Imposto de renda para negócios de beleza: Aprenda tudo sobre!



Ei,você está por dentro de tudo sobre imposto de renda para negócios de beleza?

Sabemos que existem muitos desafios na gestão de um estabelecimento, e é muito comum que apareçam dúvidas quando o assunto é imposto de renda.

Mas calma, estamos aqui para te ajudar!

Por isso, preparamos uma entrevista com a especialista contadora na área da beleza, Eren Dantas, para explicar tudinho sobre o imposto de renda para negócios de beleza.


Então, prepare papel e caneta e vem comigo!

Boa leitura.

Fique sempre em dia!

Bom, de tempos em tempos o assunto, imposto de renda para negócios de beleza fica em evidência, pois um negócio é prestador de serviços e muitas vezes vende produtos e para manter um empreendimento funcionando é necessário ficar em dia com todos os aspectos referentes à regularidade do seu estabelecimento.

Ah, sabia que com o Trinks fica mais fácil? Isso porque quando você utiliza o sistema e alimenta as despesas, o contador pode tirar informações do prolabore, retirada de lucro e colocar dentro do imposto de renda.

Agora vale um assunto muito importante, você tem um negócio de beleza e não conhece as leis do profissional parceiro? Calma, vamos falar um pouco dela também!

As Leis que envolvem questões profissionais são muito importantes para entendermos nossos direitos como gestores e/ou funcionários de um espaço.

Elas também funcionam para possibilitar que diversos profissionais sigam empregados, principalmente os autônomos, que são aquelas pessoas que tem uma habilidade e, mesmo sem possuírem um espaço físico, conseguem exercer suas funções em terceiros.

Quando falamos de leis para esses profissionais autônomos que trabalham com beleza, temos a Lei do Salão Parceiro. Em vigor desde janeiro de 2017, a Lei Salão e Profissional Parceiro ajudou a formalizar o setor de beleza e garantiu inúmeros benefícios tanto para profissionais quanto para gestores de espaços de beleza.

Ah, separamos um artigo explicando tudo sobre essa lei. Confira aqui!

E para te ajudar ainda mais, fizemos uma entrevista incrível com a especialista em contabilidade para negócios de beleza Eren Dantas. Continue lendo!

 

 

Eren Dantas explica: 


1. Falando sobre imposto de renda, qual o básico para um negócio de beleza abrir e se manter ativo?

É necessário entender que a declaração do Imposto de Renda é o momento de acerto de contas entre o cidadão e o Fisco. Para que haja o ponto de partida para a vida empresarial, o seu CPF precisa estar financeiramente e legalmente preparado para o novo negócio.

2. Quais impostos um negócio de beleza paga?

• Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)
• Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)*
• Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
• Contribuição p/ o Financ. da Seguridade Social (Cofins)
• Contribuição para o PIS/Pasep
• Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
• Imposto SOBRE Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS)*
• Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

(Os impostos que estão em asteriscos só serão cobrados a estabelecimentos de beleza que vendem produtos).

3. O que é CNAE e qual a de um negócio de beleza?

Chamamos de CNAE a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Ele identifica qual a atividade econômica exercida por um negócio.

A de um negócio de beleza é o 96.02-5-02 – Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
(Procedimentos Estéticos)*

4. Como usar a tributação de um negócio de beleza em prol do seu crescimento?

Implantando a Lei do Salão Parceiro (Lei Nº13.352/2016) para deduzir os valores da cota parte dos profissionais que prestam serviço na sua empresa.

5. Como funciona a lei do salão parceiro?

A Lei é bem prática, se resume em contratar um profissional habilitado (que tenha algum tipo de empresa), homologar o contrato de parceria no sindicato da beleza e receber a nota fiscal mensalmente do parceiro à fim de dedução do imposto no faturamento.

6. Como abrir CNPJ para negócios de beleza?

Primeiramente, contrate um contador de confiança, entregue sua documentação para que ele possa legalizar a empresa. Lembre-se de informar para o contador se você vai vender apenas serviços de beleza ou se também vai incluir cnaes de venda de produtos de beleza e cursos de treinamentos profissionais, este ultimo está bem em alta.

7. Qual é a importância de emitir notas fiscais e estar com elas em dia na hora de declarar imposto de renda?

Independente do imposto de renda, em primeiro lugar a empresa não vai estar sonegando impostos, um outro ponto é que dinheiro é lastreado, ele tem uma origem e um destino, nada mais justo do que emitir as notas referente aos valores que recebemos. Além disso, se não houver receitas registradas por essas notas, consequentemente não será apurado o lucro para ser lançado no imposto de renda dos sócios da empresa.

Ah! Separamos também um artigo incrível falando tudo sobre a emissão de nota fiscal para negócios de beleza e bem-estar. Confira!

8. E para finalizar, o que um negócio de beleza não pode deixar para trás, se tratando de impostos e quais as consequências caso deixe?

Não pode deixar de pagar no prazo correto, pois os encargos são altíssimos, e a falta de pagamento desses impostos pode virar algo insustentável no futuro.

Por fim, esse foi mais um artigo do Trinks. E se gostou, comenta aqui pra gente!

Aproveite todas as informações recebidas hoje e não se esqueça que o Trinks está aqui para te ajudar.

Até a próxima, pessoal!

 

 

About The Author

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *