Gestão

Como planejar o primeiro semestre do seu salão de beleza ou barbearia

Como-planejar-o-primeiro-semestre-do-seu-salão-de-beleza-ou-barbearia

Ter um bom planejamento é o primeiro passo para que seu estabelecimento tenha sucesso na área da beleza. Cada estratégia sua tem que ser friamente calculada para que não você não seja pego de surpresa com alguma situação inesperada na hora de executar alguma ação.

Pensando na dificuldade que alguns gestores de salões de beleza e barbearia tem para conseguir se organizar para montar um bom planejamento, vamos dar algumas dicas de como começar a pensar em formas de fazer o seu estabelecimento bombar.

Sabemos que a rotina nos últimos meses do ano é muito corrida e os profissionais acabam trabalhando tanto que acabam não tendo tempo nem para respirar. Mas e depois que o ano termina e vem os meses em que o movimento é baixo, o que fazer?

Neste texto vamos você vai ver como e porque se organizar para fazer um bom planejamento para o começo de ano.

Porque planejar?

O mercado da beleza está cada vez mais disputado e o estabelecimento que não conseguir se organizar para conseguir manter o alto nível de qualidade para acompanhar o ritmo frenético do mercado, infelizmente vai ter que fechar as suas portas. Não existe mais espaço para amadorismo e aqueles que tratarem o seu negócio da forma mais profissional possível vão sair na frente.

Para ser grande, é preciso pensar e agir como um dos grandes. Mas você já parou para pensar como os estabelecimentos que são referências no mercado conseguiram chegar tão longe? A reposta é simples: planejamento e trabalho duro!

Não existe caminho fácil para o sucesso. Todos os que conseguiram conquistar o tão desejado “lugar ao sol” tiveram que passar pelo mesmo processo de amadurecimento do negócio que requer muita atenção e dedicação.


Planejamento-de-janeiro-a-junho


Balanço geral

Comece o seu ano fazendo um balanço geral de como foi o ano anterior do seu estabelecimento. Antes de saber aonde quer chegar, primeiro você precisa saber exatamente onde está. Com essa análise vai ser possível fazer uma projeção para o ano que está começando.

Faça um comparativo com o ano anterior, veja quais foram as ações que deram certo, os meses que tiveram maior lucro e faça correções em todas as estratégias que não deram certo. Essa analise vai fazer com que você tenha um norte e te dar uma visão bem melhor de onde quer chegar.

Trace objetivos e defina metas que vão levar o seu estabelecimento a um próximo nível.

Veja o que pode ser melhorado

Depois de fazer uma analisa e ver se o seu balanço foi positivo ou não, chegou a hora de você buscar fazer melhorias no seu salão de beleza ou barbearia. A maioria dos salões costuma ter um movimento mais fracos nos primeiros meses do ano, então, aproveite para fazer algumas mudanças.

Busque sempre fazer coisas com o objetivo de melhorar a satisfação dos seus clientes, como:

  • Cadeiras mais confortáveis para quem está esperando;
  • uma nova pintura;
  • fazer uma arrumação diferente dos móveis;

Não é necessário gastar rios de dinheiro para fazer melhorias no seu estabelecimento. Fique dentro do seu orçamento e do planejamento que foi feito anteriormente para não ter dores de cabeça no futuro.

Verifique seus produtos

É muito importante você ver como estão os seus produtos dentro do estoque. Para suprir a alta demanda de final de ano, muitos estabelecimentos buscam comprar materiais em maior quantidade para não correrem o risco de faltar material com o aumento dos agendamentos.

Uma boa maneira de começar o ano é verificando a quantidade e a qualidade dos produtos que ainda tem no seu estoque. Lembre-se de repor se estiver com pouco material e caso ainda tenha uma boa quantidade não se esqueça de verificar a validade. 

Se for possível busque comprar produtos de qualidade para essa reposição e caso exista algum material perto do vencimento, você pode criar promoções em serviços que utilizem aquele produto para fazer com que saiam antes de vencer.

Promoções

Esse é um assunto um pouco sensível pois muitas pessoas acham que as promoções estão diretamente ligadas a preços baixos. Isso é um tremendo engano. O gestor inteligente enxerga as promoções como algo que vai agregar valor tanto para o seu negócio, quanto para os clientes.

Lembra que falei que você poderia fazer promoções para acabar com produtos que estão perto vencer? O grande macete é você sempre oferecer algo a mais para fazer com que as pessoas vejam vantagem no que está sendo vendido.

Por exemplo: vamos supor que você tem um creme hidratante para as mãos que não tem uma saída boa, você pode oferecer as pessoas que forem fazer as unhas a possibilidade de ganhar uma hidratação por um pequeno valor a mais.

Com isso você consegue se livrar do produto e o cliente ganha mais do que era esperado.

Os primeiros meses do ano contam com muitos feriados e datas comemorativas que podem ser exploradas para atrair mais pessoas até seu estabelecimento. Preparamos um guia especialmente para você com dicas do que fazer nessas datas que existem entre janeiro e julho.


Planejamento-de-janeiro-a-junho


Converse com sua equipe de profissionais

uma boa maneira de saber o que pode ser melhorado é ter uma conversa bem sincera com os profissionais que trabalham com você. Busque informações, sugestões, pergunte a opinião, veja se as metas traçadas então de acordo com a realidade do seu estabelecimento.

Sua equipe está em contato direto com os clientes e por isso não existe ninguém melhor que ela para saber o que pode ser aperfeiçoado.

Também é importante estimular os seus profissionais a sempre estarem se aprimorando, afinal, quanto mais capacitado forem as pessoas que trabalham eu seu estabelecimento, maior será o destaque que o seu negócio vai ganhar.

Com o planejamento correto é possível fazer o seu estabelecimento lucrar, mesmo em meses que a procura é baixa. Aproveite esses momentos para aprimorar cada vez mais o seu estabelecimento.

Espero que tenha gostado do artigo e caso tenha dúvidas ou tenha algo que gostaria de acrescentar, deixa seu comentário a baixo. 😊

sobre o autor:

6 comentários

  1. aroldo 14 de novembro de 2018 Responder

    mt nom matheus

    • Matheus do Trinks 14 de novembro de 2018 Responder

      Obrigado Aroldo!

      Caso queira indicar o próximo assunto a ser abordado, sinta-se à vontade! 😉

  2. Selma 19 de novembro de 2018 Responder

    qual dica pro black friday?

    • Matheus do Trinks 19 de novembro de 2018 Responder

      Olá Selma, como está?

      Para usar o black friday da melhor forma, você precisa consultar as finanças de seu negócio e os produtos em estoque. É interessante criar cupom de desconto e até combo de serviços, é a dica genérica que muitos estabelecimentos de beleza e bem-estar praticam nesta época do ano. 😉

  3. Fábio Ribeiro 7 de dezembro de 2018 Responder

    Olá, gostaria de saber qual será o custo para contratar a (o) trinks mensalmente, para uma barbearia para 3 profissionais?
    Obrigado…

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *