabelecimento de beleza:

  • Simpatia e cordialidade – para que receba a todos com um sorriso no rosto e mostre que o seu espaço de beleza está dedicado em atender da melhor forma;
  • Proatividade – estando sempre bem informado sobre serviços prestados para eventuais dúvidas e resolver alguns problemas;
  • Bom comunicador – para falar bem, de maneira correta e tratar os clientes com empatia e respeito;
  • Discrição – pois lidará com uma diversidade de pessoas. Vale sempre destacar que respeito é essencial;
  • Organização – para manter a recepção sempre ordenada, além de gerenciar a agenda da melhor forma para que todos sejam atendidos com qualidade.

6 práticas para ter o atendimento na recepção dos sonhos em seu negócio de beleza

Sabemos que é muito comum, devido ao fluxo diário de atendimentos, que o desgaste desse profissional seja rápido, por isso, como manter o recepcionista motivado em fazer o melhor trabalho possível?

Separamos um plano de ação com 6 práticas que podem ajudar na motivação de seu recepcionista para que esse cansaço não aconteça antes do tempo e você perca qualidade de atendimento:

01. Exerça a motivação na prática

Muito se fala sobre motivação dos funcionários, mas a prática vai um pouco além do discurso. Desta forma, pense em ações para motivá-los, para que realizem o trabalho com animação. Ofereça estímulos e dê recompensas de acordo com metas bem definidas.

02. Invista em capacitação

Capacitar seus funcionários é manter seu negócio sempre atualizado sobre tendências e novidades da área, tornando toda a equipe referência do que executa em seu negócio.

Além disso, ofereça um salário compatível com o cargo, além de benefícios atrativos para o futuro recepcionista de sua empresa.

Entenda que ninguém trabalhará para você por amor à sua marca por muito tempo, portanto, salário atrativo e benefícios são fundamentais.

03. Crie procedimentos consistentes

Desenhe uma estrutura de todos os processos que acontecem no seu negócio de beleza, pois além de ser algo muito importante para o desenvolvimento do seu espaço é também como você se apresenta para quem está te vendo de fora.

Rotinas definidas garantem que sua equipe conclua as tarefas completamente. Perder etapas ou ignorar parte do processo custa mais tempo, pois será necessário corrigir os erros depois.

Uma lista de verificação, por exemplo, é uma ótima referência para os profissionais, para que eles não precisem parar e pedir ajuda caso esqueçam de algo.

04. Confie no seu profissional de atendimento na recepção. Dê autonomia!

Ainda que processos sejam importantes, seu colaborador precisa ter autonomia.

A autonomia em processos já desenhados é excelente para que o recepcionista perceba melhorias, bem como se sentir à vontade para sugerir ideias sem que pareça preso em processos rígidos demais.

05. Forneça recursos para um trabalho de excelência

Invista em inovação, uma excelente ajuda nesse sentido são todas as tendências trazidas pela tecnologia. Hoje, contamos com diversos softwares que auxiliam o trabalho do recepcionista com agendamentos online, cadastros, pagamentos e muito mais! Inclusive, isso já foi papo aqui no nosso blog, confira!

E lembre-se, o Trinks é uma plataforma que pode te ajudar, e muito, na gestão do seu negócio de beleza.

06. Dê propósitos à sua rotina

Sejam metas de venda, rotatividade, gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação.

Por isso, desenvolva planos que tornem seu colaborador instigado a buscar as recompensas que deseja. Faça promoções, crie materiais, convenções, metas claras, aumento de salário e muito mais! Com um bom planejamento, tudo isso é possível, acredite.

E aí, o que achou do nosso conteúdo de hoje? Tem alguma história para contar sobre as experiências de atendimento dos seus recepcionistas? Conta aqui pra gente nos comentários!

Ah! Falando em tendências, criamos um material beeeeem legal com métodos de pagamentos que podem fidelizar seus clientes. Corre para conferir!


sobre o autor:

1 comentário

  1. Valdeci 5 de dezembro de 2021 Responder

    Boa tarde eu já tenho Trinks algum tempo gostaria de um curso para minha recepisionista para poder gualificar ela o Trinks tem isso

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *