Como escolher um Sistema para Salão de Beleza para meu negócio?

Não é novidade para ninguém: Na Era Digital, ter um sistema de gerenciamento para salão de beleza é essencial! E, não aproveitar essa oportunidade para escalar seu negócio pode comprometer diretamente o futuro do seu empreendimento.

E é por isso que nós, do Trinks, estamos aqui. Queremos explicar para você, da forma mais clara possível, o quanto pode ser vantajoso investir no digital.

Outro dia, falamos sobre as vantagens do uso de aplicativos para Salão de Beleza aqui em nosso blog e, hoje, vamos reforçar com você, de forma mais direta, o quanto a escolha do sistema ideal pode alavancar seu negócio de beleza.

Garantimos que você não irá se arrepender! 

Fica com a gente e saiba o porquê! Boa leitura.

Por que contratar um sistema para o meu negócio de beleza?

A indústria de beleza e bem-estar mudou radicalmente com a chegada desses softwares automatizados, que facilitam muito a vida do dono de um empreendimento de beleza.

Não importa se você é um pequeno salão do bairro ou uma franquia com diversas unidades em todo o país, todo proprietário de um salão de beleza precisa de um software de agendamento para seu negócio e de um aplicativo para fazer a gestão das suas operações com eficiência.

E o motivo é bem simples: Você empreende em um segmento extremamente competitivo e qualquer desleixo é o suficiente para o concorrente conquistar um cliente fixo do seu salão.

Por isso, os sistemas para salões de beleza são tão fundamentais para o seu negócio. Eles aproximam o cliente de você através de uma agenda aberta 24 horas por dia, enviam notificações, novidades e promoções do seu salão… e tudo isso é muito importante para a fidelização de clientes e atração de novos. 

Isso sem contar com toda a ajuda interna que ele te dá, através do controle de fluxo de caixa, divisão de comissões entre os funcionários, produtos no estoque, marketing e divulgação e muito mais!

E sabe o que é melhor? Você não precisa estar sempre presente no seu estabelecimento para acompanhar o que acontece.

Com o acesso remoto, esse programa pode ser acessado via login de um computador, tablet ou smartphone. É o fim dos possíveis erros de informação trocada, da sobrecarga na recepção de anotar tudo o que aconteceu no dia, e o principal de tudo, ser refém da agenda de papel!

E já que estamos falando sobre isso… 

Controle total do empreendimento na palma da mão

Quem nunca sonhou com uma gestão inteligente, onde é possível ter controle sobre todas as áreas do seu negócio pelo celular?

Pois bem, um sistema de gerenciamento para salão de beleza é projetado para isso. Ele serve para otimizar seu tempo de trabalho, cuidando, principalmente, de tarefas que ocupavam muito tempo seu por serem manuais. 

Além disso, o fato de poder centralizar todas as informações do seu salão de beleza em um só lugar é uma facilidade inquestionável. 

E tudo isso é possível sem comprometer muito do seu orçamento. Existem excelentes softwares de gerenciamento de salão com um custo super em conta, principalmente quando analisamos seus benefícios. 

Aproveite e faça testes! Alguns deles dão essa opção de teste gratuita e é ótima para você conhecer a fundo todas as suas funcionalidades antes de escolher o ideal para o seu negócio.

Recursos completos

Sistemas especialmente pensados para negócios de beleza englobam muitas opções que, certamente, atendem o seu salão de beleza, e por isso é tão importante pesquisar muito antes de escolher o seu. 

Planejamento da agenda de trabalho de toda a equipe, atendimento ao cliente, atividades de marketing, divulgação e relacionamento, fluxo de caixa e estoque, relatórios e monitoramento da atividade geral do negócio, são algumas das opções que grande parte deles atendem.

Mas, existem algumas opções ainda mais completas, que cuidam da emissão de notas fiscais, pagamento de profissionais parceiros e até formas de pagamento exclusivas, como suas próprias maquininhas.

Como reconhecer um bom sistema para salão de beleza

Infelizmente, não existe um checklist que diga qual o melhor programa de salão de beleza, até porque, o melhor para o salão de beleza pequeno pode não ser o melhor para uma franquia de salões.

Por isso, é importante listar todas demandas que gostaria que o programa gerenciasse e, em seguida, faça os testes disponíveis em cada uma das plataformas.

Uma boa alternativa, também, é buscar por feedbacks de quem já usa esses sistemas, para entender o nível de transformação que eles trouxeram aquele empreendimento. 

Por fim, na hora de avaliar e escolher os programas de gestão leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Funcionalidade para atender às suas necessidades;
  • Facilidade de implementação, acesso e uso;
  • Como você irá incorporar o uso dessa ferramenta na rotina da sua equipe?

Mas, existem 2 pontos fundamentais…

01. A plataforma precisa ser intuitiva

Até porque, você vai implementar um novo processo enquanto já tem um fluxo movimentado de clientes em seu estabelecimento, por isso, a ferramenta precisa ser fácil de trabalhar e intuitiva, assim, você não perderá tanto tempo com treinamentos e etc.

Caso o contrário, o que era para ser uma solução pode vir a se tornar um fardo.

02. O sistema e seu negócio precisam caminhar juntos

E é por isso que ele, além de intuitivo, ele gere relatórios importantes para você e que, manualmente, você não conseguiria com tanta precisão, como, por exemplo, a rentabilidade de profissionais, volume do estoque e validades próximas e histórico de cada cliente que é atendido no seu espaço.

Para aproveitar ao máximo essa vantagem, antes de contratar o programa, pense na forma como você deve aplicar essas informações no seu salão de beleza e planos de ação para ajustar as falhas apontadas.

E agora, como escolher o melhor sistema para o meu salão de beleza?

Investir em um programa para salão de beleza, próprio para a atividade, com todas as ferramentas de gestão e marketing, pode fazer milagres na organização e funcionalidade do seu empreendimento. E nós te comprovamos por A+B isso.

Agora, como escolher o melhor sistema para você? Entender as funcionalidades oferecidas pode ser um pouco mais fácil, né?

Fizemos uma lista com 6 funções bem interessantes disponíveis em um sistema eficaz e que, com certeza, ajudarão muito o seu negócio a crescer! Vamos conhecê-las?

01. Agendamento

A maior dor de cabeça dos donos de negócios de beleza, de maneira geral, é lidar com o marca e desmarca dos clientes e as agendas que de lotadas, ficam vazias em questões de segundos. 

E com um sistema de gestão, esse problema está com os dias contados! As principais vantagens que uma agenda online permite são:

  • O agendamento online não restringe os clientes de fazer reservas durante o horário de trabalho do salão, ou seja, você tem uma agenda aberta 24 horas todos os dias;
  • Isso significa que os clientes não precisam mais ligar para a recepcionista para conseguir um agendamento;
  • Os cancelamentos são vistos com mais facilidade, com isso, você poderá adicionar outra pessoa no horário caso haja interesse;
  • O cliente recebe notificações sobre o dia e horário do seu agendamento, evitando o esquecimento e ausência;
  • E muito mais!

Ter um sistema que permita agendamentos é como ter um funcionário adicional em seu estabelecimento, uma vez que, a equipe do seu salão poderá realizar suas tarefas enquanto sua agenda é lotada sozinha pela plataforma. E, claro, isso faz você lucrar muito mais!

02. Controle de estoque

Perder produtos por causa do vencimento? Nunca mais!

Um bom sistema de gerenciamento de negócios de beleza entende o quanto essa ação pode ser ruim para o faturamento do seu salão e, por isso, cuida do seu estoque para você. 

Assim, você poderá controlar a validade de cada produto, saber exatamente o que comprar para repor o estoque e não para por aí: o aplicativo ainda te informa o momento em que será preciso fazer novas compras!

Um estoque organizado, nas quantidades certas, isto é, sem excesso de produto e sem a falta deles, é um demonstrativo de como anda o seu estabelecimento.

03. Fluxo de caixa

Com um software para negócios de beleza, fica muito mais fácil controlar o caixa do seu salão. Ao contratá-lo, é possível ter controle de todas as movimentações de contas e recursos, registrando e observando os montantes que entraram e saíram de seu caixa.

Em empresas pequenas, é comum que o controle de caixa seja feito por meio de planilhas ou em cadernos. No entanto, com o tempo e crescimento das vendas e da própria empresa, o controle de caixa do salão de beleza torna-se mais complexo. 

E você não precisa esperar até esse momento para contratar um aplicativo de gestão para te ajudar!

Confira algumas vantagens de fazer o controle de caixa com um sistema especifico para salões de beleza:

  • Praticidade por ser totalmente automatizado;
  • Menor incidência de erros;
  • Registro de todas as movimentações, indicando quem abriu, fez saques ou fechou o caixa;
  • Acesso de qualquer lugar, na palma da sua mão;
  • Acesso a diversos relatórios financeiros para conhecer bem a saúde financeira do seu negócio.

04. Emissão de notas fiscais

Emitir a nota fiscal de forma automática é fundamental para ter mais tempo, pagar os impostos em dia, focar no crescimento do negócio e entender melhor a sua clientela. 

E se eu te disser que, ao contratar um sistema para salão de beleza você terá essa função em apenas um clique?

E ainda tem um bônus! Uma prática muito comum em negócios de beleza é trabalhar respaldado na Lei do Salão Parceiro e, da mesma forma que essas notas fiscais são emitidas para os clientes de forma fácil e rápida, o mesmo pode ser feito com o profissional que trabalha pra você!

05. Pagamento simplificado

Apesar de existir o pagamento por débito, dinheiro e até o PIX, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 79% dos brasileiros preferem efetuar suas compras utilizando o cartão de crédito.

E isso se deve, principalmente, pela possibilidade de parcelar os valores dos serviços.

Por isso, ter uma maquininha em seu salão de beleza ou barbearia é, sem dúvidas, fundamental.

E, claro, aplicativos de gestão de negócios de beleza oferecem até isso para você, tudo sem que você se preocupe em anotar nada em uma segunda planilha de base. Ele é 100% integrado com o seu sistema e você terá as informações sobre essas movimentações com toda agilidade possível.

Por aqui, nós amamos a Belezinha, mas existem muitas opções no mercado, de acordo com o sistema que for melhor para você. 

06. Divulgação, marketing e relacionamento

Eis aqui uma grande oportunidade que a internet nos trouxe: diminuir as distâncias! E como fazer isso? Trabalhando a sua marca no ambiente digital!

E para fazer isso não é preciso muito! 

Com um bom programa para salão de beleza você consegue agendar posts, gerir suas redes sociais, além de ter a possibilidade de mandar mensagens personalizadas via SMS, Whatsapp e e-mail, comunicar promoções, parabenizar clientes, convidá-los a retornar ao seu estabelecimento e manter-se sempre por perto, conquistando sua preferência.

Conclusão

Entendeu o por que de contratar hoje mesmo um sistema para gestão do seu negócio de beleza? 

Por aqui, criamos um ebook com 8 dicas fundamentais para o crescimento do seu salão de beleza e, claro, o serviço de um software está entre elas.

Nós, do Trinks, temos certeza que os resultados serão imediatos e logo você estará se perguntando porque não pensou nisso antes!

Promete voltar aqui para contar pra gente? 🙂

Até a próxima, galera!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *