Nome para salão de beleza: confira dicas para escolher o seu


Nomear um estabelecimento demanda criatividade, cuidado e muita atenção para escolher a opção ideal. O Trinks, além de ser o melhor programa para salão de beleza e barbearia do mercado, vai te ajudar também na escolha perfeita do nome para o seu salão de beleza.

Por isso, pegue papel e caneta e anote todas as dicas que daremos para que o seu salão tenha um nome único, memorável e especial!

A importância de escolher um bom nome para salão de beleza

A escolha do nome para salão de beleza é o momento mais importante para transformar o sonho do negócio próprio em realidade!

Com inúmeras possibilidades, o nome do salão precisa ser atemporal, impactante e fácil de ser lembrado.

No Google há inúmeras pesquisas sobre “nome para salão de beleza”, “qual o melhor nome para salão de beleza”, “ideias para nomes de esmalteria” ou até mesmo “nome perfeito para barbearia”.

É muito comum esse tipo de pesquisa por pessoas que estão abrindo salões, esmalterias, spas e barbearias. Mas não se desespere! Este artigo despertará a sua criatividade e te ajudará a fugir da indecisão e dos padrões comuns.

Então vamos lá?

Veja também: os primeiros passos para abrir um salão de beleza ou barbearia

1. Por que perder tanto tempo na procura do nome ideal?

O nome do seu salão de beleza precisa destacar o tipo de serviço que você oferece, auxiliar na divulgação da marca para atrair e fidelizar clientes e se destacar dentre os concorrentes.

Por isso, é importante que o nome cumpra alguns pontos fundamentais:

  • Tenha identidade própria;
  • Agregue valor à marca;
  • Cause uma boa impressão;
  • Tenha uma sonoridade agradável.

Para escolher o nome ideal, considere também a facilidade de pronúncia. Afinal, quanto mais simples, mais fácil de ser lembrado.

Conheça os padrões do seu setor e seja diferente. A ideia é que você se destaque, por isso esqueça toda e qualquer possibilidade de usar “Coiffeur” ou “Hair”.

Acredite na sua criatividade para dar ao seu salão toda particularidade que ele merece!

É expressamente importante NÃO se apaixonar pelos nomes sugeridos no primeiro momento. Apesar de ser difícil, criar uma conexão emocional com eles poderá tirar sua clareza e até mesmo a possibilidade de encontrar nomes melhores para o seu salão de beleza.

Além disso, lembre-se de considerar opiniões de clientes fixos e de longa data (se você já trabalha na área).

Peça ideias e tenha uma conversa franca sobre o que espera e qual imagem estes clientes construíram através das suas palavras.

A escolha de um nome ruim pode não cumprir com a função básica de atrair clientes. Se engana quem pensa que o nome não tem ligação com a atração do público: há inúmeros estudos que apontam que muitos clientes rejeitam o estabelecimento por conta do nome ou de sua estrutura.

2. Destaque seu público-alvo

Entre em sintonia e se conecte ao seu público-alvo. Defina sexo, estipule faixa-etária e quais serviços este público mais procura dentro de estabelecimentos parecidos com o que você planeja abrir.

Uma boa forma de escolher o nome certo para seu salão de beleza é ser crítico enquanto analisa seus concorrentes.

Assim, repare quais tipos de nomes mais te atrai e quais podem ser descartados. Por meio desta pesquisa, você terá ideia de nome a adotar, além de uma base com bons e maus nomes para utilização.

Com os destaques devidamente determinados e com referência estabelecida, temos um obstáculo a menos para escolher o nome para o seu salão de beleza!

 3. Método categórico de escolha

Há um método interessante a ser adotado na hora de escolher o nome de seu estabelecimento. Abaixo, você encontrará alguns critérios que podem ser aplicados para que você encontre o nome para salão de beleza perfeito, compatível com o público que deseja alcançar e com o seu gosto.

Esses critérios podem ser:

     Geográfico:
Se dá referência geográfica ao estabelecimento, adotando nome de cidade, montanhas, países, rios, entre outras. Trazendo facilidade para sua criação, este método exige aspecto compatível a referência utilizada.

     Descritivos:
Descreve a atividade de maneira clara, tornando de fácil entendimento por parte do público. Ao adotar este tipo de método, não se têm dúvidas sobre o que seu estabelecimento oferece.

     Simbólicos:
Usa a metáfora do produto ou serviço. É recomendado cuidado para não possuir forma ambígua ou tradução ofensiva.

     Associativos:
Cria alusão ao produto, serviço ou conceito do mercado. Possuindo uma forma abstrata, demanda tempo, paciência e dinheiro para que o marketing seja bem feito e transmitido a imagem correta de seu negócio.

     Acrônimos:
Siglas que podem ser faladas como palavras sem a necessidade de soletrar.

Com esses critérios fica mais fácil criar a lista de possíveis nomes para salão de beleza a serem adotados!

4. Na dúvida, opte por um nome para salão de beleza curto

O uso de nomes para salão de beleza, barbearia, clínica de estética e spas tende a ser mais fácil de gravar quando o mesmo é curto. Fácil de ser lembrado, de falar e de ser compartilhado!
Nomes curtos não se tornam menos atrativos ou ineficazes na atração de clientes A imagem transmitida pelo nome deve ser prática, clara e facilmente entendida, além de possuir grafia simples e direta.

5. Evite erros como estes!

A falta de informações e pesquisas podem nos levar a erros que poderiam ser evitados. Abaixo temos uma breve lista de cuidados que você deve tomar na hora de escolher o nome para seu estabelecimento:

  • Atenção especial a utilização de nomes ambíguos, seus significados secundários podem transmitir a imagem errada de seu estabelecimento.
  • Outro erro que não pode ser cometido é o uso de nomes similares aos de seus concorrentes ou de marcas famosas. Você tem seu diferencial e precisa criar seu próprio nome. Por isso, não se aproprie de nomes que possuam estes tipos de ligações!
  • Palavras ou frases com significados impróprios ou ofensivos precisam ser abandonados, mesmo que em outro idioma. Você tem a responsabilidade de transmitir respeito, dignidade e profissionalismo! A regra se aplica também para nomes pejorativos, de mal gosto e de significado obscuro.

6. Fuja do nome para salão de beleza com modismos

Ao adotar para o seu negócio de beleza um nome com frases ou nome de personagens, você impõe data de validade ao seu estabelecimento.

Pense no crescimento que você planeja para o seu estabelecimento e verá que determinado personagem ou frase não farão mais sentido e não imprimirão a imagem perfeita daquilo que você oferece.

O modismo passa e o nome se torna sem graça e sem qualquer conexão com o serviço oferecido, além de demonstrar falta de criatividade.

Por isso, cative seu público com fluidez e naturalidade.

7. Logomarca + nome do salão de beleza: a sincronia deve ser perfeita!

Quando a lista de nomes estiver menor, significará que está na reta final de escolha, lembre-se de como a logomarca do salão de beleza irá mostrar o nome do seu estabelecimento. Se a criação do nome é um processo que demanda bastante atenção, o processo de criação de identidade visual consome o triplo de atenção e tempo!

     – Qual imagem você idealiza para seu negócio?
     – Qual cor expressa melhor a imagem que você quer passar?
     – Qual é a relação da logomarca com o nome?

Essas e outras questões precisam ser feitas antes de decidir o nome da empresa e consequentemente sua logo. Por isso, converse com especialistas de marketing e design para que eles possam te ajudar.

8. Nome escolhido, hora de verificar a disponibilidade

O nome do seu salão de beleza está escolhido e a possível logo já está idealizada em um papel. Agora, você precisa regularizar toda sua ideia.

No Brasil, há um site em que você pode pesquisar nomes de outros estabelecimentos em todo território nacional! O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) dá acesso livre para seus navegantes pesquisarem por nomes. Acesse www.inpi.gov.br e não deixe sua pesquisa para depois!

Checando a disponibilidade do nome que você escolheu, o próximo passo é fazer o registro do nome do seu estabelecimento respeitando as leis e atendendo todas as exigências de cada órgão.

E então, o que achou dessas dicas para escolher o nome para o seu salão de beleza? Já pensou no seu? Fique nos trinks!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *