Como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente do meu salão de beleza?

Categorias: Beleza, Blog
atendimento ao cliente

Seu salão de beleza oferece diversos serviços, possui os melhores produtos, tem uma apresentação linda nas redes sociais e presencialmente seu designer encanta qualquer um.

Mas, mesmo assim, o movimento não está próximo do que você espera?

Opa! Isso é um super ponto de atenção, afinal, você construiu o ambiente ideal para seu salão de beleza dar certo, então, o que pode estar saindo de errado?

E nós sabemos o que pode ser: o atendimento ao cliente! Hoje, esse é um diferencial que não faltar!

No conteúdo de hoje, vamos te ajudar a construir um atendimento de qualidade, te dando os passos necessários e aquela mãozinha típica do Trinks!

Fica com a gente para saber mais e Boa leitura.

Atendimento ao cliente: por que devo me preocupar?

Antes de começar, você precisa entender um pouco mais sobre como funciona o conceito de Atendimento ao Cliente.

O Atendimento ao Cliente vai além de como a recepcionista o atende enquanto ele aguarda pelo seu serviço, é toda a relação que o seu salão de beleza oferece ao cliente, que começa no agendamento até depois dele deixar seu estabelecimento.

Isso quer dizer que você deve se preocupar em oferecer um excelente e exclusivo atendimento ao cliente desde o primeiro contato com o seu salão até meses — ou anos — após a realização do serviço.

E aqueles que já perceberam isso, estão saindo na frente que não só conquistando, como fidelizando cada vez mais os consumidores no mundo da beleza.

Experiência do cliente: a nova exigência do consumidor

Com tudo isso em mente, você já entendeu que o Atendimento ao Cliente, na verdade, é uma experiência, não é mesmo? Então vamos a esse próximo passo:

A experiência positiva de um cliente define não apenas seu retorno, mas sua indicação. E, como bem sabemos, o marketing boca a boca é a uma das melhores formas de conquistar novos clientes, principalmente no mundo online em que vivemos hoje.

Uma boa experiência pode alcançar 100, 1000, 100 mil pessoas ou muito mais com apenas um story da pessoa certa. Por isso, use a nova exigência do consumidor, de ter uma experiência impecável, ao seu favor. Aprimore seu atendimento, qualifique sua equipe, esteja presente nos detalhes nesse início… logo, logo tudo estará perfeito!

Como melhorar o atendimento ao cliente do meu salão de beleza?

Acho que deu te passar bem a visão geral da importância de atender bem as pessoas que vão até você em busca de um serviço de beleza, certo? Então vamos para algumas práticas que você precisa adotar para tornar poder se destacar por ter um atendimento de qualidade:

Nada de esperar!

Todos sabemos como é ruim a sensação de chegar em um lugar e descobrir que, na hora, que o seu horário vai atrasar.

O ideal é evitar que isso aconteça. Ter uma agenda bem controlada para que os clientes sejam atendidos nos horários marcados. Mas, sabemos que imprevistos acontecem. Nesse caso, avise ao cliente do possível atraso e dê opções para que ele sinta que o importante ali é o melhor para ele. Você pode oferecer remarcar ou um descontinho, por exemplo.

Para um bom controle de agenda e comunicação com clientes existem aplicativos especializados para negócios de beleza que podem te ajudar! Nós sempre recomendamos recorrer a esse tipo de serviço na hora de otimizar o seu tempo, enquanto gestor de uma negócio que demanda tanta atenção.

Simpatia e atenção são “O” diferencial!

“O” com letra maiúscula para destacar a importância de uma equipe treinada para proporcionar aos seus clientes um atendimento de qualidade, que transmita uma sensação de aconchego e bem estar.

A verdade é que hoje, com tantas opções disponíveis, esse tipo de tratamento mais individualizado, faz total diferença na hora de escolher entre ser atendido por você ou pelo seu concorrente. 

Estar sempre disponível para tirar dúvidas, dar sugestões e demonstrar interesse em atender cada pessoa é um quesito que conta muito no desenvolvimento de um salão de beleza.

Não é à toa que muitos profissionais e clientes tornam-se amigos no decorrer dos anos. Essa fidelidade deve ser usada em prol do benefício de todos e não precisa de nenhum investimento além de boa iniciativa.

Aparência conta pontos!

Lembre-se: apesar da aparência não atacar diretamente no atendimento, quando falamos da experiência ela conta muitos pontos. Basta pensar que um local bonito, limpo e organizado é um atrativo na hora de escolher onde vou cuidar da minha própria beleza.

Mas isso não necessariamente quer dizer luxo. 

A boa aparência pode ser construída em espaços mais simples, mas que estejam limpos, que tenham organização na exposição de produtos e serviços, que tenham espaços específicos para atendimento, e por aí vai.

Invista em locais com essas características e proporcione mais conforto ao seu cliente. Além de ser bom para ele, ainda garante a boa impressão que seu salão causa.

Opções de pagamento diversas

Com a tecnologia avançando cada vez mais, dar diversas opções de pagamento pode facilitar a sua vida e a do seu cliente. Seja via dinheiro, pix, cartão de crédito… Consulte as vantagens e desvantagens da aplicação de cada um deles, mas tenha a máxima variedade possível entre elas.

Outro dia, falamos um pouco mais sobre esses meios de pagamento, inclusive a maquininha de cartão que ainda é a opção mais procurada devido a facilidade de pagamento. Confira!

Produtos e equipamentos de qualidade

Por último, mas não menos importante: não caia em tentação na hora de escolher os produtos e equipamentos do seu salão de beleza. 

É muito comum pechinchar e buscar bons preços. Você é empreendedor e está fazendo isso corretamente. O problema é quando você prioriza isso acima da qualidade do que oferece aos seus clientes.

Às vezes, é melhor elevar um pouco o custo de um serviço para ter um produto melhor no seu espaço. 

Porém, busque por produtos certificados e liberados pela ANVISA, de acordo com todas as exigências. Isso é, também, uma questão de saúde.

Conclusão

Assim chegamos ao fim de mais um artigo do Trinks para você, dono de um negócio de beleza.

Dessa vez, a ideia foi mostrar para você, de forma prática, como melhorar a qualidade do seu atendimento e explicar esse novo conceito tão importante que a Experiência do Cliente se tornou para os empresários atuais.

Falando em atualidade, você já conferiu o nosso infográfico “Novas demandas, novas soluções: o novo urgente para negócios de beleza hoje”? Temos certeza que ele pode te ajudar muito! Confira e conta pra gente o que achou!

Até a próxima.

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *