7 itens que não podem faltar na decoração da sua esmalteria

Categorias: Beleza, Estética, Mãos e Pés, Spas e Terapias, Divulgação e Marketing
decoração de esmalteria

Você sabia que o Brasil é o segundo maior país consumidor de esmaltes no mundo? Segundo o SEBRAE, nós só ficamos atrás dos Estados Unidos. 

Mas, se formos considerar que os EUA tem, aproximadamente, 100 milhões de habitantes a mais do que o nosso país, esse dado pode ser ainda mais impressionante, não é mesmo?

Agora que você tem esse conhecimento, consegue entender o quanto esse nicho de beleza pode ser promissor?

Por ser um nicho muito específico e novo no mercado de beleza, pode estar sendo um pouco mais difícil para você, que pensa em abrir a sua esmalteria, saber quais serviços de esmalteria são essenciais ao abrir a sua, e por isso já temos um post que fala sobre esse assunto.

Mas, quando o assunto é decoração de esmalteria, destacamos algumas dicas que podem facilitar essa decisão.

Até porque, muito além de um espaço bonito, investir em decoração pode agregar muito mais valor ao seu negócio. 

Além dos diversos serviços que você pode atender ao abrir uma esmalteria, outro ponto que você precisa estar atento é sobre a decoração desse ambiente e o quanto investir nisso pode agregar valor ao seu negócio.

Neste post, vamos contar tudo que você precisa para decorar sua esmalteria. 

Prepare o bloco de notas e boa leitura!

Por que abrir uma esmalteria?

Já consolidado no exterior, esse modelo de negócio vem ganhando muita força no Brasil nos últimos tempos devido ao seu faturamento bilionário.

Essa lucratividade acontece pelo comportamento do consumidor, que vem mudando radicalmente quando analisamos o mercado de beleza.

A busca por experiências mais exclusivas e profissionais especialistas em técnicas como Nail Art, fazem com que o cliente que vai até uma esmalteria viva uma experiência focada, e não múltiplas experiências de naturezas distintas, como o barulho do secador de cabelo, ou o cheiro forte de algum tratamento capilar e que é o que ele tem contato ao fazer suas unhas em um salão de beleza.

Por isso, a qualificação dos funcionários de uma esmalteria é um destaque a parte: nela, você encontra profissionais extremamente qualificados em serviços muito distintos, que vão de aplicação de unhas em gel até desenhos artísticos. 

E, se engana quem pensa que uma esmalteria presta apenas serviços de manicure e pedicure. Existe um leque de possibilidades como spa dos pés, esfoliação, hidratação de cutícula, tratamentos especiais para doenças da unha e até massagens relaxantes. 

Como consequência de toda essa excelente experiência profissional recebida, existe uma chance potencial de fidelização de clientes, que muito além de uma unha bem feita, vivem momentos únicos dentro desse espaço

O sucesso é logo ali

Tendo em mãos um negócio de beleza com esse potencial, além do serviço único, existem alguns pontos de atenção que tornam a sua esmalteria um sucesso absoluto.

Um exemplo de destaque e que é um diferencial das esmalterias, é o cuidado em todos os procedimentos. 

Materiais descartáveis e hipoalergênicos, como luvas e máscaras, bem como a esterilização de todos os instrumentos de trabalho, além de higiênico, são muito importantes para prevenir a transmissão de doenças como AIDS, hepatite, micoses, entre outros. 

E, o principal para o cliente que busca por uma esmalteria: um serviço personalizado. Um ambiente limpo, luxuoso, relaxante e com um cardápio de possibilidades de esmaltação enquanto desfruta de um cappuccino é o destaque desse conceito.

Com esses conhecimentos em mãos, ficou um pouco mais fácil entender como a sua esmalteria é um negócio incrível?

Nós esperamos que sim. 

Agora, vamos falar como você pode decorar a sua? Mãos à obra!

Confira também: 6 dicas para fazer sua esmalteria crescer em tempo recorde 

7 itens de decoração fundamentais para a sua esmalteria

01. Invista em cores neutras

Cores neutras são excelentes opções quando queremos trazer sofisticação a um ambiente. Sem contar que são ótimas escolhas para quem tem um espaço menor e quer imprimir a sensação de amplitude.

Principalmente quando falamos de pavimento, opte sempre por cores claras e piso frio. Eles funcionam melhor na sua esmalteria pois são mais fáceis de limpar e evitam o acúmulo de sujeira.

Opte, se possível, pelo porcelanato branco. Apesar dele evidenciar mais as sujeiras do dia a dia, o fato dele ter uma aparência refinada e uma carta na manga para dar esse tom de sofisticação que uma esmalteria imprime.

02. Papéis de parede e texturas

Papéis de parede e texturas ajudam muito na hora de definir a personalidade que você deseja dar a sua esmalteria.

Mas, lembre-se: a decoração que você escolher precisa estar alinhada à identidade visual dela. 

Por isso, antes mesmo de pensar em decoração de esmalteria, você precisa dar uns passos para trás e perceber se o seu estabelecimento está conseguindo se expressar através da identidade visual atual. Caso não esteja, é o momento de revê-la.

Por fim, de maneira geral, considere que a sobreposição de materiais pode deixar o ambiente “carregado”, por isso, a ideia de que “menos é mais” funciona tão bem em negócios de beleza. 

03. Aposte em espelhos na decoração da sua esmalteria

Ah! Quem não ama espelhos?

Além de um excelente item de decoração, os espelhos dão a sensação de ambientes amplos e isso é ótimo quando falamos de negócios de beleza de forma geral.

Isso porque, a amplitude garante um tom de sofisticação na decoração de esmalteria.

Sem contar que, quem está investindo em um momento de beleza, adora ver o resultado pelo espelho. Ou seja, com espelhos você decora sua esmalteria, ganha espaço e ainda agrada seus clientes.

Não tem como dar errado! 

04. Iluminação é tudo

De formas diferentes, mas com o mesmo conceito do espelho, investir em iluminação pode transformar um ambiente.

Por isso, use a abuse das janelas e a luz natural que entra durante o dia na sua esmalteria, mas não esqueça das luzes artificiais.

Um fator muito importante na hora de escolher a iluminação do seu espaço, é optar por cores frias. Os tons quentes, amarelados, deixam o ambiente mais acolhedor, mas interferem muito na cor, o que pode atrapalhar seus serviços.

Já as cores frias são o oposto. Elas realçam as cores e, para uma esmalteria, que trabalha especialmente com tons, isso é super positivo. 

Mas isso não quer dizer que você não pode usar luzes quentes. Só esteja atento na hora de escolher as luzes do salão onde os serviços serão realizados. Na área de recepção e/ou café, por exemplo, pode ser uma excelente escolha.

05. A experiência começa na espera

Já que estamos falando em recepção, deve-se ter uma atenção especial com esse primeiro contato do cliente com a sua esmalteria.  

Uma boa sala de atendimento e espera, deve conter conforto, um ambiente tranquilo, um catálogo de serviços, um bom café e o atendimento especializado e direcionado para as suas necessidades.

Muitas vezes, nessas oportunidades, é possível fechar mais serviços do que o cliente inicialmente pensou em fazer.

06. Equipamentos modernos fazem diferença

Sofás para a recepção, cadeiras de atendimento, utensílios usados durante o serviço… tudo isso conta para a avaliação que os seus clientes terão sobre a sua esmalteria.

Isso acontece porque a sofisticação chama a atenção. Todo o público que está ali, está investindo tempo e dinheiro em beleza, e externar isso em seu ambiente conta muitos pontos positivos na hora de escolher entre você e o seu concorrente.

Ainda mais para quem está optando pelo serviço de uma esmalteria. Geralmente, esse público está, por pura vontade, desejando o melhor serviço possível, seja em qualidade do atendimento, quanto em equipamentos. 

Vale cada centavo de investimento. Acredite!

07. Capriche nos detalhes

Nós sabemos que pode parecer muito caro o custo para ter a sua esmalteria dentro de todas as ideias que passamos até o momento. 

Por isso, vamos desmistificar que para decorar sua esmalteria você precisará investir rios de dinheiro. As coisas não precisam ser assim necessariamente.

Muitas vezes, o simples e de bom gosto já é o suficiente para o encantamento de quem vai contratar os seus serviços. 

Flores, revisteiro e até um baleiro bonito são elementos que deixam a sua esmalteria mais bonita e o custo é baixo.

Conclusão

Investir em uma boa decoração, além de atrair clientes, é uma forma de você se apresentar como um negócio de sucesso para todos ao seu redor. Porém, é sempre bom lembrar que isso é apenas um detalhe. 

O que vai proporcionar resultados duradouros na sua esmalteria é o seu atendimento e a qualidade do seu serviço, por isso, sempre se mantenha dedicado no atendimento ao cliente.

Sabemos que isso pode ser difícil quando você tem o dever de gerenciar muitas pontas dentro do seu negócio de beleza, mas existem algumas alternativas que podem te auxiliar para que você tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: seu público.

A principal delas, e que costuma ser um pouco difícil de visualizar para quem acabou de abrir seu primeiro empreendimento no mercado de beleza, é a implementação de um sistema de gestão para facilitar as tarefas diárias.

Pensando em facilitar essa gestão, criamos um infográfico sobre programas para salão de beleza: as vantagens de ter um sistema. Nele, você vai entender melhor como um software específico para negócios de beleza pode te trazer muito mais facilidade de se organizar em todas as pontas da sua esmalteria.

Além disso, você ainda pode fechar as contas dos clientes de forma muito mais fácil e rápida, evitando aqueles erros de cálculos. Incrível, não é?

Até a próxima, pessoal!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *