Salão de beleza simples: aprenda a reduzir seus gastos

Categorias: Gestão
salao-de-beleza-simples

Você, enquanto empreendedor, certamente já se pôs a pensar sobre os desafios de manter um salão de beleza simples, reduzindo gastos mas sem afetar a qualidade de seus serviços.

Nós sabemos que gerir um negócio de beleza às vezes pode ser difícil. Principalmente para quem ainda tem dúvidas de como economizar e fechar o mês no azul.

Foi pensando nisso que o Trinks selecionou algumas dicas de como você pode ter um salão de beleza simples, mas que atenda às necessidades de seus clientes e seja eficiente para fazê-lo crescer a cada dia mais.

Ficou curioso e quer saber mais? Então continue acompanhando!

E não deixe de conferir também essas outras dicas de como melhorar a gestão do seu salão de beleza!

Salão de beleza simples: como reduzir os gastos

1. Cuidado com os excessos em seu estoque

Se tem uma coisa que pode comprometer a situação econômica do seu salão de beleza é o estoque. Sem uma gestão eficiente dos materiais de seu estabelecimento, as chances de acumular produtos que venham a passar da validade são altas.

Além disso, ainda há ainda o risco de desvios internos e perdas.

E fora a questão de ocupar mais espaço em seu estabelecimento, que nem sempre é grande o suficiente para comportar todos os produtos.

Por isso, seja para venda ou para uso interno, defina bem quais produtos você terá em seu estoque, levando em consideração a média mensal que você costuma utilizar. Não peque pelo excesso!

Somente reponha o seu estoque quando houver de fato necessidade. E não caia nas tentações de fornecedores para comprar mais quantidade do que o indicado para o porte de seu salão de beleza.

Prometendo descontos para compras de grandes quantidades, às vezes você pode achar que é vantagem comprar mais do que o necessário.

Mas uma situação como essa pode vir a tornar-se um “barato que sai caro”. E certamente você não quer isso, não é mesmo?

Tenha, sim, todos os materiais necessários para o trabalho do seu dia a dia. Como tintas, shampoo, condicionador, toalhas limpas, aventais, luvas, máscaras, descolorante para cabelos, etc.

E fique atento quando eles estiverem acabando. Afinal, ninguém gosta de ser surpreendido pela falta de determinado produto bem na hora do atendimento do seu cliente, né?

Além de prejudicar o seu trabalho, isso ainda pode abalar a reputação do seu salão.

Para te ajudar com isso, o ideal é buscar por um sistema de gestão para salão ou barbearia que possua a funcionalidade de controle de estoque.

E que te avise, por meio de lembretes, quando seus produtos estiverem abaixo do nível ideal.

Quer outras dicas para melhorar a gestão do seu estoque? Aqui neste post nós separamos algumas dicas extras para melhorar a gestão do seu estoque. Confira!

2. Atenção à conta de luz

Uma das coisas que mais oneram os salões de beleza é a conta de luz.

Afinal, chapinhas, secadores, lâmpadas e outras diversas máquinas e equipamentos utilizados consonem energia — sem falar no ar condicionado nos dias quentes!

Mas assim como água, a energia é fundamental para todo empreendimento.

Mas você sabia que é possível reduzir consideravelmente sua conta de luz, por meio de algumas boas práticas?

Essas envolvem desde conscientização de todos os funcionários do seu salão de beleza até mesmo pequenos ajustes operacionais internos, como a escolha adequada de iluminação para o seu salão.

Confira maneiras de economizar energia elétrica em seu salão de beleza simples:

  • Certifique-se de apagar todas as luzes e deligar todos os equipamentos no fechamento do seu salão de beleza;
  • Não deixe os celulares carregarem mais do que o necessário, e retire os carregadores da tomada;
  • Sempre que possível peça uma revisão dos seus equipamentos para ver se eles estão funcionando direitinho;
  • Escolha opções mais econômicas para iluminação, como lâmpadas de LED e fluorescentes;
  • Opte por versões de ar condicionados mais econômicas, como o split, que consomem menos energia.

3. Anote tudo o que entra e tudo que sai

Um dos pilares de gestão de qualquer salão de beleza, sem dúvidas, é o controle financeiro. Independente do porte, todo salão de beleza, por mais simples que seja, precisa estar com as contas em dia.

Talvez em algum momento de sua jornada empreendedora você já tenha ouvido falar que mais de 20% das empresas fecham as portas ao final do primeiro ano por conta de problemas financeiros.

Esse dado do IBGE é alarmante, mas mantendo um bom controle financeiro o seu salão de beleza não será afetado com isso.

E o primeiro passo é manter um bom controle do seu fluxo de caixa. Ter anotado tudo que entra e tudo que sai é imprescindível para não fazer confusão com as contas.

E uma boa forma de fazer isso é usando uma planilha de controle de gastos para salão de beleza.

Com ela, você consegue anotar toda a movimentação financeira durante o dia, mês e ano do seu salão de beleza.

Porém, com o crescimento do seu salão de beleza, a prática mais recomendada e usada nos estabelecimentos é a de aderir a um sistema de gestão que forneça essa funcionalidade.

Com um sistema de gestão próprio para salão de beleza, você consegue ter em sua palma da mão diversos relatórios financeiros que analisam a situação do seu salão de beleza.

Além de já fazer o fechamento do seu caixa todo dia automaticamente e calcular o valor da comissão dos seus profissionais.

Muito mais prático, não é mesmo?


E aí, o que achou dessas dicas para reduzir as contas do seu estabelecimento? Vimos que ter um salão de beleza simples é possível, e para isso você só precisar ficar bem atento para onde estão indo suas receitas!

Se tiver com mais alguma dúvida, conta para gente aqui nos comentários, ok? Fique nos Trinks e até a próxima!

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *