Salão de Beleza sem recepção: que tendência é essa?

Categorias: Gestão, Financeiro, Profissionais, Software e Programa
recepção de um salão de beleza moderno

Salão de beleza sem recepção? É moda ou não? Bom, sabemos que as tendências de mercado surgem para inovarmos e, na maioria das vezes, melhorarmos o nosso negócio.

Mas, claro, tudo precisa ser muito bem estudado, afinal, nenhum empreendimento é igual ao outro e, por vezes, o que funciona muito bem em um lugar, pode não ser tão bom para você. 

Uma tendência bem recente e muito interessante é a ausência de uma recepção em diversos salões de beleza. E por mais que isso pareça confuso para você, essa estratégia pode funcionar muito bem!

Isso não quer dizer que estamos diminuindo o valor dessa profissão. Muito pelo contrário.

Ter alguém atento a parte administrativa do seu salão pode ser muito importante, porém, para todas as atribuições de uma recepcionista que fica focada, exclusivamente, em agendamentos e controle do espaço de beleza, isso pode ser otimizado com o uso de uma agenda online. 

Quer entender melhor sobre o que estamos falando?

No post de hoje, vamos explicar o porquê dessa tendência e tudo que ela impacta no seu estabelecimento. Assim, você poderá entender se ela é eficaz ou não no seu negócio.

Vamos com a gente? Boa leitura!

Meu salão de beleza sem recepção funciona?

De forma bem objetiva: sim. Mas isso não quer dizer que você precisa demitir hoje mesmo a sua equipe de recepcionistas.

Isso porque, esses profissionais podem focar em funções administrativas, que trarão resultados ainda melhores para você enquanto gestor. 

Nesse cenário, a recepção deixa de ser responsável por atender telefone, detentora de anotações intermináveis, que vive ocupada é responsável por qualquer erro de comunicação na agenda extremamente agitada do seu salão de beleza.   

Aqui, o papel da recepção é ter autonomia para, com todas as informações em mãos, executar planos de ação para encantar seu cliente, tornando-os fiéis ao seu negócio.

Paralelo a isso e seguindo a tendência de salões de beleza sem recepção, existe um sistema inteligente integrado com o seu espaço, que gerencia todos os atendimentos que a sua recepção fazia antes, de forma bem mais objetiva e automatizada, diminuindo consideravelmente os erros humanos. 

Assim, você garante que o seu salão de beleza está organizado e otimizado. Não é um sonho?

Agendamento Online x recepcionista

É o que falamos agora para você… temos total consciência do papel e importância de uma recepção, mas essa tendência pode ser uma alternativa bem eficiente em seu salão de beleza por N motivos.  

Vamos supor que você esteja começando agora, com um orçamento limitado. Nesse cenário, um sistema que faça agendamentos por você pode ser bem útil e com um custo menor. 

Ou então, você é um super empresário, dono de uma rede de franquias. Mas que não tem todo o levantamento de fluxo de clientes, caixa, e CRM porque, manualmente, seus recepcionistas não conseguem executar tantas funções presos a uma sequência frenética de demandas.

Você pode ser, também, um salão de beleza com espaço físico muito pequeno, para pouquíssimas pessoas. O espaço que a sua recepção ocupa pode ser, facilmente, substituído por um sistema que você consegue tocar pelo seu celular.

Entende agora sobre o que estamos falando?

De maneira geral, com o agendamento online, você tem um serviço de agenda que não só apresenta os agendamentos de clientes do seu salão, como uma visão geral sobre os seus funcionários, compromissos e muito mais.

Além disso, também é possível que você mude o status e tenha diferentes cores para um agendamento. Assim, rapidamente você consegue encontrar os clientes que estão com agendamento marcado, os que já foram atendidos e quem marcou online. 

Mas, também existem pontos que você precisa se preocupar caso opte por não ter uma recepcionista dedicada ao seu salão de beleza.

O telefone tocando pode até atrapalhar as interações pessoais que os clientes mantêm com sua equipe. Mas, ignorar as chamadas telefônicas para interagir com os clientes no salão pode recusar compromissos em potencial.

Por isso, uma solução é ter um assistente administrativo em outro espaço para atender telefonemas e lidar com outras tarefas administrativas.

Como funciona uma agenda online em seu negócio de beleza

Antes de tudo, para adquirir uma agenda online que seja ideal para o seu negócio, você precisa contratar um sistema de gestão para salão de beleza.

Existem algumas opções disponíveis no mercado e você pode saber melhor sobre como escolher o perfeito para o seu negócio nesse post que fizemos outro dia por aqui.  

Após essa escolha, você terá uma agenda online prontinha para você. Mas como usá-la em seu salão de beleza?

A agenda online funciona ajuda seu salão a ser gerido de maneira inteligente, permitindo um mundo de possibilidades que seriam bem mais difíceis de serem abraçadas manualmente.

Com ela, você não precisa mais daquelas infinitas anotações em papel, sabe?

Isso porque, através da agenda online você consegue gerenciar o seu negócio tanto de maneira interna, quanto de maneira externa. E não importa o seu tamanho!

A plataforma integra toda a visão que você e seus profissionais precisam ter do funcionamento do negócio ou local, e permite que clientes cheguem até você online e por alguns cliques. 

Mas não para por aí. Uma agenda online pode ser o maior aliado do dono do espaço de beleza, pois ele torna o fluxo de clientes mais fluido, acabando com gargalos em atendimentos telefônicos ou via whatsapp, promovendo autonomia para todos os envolvidos, clientes e profissionais.

E tudo isso gera lucro para o seu salão de beleza! Quer ver? Nós temos esse artigo que te explica por A+B como investir em um app como esse pode ser lucrativo!

5 vantagens do agendamento online

Com tudo que falamos até agora, você já deve estar pensando que essa tendência é uma excelente ideia para você, né?

Mas, calma… Ainda tem a cerejinha do bolo!

Nós, do Trinks, separamos 6 vantagens do agendamento online que vão te fazer notar o quanto pode ser interessante investir nesse sistema para o seu negócio de beleza.

01. Otimiza o atendimento ao cliente

É facilidade que você quer, @?

Pois bem, com uma agenda digital, seu cliente consegue marcar um horário com você de onde estiver e a hora que conseguir. 

Isso mesmo! Perder cliente porque só tem atendimento dentro do horário comercial nunca mais!

Com a agenda ele precisa, apenas, entrar no aplicativo, conferir seus horários disponíveis e agendar um que vá de encontro com o tempo dele. Tudo isso sem envolver sua recepção, que no dia seguinte, consegue ter uma visão geral do dia.

E aí, nesse tempinho livre que a sua ex-recepção, atual administrativo, ficaria no telefone atendendo uma infinidade de chamadas, ela pode se dedicar ao crescimento do seu negócio e ao bem estar do seu cliente, superando qualquer expectativa que ele tenha sobre você. Afinal, quem não quer um atendimento especial enquanto está na fila de atendimento, né?

02. Diminuir os erros e prejuízos

Usar a agenda online no salão pode diminuir – e muito! –  os seus custos mensais. 

Com um serviço prático como esse, você pode reduzir funcionários, gastos com estoque em excesso e ter uma visão gerencial sobre o fluxo de agendamento e falta dos clientes.

Aliás, esse ponto merece um destaque. 

Com uma agenda online, através de um sistema de gestão para salão de beleza, você pode ativar lembretes de agendamento para os seus clientes, assim, é possível reduzir os cancelamentos, atrasos e faltas sem avisos prévios. Mas vamos falar sobre isso já, já!

Importante também, é que, com a agenda digital, não ocorrerão erros de horário de algum profissional, já que a agenda é um serviço tecnológico que computa os horários sempre corretos. Dessa forma, não acontecerá de dois serviços sendo agendados no mesmo horário para um mesmo profissional – motivo de muitos desentendimentos, em muitos estabelecimentos que ainda utilizam a agenda de papel.

03. Base de informações dos seus clientes

Base de dados e tudo e nós podemos provar!

Ao agendar um serviço, seu cliente pode preencher um formulário com telefone e email, o suficiente para você conseguir falar com ele em qualquer momento, correto?

Pois bem… Acontece que, manualmente, fica difícil estar sempre em contato com o cliente, pois sua recepcionista vive no telefone fazendo atendimentos, lembra?

Então uma agenda online é a solução!

Com ela, você usa as informações valiosas sobre seu cliente a favor do seu salão de beleza. 

Tendo essa base de dados à sua disposição, será mais fácil entender quais serviços os clientes procuram mais. E dessa forma, você poderá criar campanhas de marketing e promocionais com um melhor direcionamento, o que trará resultados reais e aumentará os lucros do seu negócio, já que dessa forma é possível atrair clientes que às vezes sem a promoção não fariam nenhum serviço.

04. Lembretes automáticos e observações

Algo tão importante quanto isso, merece um tópico específico, né?

Um dos maiores problemas de quem tem um salão de beleza, é conseguir controlar a grande taxa de faltantes nos agendamentos do dia. Isso pode acontecer porque o cliente realmente precisou faltar e não conseguiu desmarcar, mas é muito comum que o cliente simplesmente esqueça do agendamento!

Com uma agenda online no seu espaço de beleza, você tem a opção de ativar lembretes de agendamento automático, que está diretamente ligado ao serviço de agenda do seu estabelecimento.

Esses lembretes podem ser programados por SMS ou e-mail. Ou, ainda melhor, através de envio de mensagens pelo Whatsapp para confirmar um agendamento ou comunicar uma promoção.

E o resultado? Uma agenda bem mais completa ao longo dos dias! 

05. Espaço para desempenhar seu papel de dono(a) 

Agora, a parte principal para a contratação de uma agenda online: você pode exercer o seu papel de dono.

Isso porque, com o seu salão estando disponível 24 horas por dia para agendamento de horários, você otimiza para todo mundo.

Recepção presa em telefones congestionados, equipe presa em função de não atender e fazer dinheiro. Você, preso no micro porque não consegue sair da operação. Chega!

Ao contratar esse serviço, você ganha a liberdade para sair dos detalhes – sem perder o controle de tudo o que está acontecendo – e do dia a dia, podendo confiar a rotina ao sistema de gestão para o seu salão de beleza e partindo em busca do que precisa para crescer seu negócio. 

Conclusão

Então é isso, pessoal! Esperamos que com o post de hoje vocês tenham entendido mais sobre essa tendência de salões de beleza sem recepção e considerem o quanto o agendamento online pode ser avaliado no modelo de negócio de vocês.

Nós, do Trinks, sempre estaremos aqui para te dar aquela força na hora da dúvida sobre qual caminho seguir, ok?

Falando nisso, você já leu o nosso guia rápido: destaque seu salão no mercado da beleza? Ele pode ser bem útil, ein…

Vai lá e depois conta pra gente o que achou!

Até a próxima!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *