Aplicativo para Salão de Beleza: quais as vantagens em criar um para o seu negócio?

Categorias: Divulgação e Marketing, Comunicação com o Cliente, SMS e Email Marketing, Gestão, Software e Programa
Imagem de pessoa abrindo um aplicativo para salão de beleza em seu celular.

Nesse artigo, vamos te contar o porque é tão necessário ter um aplicativo para salão de beleza para estar mais próximo dos seus clientes. Conhecer as suas vantagens e opções mais em conta para quem ainda não pode investir em um sistema próprio.

A Era Digital, há tempos, não se baseia mais em pesquisas em buscadores ou acesso a redes sociais. Hoje, desde pedir um lanche no final de semana à comprar móveis para sua casa nova, os consumidores estão cada vez mais usando a internet como uma forma de otimizar seu tempo.

Percebendo essa movimentação de consumo, muitas empresas estão optando por desenvolver sites e aplicativos para estar mais perto do seu público.

Não tem mais para onde fugir. Os aplicativos móveis são uma realidade presente no nosso dia a dia e a previsão é que nos tornaremos ainda mais dependentes deles nos próximos anos.

E não importa se você tem um Iphone, Android, Windows Phone e etc. Em todos esses sistemas operacionais é possível rodar um aplicativo personalizado para o seu negócio.

Então, porque seu salão de beleza ainda não tem um?

Nós esperamos que você saia daqui com tudo que precisa para criar o seu app e se destacar dos seus concorrentes.

Boa leitura!

Por que eu preciso de um aplicativo para salão de beleza?

O primeiro motivo é o suficiente para você correr contra o tempo e ter seu aplicativo em seu salão e beleza: todos os seus clientes estão lá. E mais que isso. É possível que boa parte dos seus concorrentes também.

Mas, calma… ainda tem muito espaço para você, desde que você entenda que essa oportunidade pode alavancar o seu negócio.

É que, nesse espaço, você pode compartilhar seus serviços, preços, horários disponíveis, feedbacks de clientes que já foram atendidos por você, entre outros. E, em um mundo onde o consumidor está cada vez mais exigente quanto a experiência positiva oferecida, esse tipo de informação vale ouro.

Mas, a experiência positiva não é exclusiva para o seu público. Você consegue ganhar ainda mais com esse sistema. 

Isto porque, com um software desenvolvido para o seu espaço de beleza, é possível coletar dados dos usuários do seu aplicativo como idade, sexo, localização e comportamento, alem de toda a jornada do usuário ser monitorada, desde o download até o envolvimento.

E a soma dessas informações são essenciais para garantir a satisfação do seu cliente e consequentemente suas vendas. 

Um estudo feito pela Salesforce mostrou que 70% das experiências de compra das pessoas são influenciadas por como elas são atendidas. Agora ficou mais claro para você o quanto a soma dessas informações, com os feedbacks recebidos pelo seu cliente através do app são importantes para aparar todos os pontos fracos do seu salão e torná-lo cada vez melhor?

Os benefícios do aplicativo vão muito além do que se pode ver. Sabendo jogar junto com esse software, seu negócio pode ir muito longe. 

6 vantagens de ter um aplicativo para salões de beleza

São incontáveis as vantagens de se ter um aplicativo para o seu negócio de beleza, mas nos destacamos aqui aquelas que você mais vai ganhar pontos ao adquirir esse sistema.

Preste muita atenção nessas oportunidades e veja o quanto um aplicativo poderá evoluir o seu negócio.

01. Visibilidade

O Brasil é o quinto maior mercado de smartphones do mundo e, hoje, temos mais celulares que habitantes no nosso país. 

E as previsões garantem que isso pode ser ainda melhor: com a chegada do 5G, para 2021/2022, a relação do consumidor com a internet ficará ainda mais próxima. 

Isso quer dizer que, tanto o público que você já conquistou quanto o que você ainda deseja conquistar, ao menos, checam o telefone algumas vezes ao longo do dia. Com o seu salão de beleza disponível em aplicativo, a chance de você estar mais próximo de cativar novos clientes é gigante! 

02. Valorização da marca

Só de estar presente digitalmente, seu negócio já está sendo valorizado. Agora, quando isso é somado a um aplicativo onde um cliente pode interagir diretamente com você, esse valor é exponencial.

Separamos em 2 momentos dentro de uma estratégia, o que você conquista ao ter um aplicativo:

a) Branding

Primeiro, precisamos explicar o que é branding.  

Segundo a Resultados Digitais, Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. 

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

E nesse sentido, um aplicativo faz total sentido. Com a proximidade que você passará a ter do seu cliente, o caminho para a construção de uma marca legal, que tem conteúdos interessantes, excelentes serviços, comentários positivos, entre outros, é uma marca consistente e que vai despertar no cliente, as sensações que são o objetivo principal do branding.

b) Reconhecimento

Cada vez que o cliente for até seu app para interagir com você ou seus serviços, ele se envolve mais com a sua marca. 

E essa ação demonstra interesse sobre o que você entrega para ele por lá. Sendo assim, tenha um conteúdo interessante, seja simples e objetivo, e também se preocupe com um bom layout, que atrai seu cliente visualmente. 

Como troca, você terá, ao menos, um marketing boca a boca bem positivo, o que mantém seu atual cliente com você, mas também chama tantos outros para conhecer melhor o que você oferece. 

03. Conteúdos personalizados

O consumidor mudou, por isso, a forma de vender também precisou mudar. E, nos tempos atuais, essa mudança foi de grande valia para quem realmente importa: o cliente. 

Isto porque, se antes as pessoas eram ligadas às marcas e preços, hoje, elas focam na experiência. 

Não importa mais ser o melhor produto de cabelo do mundo, com uma marca de porte internacional, se a fabricação do bairro promete (e cumpre!) os mesmos benefícios e ainda é sustentável, não testa em animais, tem uma embalagem linda e você pode participar de uma série de descontos exclusivos por ser cliente.

E sabe de onde vem essa transformação? Em sua grande maioria, na internet. 

Isto porque, a internet tornou a distância entre a marca mundialmente reconhecida e a fabricação local um pouco menor, e somado a um bom marketing, as chances de se destacar são infinitamente maiores. 

Paralelo a isso, estudar como cada consumidor se comporta e o que ele deseja obter ao interagir com você é importante para gerar experiências positivas sobre o seu negócio de beleza. Neste ponto, com um bom aplicativo, ele fica muito mais fácil, já que se obtém precisão granular na customização de ofertas de conteúdo.

04. Comunicação fácil e rápida

Uma das primeiras regras das marcas que se estabelecem no digital e o motivo pelo qual sempre indicamos a contratação de um sistema de salão de beleza para te dar essa mãozinha: você vai precisar de dedicação e tempo para se comunicar com seu cliente.

Pois, ao oferecer o recurso de mensagens dentro de seu aplicativo, você tem um canal aberto para comentários e feedbacks de clientes, que aguardam de você um retorno rápido e exclusivo. 

Mas, por mais que isso pareça um volume de trabalho que você, enquanto gestor do seu negócio de beleza, não consiga dar conta, as vantagens de manter essa comunicação sem sensacionais. E nós vamos te provar! 

Pensa com a gente: ao invés de ligar para um salão de beleza com o intuito de reservar um horário para realizar uma hidratação, você pode reservá-lo com menos de cinco toques no seu aplicativo.

Agora, vamos supor que você não tenha esse canal. Você precisaria ligar para o salão de beleza, aguardar ser atendido, tentar um horário que você não sabe se está disponível e ter que repensar numa segunda ou terceira opção possível na sua agenda e que coincida com o negócio, para daí então, marcar sua hidratação.

Muito trabalho, né?

05. Fidelização de clientes

Falamos ainda pouco sobre a transformação no hábito do consumidor e suas novas prioridades, certo? 

Pois bem, agora que você entende a importância da experiência positiva do consumidor com o seu salão de beleza, vamos falar sobre a construção desse relacionamento!

Uma boa relação entre sua marca e um consumidor que conhece ou não o seu produto ou serviço, é imperativo para que uma marca consiga fidelizar pessoas, aumentar seu ticket médio e vender mais.

Você deve estar se perguntando o porquê, né?

É que clientes satisfeitos tendem a voltar a fazer negócios com você. E mais que isso. Eles também têm mais chances de trazer novos clientes, citando a ótima experiência que tiveram com você.

E existem algumas formas de conquistar esse bom e tão desejado relacionamento com um consumidor, que vão desde estratégias de marketing, ações internas, como promoções e clubes de fidelização e, principalmente, a criação de um aplicativo.

Não existe outro caminho. Para fidelizar um cliente, é necessário esforço, dedicação e investimento. E garantimos que um app do seu negócio de beleza é uma dessas possibilidades!

06. Canal direto de vendas

Esta é uma das maiores vantagens de negócios de beleza que possuem um aplicativo: ter um canal de vendas 24 horas por dia e aberto para o cliente.

Mas se engana quem pensa que ele apenas estará aberto ali, para quando o consumidor perceber que precisa agendar um horário com você. 

Uma vez atendido ou cadastrado em seu aplicativo, os clientes recebem mensagens constantes de promoções, horários disponíveis, lembretes… e tudo isso ajuda muito no senso de urgência do cliente, que passa a desejar mais pelo seu serviço.

E o principal: além de todas as vantagens de ter esse canal, não é preciso mobilizar uma equipe de vendas para ficar à disposição do fluxo, pois o próprio aplicativo fica encarregado de processar muitos dos seus negócios.

Não posso investir em um aplicativo próprio, e agora?

Sim… ter um aplicativo próprio para o seu negócio seria incrível e você já sabe disso. Mas, sabemos o quanto um software exclusivo para o seu negócio de beleza pode custar mais do que você poderia investir, principalmente se for um espaço ainda em crescimento.

Mas não desanime! Nós, do Trinks, trouxemos uma solução! 

Existem alguns sistemas de gestão para negócios de beleza que são excelentes e disponibilizam aplicativos para que você possa usufruir de todas as vantagens que um app próprio pode te oferecer.

Para te dar uma forcinha, desenvolvemos um artigo que vai te ajudar muito na hora de escolher qual o sistema ideal para você. Confira!

E quer saber mais? Grandes franquias como a clínica de embelezamento de olhar, Além do Olhar, da Anna Hickmann e a rede de salões de beleza Werner Maison, são adeptos desses sistemas e possuem feedbacks super positivos sobre as suas experiências. 

Conclusão

Agora você entende porque precisa tanto de um aplicativo?

Nós temos certeza que sim!

E, por esse motivo, além de te incentivar a contratar um aplicativo para seu espaço de beleza, seja próprio ou através de um sistema de gestão, vamos compartilhar o Guia Rápido para destacar seu salão de beleza no mercado. 

Agora não tem erro! Aplique nossas dicas e muito sucesso!

Até a próxima, galera!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *