Erros que você deve evitar na estratégia de divulgação da sua clínica de estética

Categorias: Gestão

Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de consumo no mercado da Beleza. Não à toa, a cada ano que passa mais e mais negócios surgem, com as clínicas de estética ocupando importante papel nesse cenário. Mas para destacar-se dentro desse cenário de extrema competição, hoje falaremos de um assunto muito importante: estratégias de divulgação para clinica estética.

Ter estratégias de divulgação bem trabalhadas é fundamental para que sua clínica de estética ganhe destaque. E assim, você consiga atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento mensal.

Por isso, continue acompanhando o post que o Trinks preparou para você e confira se você ainda comete alguns desses erros que podem impactar o desempenho de suas estratégias!

Erros que você deve evitar na estratégia de divulgação da sua clínica de estética

1. Não fazer um plano de ação

Embora estejamos falando aqui de estratégias de divulgação para clínica de estética, o fato é que muita gente ainda comete o erro de não planejar suas ações com antecedência. E assim, o que ocorre é um desperdício de dinheiro com investimentos altos e resultados insatisfatórios.

Como já comentamos aqui no Blog, antes de mais nada você precisa conhecer os seus clientes. Somente depois de conhecê-los, identificando suas características e gostos, será capaz de criar ações direcionadas a eles.

Não adianta você investir totalmente em panfletos de divulgação se grande parte do seu público não chega até a sua clínica desse jeito, e sim por meio da Internet, por exemplo.

2. Não ter presença digital forte

Você ainda se sente relutante com a ideia de usar as redes sociais? Ou nunca viu necessidade em tê-las? Se for o seu caso, saiba que elas são fundamentais nas estratégias de divulgação de sua clínica de estética. Além de servirem como vitrines dos seus serviços e profissionais, as redes sociais são um dos meios de comunicação mais importantes para com seus clientes.

Afinal, muitas vezes é por meio delas que muita gente entra em contato com o seu estabelecimento, e pergunta sobre serviços e preços. Por isso, é importante ter um planejamento de conteúdos bem legal, com posts bem escritos, fotos legais, atenção às datas comemorativas, e o mais importante: frequência de posts!

Utilizar as redes sociais é uma das maneiras mais rápidas, práticas e baratas que temos para alcançar os nossos objetivos de divulgação. Por isso, invista nelas!

3. Ficar no óbvio

Para ter sucesso nas estratégias de divulgação de sua clínica de estética uma coisa é fato: é preciso buscar soluções para além do óbvio! Afinal, como já comentamos, a concorrência é grande, então para o cliente escolher a sua ao invés do concorrente é preciso usar a criatividade a seu favor.

E uma ideia bem legal é promover eventos. Convidar profissionais de fora para trabalharem um dia em seu estabelecimento, fornecendo serviços novos a preços promocionais, por exemplo, é um meio de criar uma boa relação com outras pessoas da sua área, e ainda aumentar a sua cartela de clientes.

Além disso, outra dica é aproveitar datas comemorativas e elaborar uma agenda de eventos, como uma semana do cliente, semana da noiva e semana do dia dos namorados, com descontos, brindes e sorteios.  

Use sua criatividade!

4. Deixar de investir no marketing boca a boca

Talvez você nunca tenha ouvido esse termo, mas o chamado “marketing boca a boca” nada mais é do que um método de divulgação baseado em indicações. Mas por que ele é importante?

Uma pesquisa realizada pela Nielsen Company mostrou que 92% dos consumidores consideram a recomendação de um amigo ou familiar mais relevante do que qualquer outra forma de propaganda.

Isso se deve a maior confiança que essas indicações passam. Afinal, elas são feitas por alguém que está satisfeito com o serviço ou produto. E assim, tendem a ser sinceras e confiáveis.

Mas para que essa indicação ocorra, é preciso fazer com que o cliente compre a sua marca. E isso não vem sem trabalho duro…

Para começar, ofereça serviços impecáveis: tratamentos estéticos de ponta, um atendimento solícito, as novidades do mercado… Além disso, apostar em diferenciais também é importante. Diferentes formas de pagamento em sua clínica de estética, redução do tempo de espera do cliente, uma recepção eficiente, agendamentos on-line, programa de fidelidade

Tudo isso contribui para o fortalecimento das estratégias de divulgação de sua clínica de estética, fazendo com que você fidelize os seus clientes e alcance novos.

5. Não investir em SMS e e-mails marketing

Talvez você ainda não saiba, mas os SMS e e-mails marketing são uma das principais estratégias de divulgação que você pode usar em sua clínica de estética. Com a evolução dos celulares, hoje em dia é difícil achar alguém que não esteja conectado a um 24 horas por dia.

Por isso, investir nessas campanhas, enviando descontos, promoções, lembretes de agendamento ou convites de retorno, é um meio eficiente e que traz um ótimo custo-benefício.

Mas para isso você precisa utilizar essa ferramenta da forma correta. Assim, procure comunicar apenas o essencial, que seja algo que agregue valor aos seus clientes. No mais, evite qualquer outro tipo de comunicação que não seja com o objetivo de atrair a pessoa até o seu estabelecimento.

Além disso, para tornar esse processo ainda mais rápido, prático e eficiente, você também pode utilizar um sistema de gestão para negócios da área da Beleza. Com eles, você consegue enviar automaticamente essas comunicação a sua base de clientes, sendo necessário para isso apenas um clique!


Essas foram as dicas que podem fazer toda a diferença nas estratégias de divulgação de sua clínica de estética. Ficou com mais alguma dúvida? Então deixe sua pergunta aqui nos comentários! Fique nos Trinks!

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

2 comentários

  1. Nadiege 9 de fevereiro de 2021 Responder

    Excelente artigo, é muito importante se atualizar e usar ferramentas como sms e email, são baratas e ajudam a lembrar as clientes.

    • Elly Ana do Trinks 17 de fevereiro de 2021 Responder

      Perfeito seu comentário, é isso aí! 😉
      E muito obrigada pelo elogio ao nosso artigo.
      Esperamos que continue acompanhando o nosso blog.
      Abraço! 🧡

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *