Em quais tendências de mercado devo estar atenta(o) para alavancar meu Salão de Beleza?

No conteúdo de hoje, você vai entender o que são, como surgem e porque acompanhar cada nova tendência para garantir o sucesso do seu salão de beleza. 

Nós sabemos o quanto pode ser complicado ter que se adaptar a tantas novidades que o mercado de estética nos apresenta diariamente. 

Em um dia a tendência é franja, no outro, cabelos longos, no outro, cabelos curtos… Mas, não tem outra saída: para empreender no ramo de beleza, você precisa estar por dentro de todas essas novidades e se movimentar para aproveitar cada nova tendência que surge.

E é por isso que nós, do Trinks, estamos aqui. Porque entendemos que acompanhar e entender cada uma dessas mudanças é difícil, mas fundamental para o futuro do seu negócio.

Vamos lá?!

Por que devo estar atenta às tendências do mercado da beleza?

Segundo o dicionário, uma tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão. E isso já diz muito sobre o porquê de você seguir cada uma das tendências que surgem no seu modelo de negócio.

Seguir em outras direções é deixar que seus concorrentes estejam um passo à frente de você no que diz respeito a entrega para o seu consumidor final.

E pior ainda: Não surfar cada nova onda que surge é tornar o seu salão de beleza limitado e, consequentemente, rotulado como mais um daqueles que fazem mais do mesmo.

E temos certeza que não é essa fama que você sonha para o seu negócio, não é mesmo?

Segundo o cientista norte-americano Popcorn (1993):

Cada tendência é uma parte do todo, juntas elas definem o futuro e estudá-las é uma das formas de anteciparmos novas realidades. 

Ou seja, estudar e acompanhar as tendências é ser detentor do futuro do seu negócio (ou, pelo menos, uma garantia que o caminho para o crescimento dele será muito mais fácil).

Além do mais, ao escolher ser o dono do seu próprio espaço de beleza, certamente você tem o sonho de ser um sucesso. E, para isso é preciso estar antenado sobre essas novidades é um dos principais passos para se tornar uma empresária(o) de sucesso!

Valor x Tempo: o consumidor mudou e você também precisa mudar

Não é novidade para ninguém que o mundo vem mudando radicalmente nos últimos anos e que isso afeta diretamente no nosso comportamento, escolhas, desejos e etc. 

Uma das situações que mais mudaram no nosso cotidiano é a nossa relação com o tempo. Um levantamento do Ibope Inteligência sobre a relação da população brasileira com o relógio mostra que 35% das pessoas se sentem escravizadas pelo tempo e que cerca de 22% também se assume conduzindo várias tarefas simultaneamente.

E o que você pode tirar de aprendizado dessas informações para o seu modelo de negócio?

O primeiro ponto é que é fundamental conhecer o seu cliente para entender a relação do consumidor com o tempo que deseja passar no salão para a execução do serviço. Afinal, dependendo do procedimento, é um pouco improvável que você consiga diminuir o tempo de produção sem afetar a qualidade.

Então, porque não uma conversa? Explicar as etapas do procedimento que ele tem interesse, pontuar a importância de cada um deles, e entender se aquele é o momento ideal para a realização do trabalho.

Até porque, ainda que com a vida muito corrida, há situações que em um cliente vai ao salão justamente para buscar por momentos de bem-estar. Nesses dias, ele destinou um bom tempo do dia para o seu atendimento.

Entender seu cliente e alinhar suas expectativas é uma tendência que não acaba nunca!

A experiência do cliente vale ouro

E essa relação do consumidor com o tempo tem conexão direta com a experiência que ele terá sobre o seu salão de beleza.

Isso porque, ao buscar pelos seus serviços, ela está procurando por momentos, sejam eles curtos ou longos, de satisfação e prazer. Por isso, quando você se mostra interessado em entender e atender suas reais necessidades, está se apresentando comprometido com a experiência que ele terá em seu espaço – e isso é sensacional!

A verdade é que todos nós, enquanto consumidores, queremos uma experiência única e, preferencialmente, exclusiva. Isso diz muito sobre a decisão do cliente de voltar ou não ao seu estabelecimento. 

Com isso em mente, muitos salões têm buscado formas de se diferenciar, abrindo espaços para o diálogo com a equipe e criando maneiras de potencializar a vivência do cliente com cuidados simples. Por exemplo oferecer uma bebida, fazer uma pequena massagem ou mesmo ter uma música suave tocando durante o serviço. 

Segundo o SEBRAE, outra forma bem interessante que os donos de negócio de beleza vem encontrando para se destacar com espaços temáticos para atrair nichos de públicos diferenciados.

Além dos ambientes tradicionais para crianças, os empreendimentos abrem áreas específicas para pré-adolescentes masculinos e femininos. Os espaços possuem decoração, música, revistas e até tablets que completam a experiência do consumidor jovem de estar em um salão com a sua cara.

Os serviços do futuro: o que seu cliente espera de você

Tempo e experiência positiva do cliente já estão resolvidos, certo? Agora, vamos falar sobre os serviços do futuro!

Esses atendimentos são as tendências mais fortes para os próximos anos, e hoje já estão super em alta. E, se você ainda não possui algum desses serviços, chegou o momento de adicioná-los ao seu negócio de beleza o quanto antes!

Sobrancelha feminina

Há pouco tempo, principalmente com a chegada da pandemia, o conceito de beleza natural ganhou muito destaque entre o público feminino. E com as sobrancelhas não foi diferente.

Isso porque, a tendência anterior eram sobrancelhas mais marcadas, com micropigmentação e até tatuagens definitivas. Por isso, ganha destaque quem acrescenta à sua cartela de serviços a retirada dessa tintura fixa, a pigmentação, correção de imperfeições, entre outras técnicas de limpeza dos fios.

Uma tendência ainda pouco vista no Brasil mas que é muito interessante e lucrativa é o Clube da Sobrancelha. Nesse serviço, os consumidores acessam serviços de limpeza do excesso de fios e têm descontos progressivos sempre que retornam para a revisão do serviço. 

Depilação para homens, sim!

De maneira geral, a depilação está em alta e continuará nos próximos anos. Mas, isso tem um motivo muito especial: os homens vêm nos surpreendendo quando o assunto é cuidado com a beleza. Nos últimos anos, houve um crescimento considerável na busca por esses serviços para o público masculino.

Eles não só estão frequentando com muito mais frequência esses espaços de depilação como têm ampliado a área de serviços, antes restrita ao peito e pernas, para rosto, virilha e axilas. 

Contudo, por ainda ser algo “novo” para esse público, principalmente quando falamos de homens mais novos, entre 18 e 35 anos, existe uma certa resistência em frequentar o mesmo espaço que as mulheres. Por isso, temos mais um alerta tendência: por que não ter um ambiente no seu salão dedicado a esse tipo de serviço apenas para o público masculino?

Muito além da esmaltação

Unhas lindas, longas e bem pintadas sempre foram o desejo de 10 entre 10 mulheres, não é mesmo?

Mas, agora as consumidoras de serviços de manicure e pedicure estão um pouco mais exigentes. Muito além da cor e comprimento, agora existe o pedido por unhas saudáveis e bem tratadas, de forma que até sem esmaltação, elas pareçam bonitas e limpas.

Hoje, muitas consumidoras veem a esmaltação apenas como parte do processo de cuidado com as unhas, e isso é uma oportunidade para os pequenos negócios, seja você um salão com espaço para serviços de embelezamento das mãos e pés mas, principalmente, se você possui uma esmalteria.

Então aproveite essa tendência e amplie seu catálogo de serviços para esse “spa das unhas”. É uma super oportunidade!

Saúde dos fios

Foi-se o tempo em que cabelos lisos e longos eram o desejo de todas as mulheres que iam a um salão de beleza. Hoje, devido a todas as mudanças e força da tendência da beleza natural, a saúde dos fios de todas as espessuras precisou receber uma atenção especial.

Hoje, as consumidoras buscam por um visual exclusivo e único, independente das tendências da indústria da beleza. E, por isso, o mercado aponta para o crescimento dos serviços específicos para cachos ou para a recuperação dos cabelos que passaram por tratamentos químicos durante longos períodos de tempo.

E nada melhor que cabelos lindos, saudáveis e realmente seus, não é mesmo? Inclusive, falamos sobre essa tendência e a transformação em um outro conteúdo do nosso blog.

Então, uma grande oportunidade para você, dono de salão de beleza, é investir em profissionais que possam trazer qualidade para esse tipo de cuidado no seu espaço, bem como um visagista, que poderá dar dicas de como o rosto do seu cliente ficará bonito com determinado tipo de corte, movimento, penteado e muito mais!

Clube da Escova

Assim como falamos sobre o Clube da Sobrancelha, o Clube da Escova é uma boa aposta para o seu empreendimento de beleza, ein?!

Esse serviço, que já é muito utilizado lá fora, engloba lavagem, tratamento e escovação dos fios de forma mensal, onde a consumidora paga um preço fixo para ser atendida todas as semanas. 

Esses clubes funcionam muito bem na hora de fidelizar clientes, pois amplia sua ida ao salão, bem como estimula o consumo de outros serviços que ela acaba adquirindo por impulso e por já estar no espaço de beleza. 

As 4 tendências do mercado que vão alavancar seu salão de beleza

Com as tendências de serviços na ponta da língua, existem também as tendências que englobam sua prática e a de seus colaboradores no seu espaço de beleza.

É que, mais que nunca, você precisa estar preocupado com o que vai além da qualidade das suas entregas: você precisa estar antenado no novo e em não ficar para trás dos seus concorrentes. 

01. Cuidado com a água!

Há tempos ouvimos falar sobre desperdício de água e as suas consequências para o planeta. E, finalmente, as pessoas parecem se importar de verdade com essa causa!

Por isso, se você quer se destacar e seguir uma tendência muito importante para todo o mundo, use a água de forma inteligente. 

Nada de torneiras ligadas enquanto passa o shampoo no cabelo da sua cliente. Busque um sistema de reaproveitamento em outros ambientes e mostre para todos o seu cuidado. É bom para você, para o seu negócio e para todos nós! 

02. Que tal optar por matéria prima natural?

O conceito do “mais natural possível” está em tudo e essa é mais uma oportunidade de seguir uma tendência e criar novos hábitos, menos agressivos ao meio ambiente. 

Segundo o SEBRAE, matérias-primas naturais, especialmente aquelas com ativos brasileiros vêm sendo mais demandadas pelas consumidoras. Isso acontece, em parte, por muitas experiências negativas relacionadas ao uso de processos extremamente químicos e ao desgaste dos fios. 

03. Tudo nas nuvens!

Essa é a tendência que vai mudar para sempre o seu negócio de beleza!

Foi-se o tempo em que você precisava anotar tudo em agendas ou então salvar documentos no seu computador e andar com ele para todos os lugares para conseguir tocar seu salão de onde estivesse.

Hoje, existem diversos aplicativos especializados em gestão de negócios de beleza que cuidam de todas as áreas que seu empreendimento precisa. Assim, você ganha mais tempo e consegue focar no que realmente importa, que são seus clientes. 

Fizemos um conteúdo super completo sobre esse assunto e que vale a pena ler para entender o quanto esses sistemas em nuvem podem ser válidos para que você consiga ser gestor do seu negócio onde quer que esteja.

04. Beleza é a porta de entrada

Com tanta opção por aí, ficou difícil se destacar, né? 

Por isso, se você ainda não tem um negócio de beleza, pesquise e invista em uma boa fachada para ele, e se você já tem um, por que não dar uma repaginada no visual?

Entenda: você lida com a beleza das pessoas todos os dias. Como você quer passar confiança no seu serviço para ela se você não valoriza isso no seu próprio espaço?

Conclusão

Ei, você, dono de salão de beleza! Agora você entende como acompanhar as tendências do mercado é fundamental para o crescimento do seu negócio? 

Nós entendemos que ter uma visão 360º so mercado de beleza pode ser difícil devido a tantas transformações, mas é essencial acompanhar cada uma delas para se manter de pé. Por isso, se por acaso você não conseguir fazer esse trabalho, por que não pedir uma ajudinha?

Como falamos aqui, existem aplicativos de gestão de negócios de beleza que podem ser uma mão na roda nesse momento, assim você ganha tempo e consegue dar atenção para informações que podem ditar os próximos passos do negócio da sua vida!

Inclusive, temos um ebook que fala sobre produtividade no salão de beleza para fazer o seu tempo render mais! Dá uma lida e conta pra gente depois?

Até a próxima, galera!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *