Como reduzir gastos do meu salão de beleza da noite para o dia?

Nós imaginamos o quanto é desesperador notar a urgência em reduzir os gastos do seu salão de beleza. Mas, calma… a gente vai te ajudar a encontrar a solução.

É que existem algumas formas de diminuir esses gastos, e todas elas envolvem um bom planejamento e plano de ação. Você está pronto para colocá-los em prática? 

Se sua resposta foi sim, continue com a gente que a leitura de hoje pode ser bem interessante! 

Por aqui, vamos falar, principalmente, sobre investimentos necessários para reduzir custos. Pode até parecer contraditório, mas não é!

Vamos nessa? 

Boa leitura. 

Preciso reduzir meus gastos, e agora?

Senta que lá vem conversa…

Como bom empreendedor no ramo de beleza, você sabe bem toda a volatilidade desse setor, né?

Tem dias que o salão não para. Outros, que o volume é fraco. Meses bons e meses ruins. Clientes faltantes, dois clientes no mesmo horário, e por aí vai. 

O resultado dessa “loucura” é uma gestão financeira agitada e extremamente organizada, caso contrário, você pode ter sérios problemas com o seu espaço de beleza. 

E é aí que você vai precisar da milagrosa solução de reduzir custos da noite para o dia. 

Ainda que a gente quisesse muito dizer para você que isso é simples de resolver, as coisas não são bem assim. Mas, isso não quer dizer que é impossível reverter um cenário onde as contas já estão confusas demais. 

É possível! Pode respirar mais aliviado!

Mas, antes, queríamos te fazer entender o quanto uma gestão influencia totalmente no sucesso do seu negócio, pois tendo uma visão clara sobre tudo o que precisa e pode ser feito, é mais fácil gerar lucros e, consequentemente, fazer com que seu empreendimento tenha base para evoluir.

E é com esse raciocínio que você precisa conhecer melhor os sistemas de gestão inteligente e direcionados para negócios de beleza que temos hoje em dia à nossa disposição. 

Por aqui, sempre falamos muito sobre eles e todas as suas possibilidades. Quer ver? Confere esse conteúdo aqui assim que acabar essa leitura!

Enquanto isso, vamos conhecer um pouco melhor como esses sistemas funcionam para quem precisa reduzir custos!

Sistema de gestão para salão de beleza pode ser a solução

Que a indústria da beleza mudou, isso você já sabe de trás pra frente, não é mesmo? Mas você conseguiu acompanhar essas transformações com o seu negócio de beleza?  

Há quem ainda pense que essas mudanças são desafios difíceis de seguir. Mas vamos tentar ver o lado positivo disso tudo? É que boa parte delas não são ruins.. muito pelo contrário! Elas vieram para facilitar sua gestão, seu atendimento, a qualidade do seu serviço e muito mais. 

E se você se interessou por esse conteúdo, certamente está passando por um desafio de gestão, onde seu caixa não está ao seu favor. 

Por isso, surgiram os sistemas de gestão para salão de beleza. 

Não importa se você é um pequeno salão do bairro ou uma franquia com diversas unidades em todo o país, todo proprietário de um salão de beleza precisa de um software de agendamento para seu negócio e de um aplicativo para fazer a gestão das suas operações com eficiência.

Eles te ajudam, de forma eficiente, a ter o controle total do seu empreendimento, com uma visão 360º sobre todas as áreas. Assim, você consegue sair do micro e focar no que mais importa: o crescimento do seu negócio. 

Mas será que investir em um sistema como esse pode ser caro? 

A resposta é simples: não! Nenhum pouco. Principalmente quando você vê os benefícios que ele traz.

Os benefícios de ter um programa para salão de beleza são inúmeros e contribuem para tornar seu negócio cada vez mais eficiente. Com essa ferramenta, gerenciar pessoas, finanças e consumo e reposição de produtos fica extremamente fácil.

E reduzir custos vai ser algo que você não precisa mais se preocupar. 

Vantagens de contratar um sistema para salão de beleza

Nós sabemos que reduzir custos afirmando que contratar mais um serviço pode ser uma solução meio… contraditório. Mas, nós juramos que não.

E como a gente tem o hábito de comprovar tudo para vocês, separamos algumas vantagens que um sistema de gestão para salões de beleza possui e que podem te ajudar a reduzir gastos e, até, fazer seu negócio lucrar mais!

Quer saber mais? Confira!

Agenda online

Uma agenda online já é muito boa quando pensamos em centralizar todo o dia do salão de beleza em um único lugar. Mas a agenda online de um sistema de gestão vai muito além disso.

Seu cliente pode marcar um serviço com você no horário pós expediente e, ele mesmo, confere nos seus horários o que funciona melhor para ele. Isso evita o custo de uma recepcionista, por exemplo. 

Mais que isso: ele ainda envia notificações para avisar que o agendamento do cliente está próximo, trazendo lucratividade daquelas faltas constantes de clientes que, simplesmente, esquecem que tinham um horário com você.

E tem mais! Ele também organiza a agenda de cada pessoa da sua equipe, apontando como será o dia de cada um. Mas não é só isso não! Tem muito mais nesse post mega completo que fizemos para vocês. 

Controle do estoque

A gestão de estoque em um estabelecimento de beleza é fator crítico, pois o consumo de produtos está sempre ligado aos atendimentos.

Ou seja, sem estoque, sem atendimento. Sem atendimento, sem lucro. E isso não tem nada haver com a sua ideia de reduzir gastos, né?

Um bom software de gestão para salão irá te dar a contagem automática de tudo que está disponível, e assim, com tudo registrado, a plataforma te avisará quando os produtos estiverem acabando. 

E isso não apenas te ajuda a se antecipar sobre os gastos, como também te ajuda a evitar de comprar produtos em excesso ou com validade curta demais para o período que ele fica no estoque.

Um estoque organizado, nas quantidades certas, isto é, sem excesso de produto e sem a falta deles, é um demonstrativo de como anda o seu estabelecimento.

Gestão financeira

Se você está precisando reduzir custos com alguma finalidade ou não, é porque a sua gestão financeira não anda a coisa mais organizada do mundo, não é mesmo?

Mas, independentemente da contratação de um sistema ou não, essa gestão é o coração do seu negócio de beleza, por isso, ele precisa de uma atenção especial.

Por isso, se você entende que essa administração, somada a todas as outras funções do seu negócio, é complexa demais para você cuidar sozinho, um sistema inteligente de gestão é a melhor escolha que você pode fazer. 

Ele vai contabilizar, automaticamente, todos os lucros e gastos do seu espaço de beleza, bem como gerar relatórios com todas essas informações sempre que você precisar e em poucos segundos.

Marketing

Numa geração de clientes cada vez mais conectados, não ter uma presença digital pode ser um tiro no pé.

Isso porque, da mesma forma que você não amplia o nome do seu negócio de beleza por lá, você também não estará presente para resolver algum comentário negativo ou crise que possa surgir com o nome dele.

Você até pode contratar uma equipe de marketing interno ou uma agência de marketing digital para cuidar dos seus canais para você… porém, isso vai completamente contra a redução de custos, né?

E é aí que entram os bons sistemas para negócios de beleza. 

Você tem a possibilidade de cuidar das suas redes sociais, agendar posts e sempre estar presente digitalmente – e sem nenhum funcionário para isso. 

E ainda tem um plus mega interessante: você pode mandar mensagens personalizadas via SMS, Whatsapp e E-mail, a facilidade de comunicar promoções, parabenizar clientes, convidá-los a retornar ao seu estabelecimento e manter-se perto dele, fidelizando sua preferência.

Isso conta muitos pontos no processo de fidelização de clientes. Acredite!

Emissão de notas fiscais

Por fim, mas uma grande dor de cabeça de todo dono de negócios de beleza, é toda a burocracia que envolve a emissão de notas fiscais de um estabelecimento.

Um contador ou administrador pode te ajudar nesse processo, mas com um custo muito mais alto que uma ferramenta de gestão, que engloba esse serviço de forma automática.

Assim, você garante uma boa experiência do cliente, que não precisa ficar esperando pela emissão e possíveis falhas de comunicação com os emissores de nota, além de evitar o custo de uma equipe ainda maior para esse serviço. 

Conclusão

Reduzir gastos não é fácil, ainda mais quando a solução precisa ser rápida. Porém, nada é impossível quando falamos de programas que podem otimizar seu negócio em curto, médio e longo prazo.  

E é por isso que sempre indicamos que você contrate uma ferramenta para te ajudar nesse processo. 

Ainda que seu problema não seja a urgência em reduzir custos, todo negócio de beleza precisa de organização e otimização de processos para conseguir focar no crescimento do seu espaço. E um sistema de gestão atua em cheio nesse sentido. 

Por isso, pesquise. Coloque os prós e contras na balança. Faça testes grátis nesses sistemas. Depois, adeque o software na sua realidade e entenda como ele vai te ajudar a reduzir os custos do seu negócio de beleza.

Para te ajudar criamos, também, um infográfico com dicas simples para organizar o financeiro do seu negócio. Temos certeza que ele pode te ajudar bastante no momento atual.

E estamos aqui caso você precise, ok? 

Até a próxima!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *