Tecnologia para salão de beleza: preciso ser entendido(a) do assunto para fazer boas escolhas?

Um salão de beleza pode gerar empregos, mover a economia e ser uma das grandes apostas para quem deseja empreender, já que abrangem um leque de serviços disponíveis e que vão além do cabelo, como depilação, manicure/pedicure, design de sobrancelhas, massagens, maquiagem, entre outros.

Mas, como em qualquer outro negócio, é necessário buscar diferenciais para manter seu salão de beleza em constante crescimento. E como fazer isso sem ser mais do mesmo?

Investindo, principalmente, em tecnologia. 

Mas, talvez, você não seja adepto de tanta modernidade… e está tudo bem! Para qualificar seu negócio de beleza você não precisa ser heavy user de internet e soluções tecnológicas. Muito pelo contrário!

Com um sistema inteligente para salões de beleza, por exemplo, você só precisa acompanhar os dados super didáticos que ele te oferece e pronto! Informações perdidas nunca mais.  

Quer saber mais sobre isso? Fizemos esse conteúdo especialmente para você! 

Boa leitura!

Aplicativos, sistema online, nuvem… como isso pode ajudar meu salão de beleza?

Quando nós falamos que você não precisa ser heavy user de internet em todas essas tecnologias que são lançadas diariamente, não estávamos mentindo. 

Na verdade, para um sistema de salão de beleza, você só precisa, apenas ler as informações que ele gera sobre o seu negócio e encontrar boas soluções para o crescimento dele.

Contudo, antes de pensar em tecnologia, analise os pontos de melhoria que você tem no seu estabelecimento: você consegue se ausentar com facilidade do seu estabelecimento, caso necessário? Seu cliente consegue agendar em seu estabelecimento por mais de um canal de comunicação, a hora que ele quiser?

Você sabe de cabeça quais produtos têm no seu estoque? Qual o produto mais utilizado pelos seus profissionais e as quantidades de cada?

E quanto foi o faturamento da última semana? Você sabe quanto tem em caixa e pode usar em gastos fixos? Se tiver uma emergência agora, você tem uma reserva para arcar com ela? Você divulga seu estabelecimento como gostaria? Você possui algum programa de fidelidade? Tem tempo para pensar em ações promocionais?

Consegue calcular rapidamente as comissões de seus profissionais? Você já aceita todas as formas de pagamento, incluindo a online? Se alguma dessas respostas foi negativa… Pois bem, nesse momento, o que falta é, justamente, uma solução tecnológica.

Solução para salões de beleza: a tecnologia

Todas essas questões somem quando você contrata um sistema de gestão eficiente.

Dessa forma, para você entender melhor sobre o que estamos falando, pense na estrutura do seu salão de beleza. Você tem diversos cadernos para anotar o fluxo de caixa, agendamentos, estoque… não é mesmo?

Com um sistema online em nuvem, por exemplo, você pode gerenciar todo o seu negócio pelo seu celular. 

Ao passo que é só baixar um aplicativo que, automaticamente, adiciona todas as ações que ocorrem no seu espaço na nuvem, que é um ambiente online que não ocupa memória do seu celular ou computador, para ter todos os arquivos.

Por exemplo, você quer conferir o faturamento do dia. Ao clicar na opção de fluxo de caixa, ele estará disponível e sem que você tenha que salvar esse arquivo. 

Dessa forma, é muita vantagem, quando consideramos que todo o tempo que você perdia na organização desses arquivos, você pode dedicar ao crescimento do seu salão de beleza!

Então, listamos algumas vantagens que o seu salão de beleza pode ganhar quando você decide investir mais em tecnologia:

  • mais rapidez e agilidade na execução das tarefas;
  • automatização de processos;
  • economia de tempo e dinheiro;
  • tecnologia de ponta cada vez mais acessível;
  • redução de custos com pessoal;
  • alto retorno sobre o investimento.

Como um sistema de gestão inteligente pode ser a inovação tecnológica que eu preciso?

Isso é muito simples de responder: com um sistema de gestão especialmente pensado para negócios de beleza, você tem um gerenciamento direcionado para todas as pontas do seu salão.

Mas, para ficar mais claro, vamos te mostrar um exemplo prático: você sabe que precisa melhorar a organização do seu caixa para poder investir em melhorias para sua equipe e clientes. Porém, não existe uma visão clara de onde você pode cortar custos para poder investir no que deseja. 

Afinal, com um sistema para negócios de beleza, esse problema acaba. Pois, com ele você tem acesso a um demonstrativo de resultados, que mostra a saúde da sua operação, quanto você gasta com pessoal, quanto paga de impostos, quanto está faturando e quanto está tendo de margem ao final.

Estas informações vão se construindo através dos registros de movimentações que são feitos no sistema toda vez que houver fluxo no caixa. E, a partir delas, você consegue ter uma visão geral sobre seus custos e reduzi-los até que consiga chegar no seu objetivo.

Isso não quer dizer que você não consegue fazer isso sozinho. Nós, do Trinks, acreditamos que todos os empreendedores têm esse poder, porém, por vezes, isso pode limitar o seu papel enquanto líder, já que essas demandas micro dependem de tempo que você, enquanto gestor, muitas vezes não consegue ter.

Então, por que não ter uma forcinha? Temos certeza que, ainda que você não esteja muito por dentro dessas coisas tecnológicas (rsrsrs), elas vão te ajudar demais no seu salão de beleza!

5 motivos para investir em soluções tecnológicas

E aí, conseguimos te convencer que você não precisa estar por dentro de todas as tecnologias disponíveis para conseguir tirar vantagem de um sistema online e crescer o seu salão de beleza?

Mas, como nós, do Trinks, não desistimos nunca, separamos 5 motivos que vão te fazer sair desse conteúdo com a mão no telefone para contratar logo a sua. Quer ver? Confira!

01. Banco de dados estruturado

Banco de dados é um grupo de dados (ou informações) que tratam do mesmo assunto, e que precisam ser armazenados para segurança ou conferência futura. 

Como resultado, isso quer dizer que toda vez que você for conferir os relatórios de faturamento dos últimos meses do seu salão de beleza no sistema de gestão contratado, você está acessando a um banco de dados estruturado.

A finalidade de um banco de dados é trazer, de forma eficiente, agilidade nos processos internos do seu espaço de beleza.  

Além disso, outra vantagem super importante de ter um banco de dados estruturado é poder garantir os registros do seu salão de forma mais segura, garantindo que os dados disponíveis são acessados, somente, por pessoas autorizadas.

02. Backup de arquivos

Backup é uma cópia de segurança das informações que você tem em um celular, tablet ou computador ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) e passa para outro ambiente para que esses mesmos dados possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais ou que ocorra um acidente.

Ele é uma das soluções tecnológicas mais simples de implementar e que garante um grande benefício para o seu salão de beleza, já que mantém a integridade de todas as informações do seu negócio caso haja alguma falha no sistema.

03. Sistemas de CRM

CRM é a abreviação do termo Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse tipo de integração é muito importante para todos os negócios, mas para o seu salão de beleza… ele vai fazer muito sucesso!

Isso porque esse sistema possibilita que gestores tenham uma visão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. 

Segundo a Sales Force, o CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

Dessa forma, o sistema gera relatórios que apontam as possíveis necessidades do seu salão e você consegue, antecipadamente, pensar em uma solução que atenda às necessidades e aos desejos dos consumidores, resultando no aumento das vendas e na fidelização dos clientes. 

E não para por aí!

Os melhores sistemas de gerenciamento para o seu salão de beleza possuem essa função integrada em sua plataforma. Nós, inclusive, fizemos um conteúdo mega completo que te ajuda a escolher o sistema perfeito para o seu negócio! Confira!

04. Nuvem gerenciada

Nós sabemos que você pode não estar tão antenado sobre as novas tecnologias existentes, mas não tem jeito… não tem como fugir do gerenciamento através de nuvem. E, com certeza, você já ouviu alguém falar sobre isso.

Isso porque esse tipo de sistema facilita – e muito – a vida dos empreendedores que precisam cuidar dos seus negócios em todo lugar e, com a nuvem, isso é possível em questão de segundos.

As principais vantagens de ter um sistema integrado e que seja gerenciado na nuvem são, além do acesso simplificado, a organização, mobilidade e redução de custos.

Se você ainda não usa essa metodologia, precisa conhecer!

05. Gerenciamento e otimização de custos

Existem várias formas de otimizar custos mas, com o uso de soluções tecnológicas, isso fica muito mais fácil.

É que, com uma gestão otimizada – consequência do uso de um sistema de gestão para negócios de beleza –  você, enquanto dono de um salão de beleza, consegue dar atenção às melhorias necessárias no seu empreendimento e que são claramente mostradas através de relatórios que o próprio sistema te passa.

Inclusive, fizemos um post que pode te ajudar a ter uma percepção melhor sobre como organizar a sua gestão financeira pode ser eficaz para o crescimento do seu salão.

 

Conclusão

Tá vendo como você não precisa ser tão atualizado assim para investir numa solução tecnológica no seu salão de beleza?

A verdade é que esse tipo de sistema serve, justamente, para diminuir a dificuldade que você deveria ter caso quisesse passar todo o seu negócio para o digital em algum momento.

E quer saber qual eh a melhor parte disse tudo? Um sistema eficiente está muito mais acessível do que você imagina. Muitos deles oferecem período de teste grátis, por que você não faz?

Temos certeza que você vai sentir a diferença na sua gestão após esse período!

Ficamos por aqui, pessoal. Até a próxima!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *